David Agnoli era o ministro do Governo da Terra Unificada para as colônias antes da eleição da presidente Ruth Charet, em Janeiro de 2553, que logo o substituiu em seu gabinete por Akeyo Oduya.
David Agnoli estava servindo como ministro do Governo da Terra Unificada para as colônias quando finalmente terminou a guerra de décadas contra a hegemonia do Covenant. Em 26 de janeiro de 2553, a capitão Serin Osman encontrou David Agnoli perambulando do lado de fora do escritório da Almirante Margaret Parangosky, no Core 5, dentro da HIGHCOM Facility Bravo-6.
Embora tivesse esquecido de marcar um horário com Parangosky, comandante-chefe do Gabinete de Inteligência Naval, ele propôs que Osman pudesse lhe dar uma audiência com ela. Ele fez isso no meio de desrespeitar abertamente a almirante e folhear distraidamente a própria preciosa cópia de Osman do Manual do Almirantado de Navegação II na frente dela.
Quando a porta do escritório finalmente se abriu para que o flag lieutenant de Parangosky, Dorsey, pudesse admitir a capitã, ele cumprimentou o ministro e perguntou se eles o veriam na recepção da Presidente Charet mais tarde. Para isso, Davi apenas disse que era possível. Antes de se mostrar, ele teve muito cuidado em devolver o livro à estante em que estava sentado e sugeriu que talvez Dorsey pudesse marcar uma reunião entre ele e Parangosky. Dentro de apenas alguns dias após isso, a presidente revelou seu novo gabinete. Agnoli estava entre as vítimas, tendo sido substituído como ministro de colônias por Akeyo Oduya.
Após a Guerra do Covenant, o ministro Agnoli aparentemente pensou que poderia usar o aparente advento do tempo de paz para promover seus próprios interesses. Para a inteligência artificial Black-Box, que demorou algum tempo para observá-lo, ele parecia ser um idiota que não compreendia a medida do United Nations Space Command e deveria ter percebido que a guerra estava praticamente terminada. David não teve nenhum escrúpulo em fazer piadas com franqueza às custas de pessoas poderosas e não gostava tanto de Serin Osman quanto de Margaret Parangosky, que supostamente se referia a ele como uma doninha.
“Série de TV Halo. É uma honra trabalhar com o diretor vencedor do BAFTA da Peaky Blinders, Otto Bathurst, em Budapeste, Hungria neste inverno.”
– Francisco Labbe anuncia seu elenco como David Agnoli.
“David” é um nome hebraico antigo e o sobrenome “Agnoli” é de origem italiana. David Agnoli foi apresentado pela primeira vez em Karen Traviss ‘Halo: Glasslands e será interpretado pelo ator britânico-chileno Franciso Labbe na série de televisão Halo da Showtime.