Considerado por muitos o maior streamer da atualidade, Tyler “Ninja” Blevins é um sucesso absoluto desde que começou a chamar a atenção de milhões de pessoas fazendo transmissões de Fortnite. Mas o que muitos não sabem é que Ninja sempre foi um pro player de Halo. Na verdade, pode-se dizer que Ninja nasceu com Halo, e é essa história que vamos contar hoje.
Nascido em 5 de Junho de 1991, Tyler James Blevins é um gamer aficionado desde muito cedo. Ele conta que a influência veio de seu pai já na infância, que também era um gamer e sempre comprava jogos e consoles para jogar com seus filhos.
“Ele amava jogos quando eles começaram a ser lançados e ele os comprava para nós, mas nós íamos dormir às 18, 19, 20 horas quando éramos pequenos, mas ele iria jogar até às 2, 3 horas da manhã jogando nos consoles.” Afirmou Ninja sobre seu pai.
Um dos vários consoles que o pai de Ninja possuía era o Xbox, lançado em 2001 junto ao game que mudou a vida de James para sempre: Halo: Combat Evolved.
Aos 9 ou 10 anos, Ninja sempre pedia para jogar Halo com seu pai e seus dois irmãos, mas eles achavam que ele era novo demais para jogar o jogo com eles. Porém um dia, o irmão de Ninja conta que eles foram destruídos pelo irmão mais novo, que já se mostrava um prodígio em Halo.
Então chegou o momento em que Ninja tomou conta de suas habilidades e notou que poderia competir em torneios e ainda ganhar dinheiro por isso.
“Eu comecei a me dar conta, ‘Oh meu deus, você pode de fato ir nesses eventos, eu posso de fato criar um time e eu posso competir contra eles’, foi ai que a coisa começou a ficar séria”.
Em 2009, ele competiu na MLG Orlando de Halo 3 pelo time Four Of A Kind, onde terminou na posição de número 26. Ainda em Halo 3, Ninja competiu em outros 3 torneios pelos times Second Nature e Zekkhou White.
Foi também em um torneio de Halo 3 que Ninja conheceu uma pessoa que mudaria sua vida. Em 2010, Tyler conheceu sua futura esposa, Jessica Blevins, com quem é casado até hoje.
I met @JessicaBlevins at the halo tournament on the left, and attended a life changing once in a lifetime moment on the right.
10 years is a long time, but it flew by. Try to enjoy every single second of this next decade and surround yourself with good people. Life’s to short pic.twitter.com/ZaMxGXVgPe
— Ninja (@Ninja) January 1, 2020
Mas não foi em Halo 3 que Ninja ficou conhecido, mas sim em Halo: Reach, onde o jogador despontou de vez. Foi com Halo: Reach também que Ninja começou a fazer sucesso como streamer.
10k followers 🙂 pic.twitter.com/idF9B5iX
— Ninja (@Ninja) November 29, 2011
Imagine o que são esses 10 mil seguidores comparado ao que ele tem hoje.
Sua melhor colocação em um torneio de Reach foi na MLG Colombus em 2011, onde seu time “Invictus” terminou na quinta colocação, faturando $4,000 dólares.
E finalmente em 2012, Ninja faturou seu primeiro e único título como jogador de Halo. Foi na Halo 4 Exhibition pela Warrios, levando $20,000 para casa.
A partir daí, Ninja seguiu uma longa e intensa carreira no competitivo de Halo, jogando Halo 2: Anniversary, onde apesar de não ter conquistado nenhum título, fez bastante sucesso sempre estando entre os top 5 nos torneios presenciais, como na Iron Colombus 2014, onde seu time Cloud 9 terminou na quarta posição.
Ninja continuou como pro player em Halo 5: Guardians, passando por times como Team Liquid, Evil Geniuses, Renegades e outros, além de ter jogado ao lado de outras estrelas como Spartan e Stellur. Pode-se dizer que a maior conquista de Ninja no Halo 5 foi ter terminado com a Team Liquid na sexta posição do Halo World Champioship 2017, com o time faturando $35,000 dólares.
Mas foi em agosto de 2017 que Tyler realizou um anúncio que já refletia o estado do competitivo de Halo: o jogador anunciou em um vídeo que estava deixando de competir profissionalmente em Halo 5: Guardians e que não iria competir na fall season do mesmo ano. Um dos motivos para decisão era o recém-casamento de Ninja, além do estado da cena de Halo, que ninja se referiu como uma “piada”. Além disso, Ninja já estava a se dedicar a vida de Streamer em outros jogos. Em 2015, o jogador já havia vencido um torneio de H1Z1 e mais tarde em 2017, venceu o PUBG Invitational na Gamescom ainda pela Luminosity Gaming, time pelo qual ele jogava Halo 5.
O resto da história todos conhecem. Fornite Battle Royale foi lançado ao fim de 2017 e Ninja se tornou um grande fenômeno com streams do jogo da Epic Games, se tornando o streamer mais famoso do mundo.
Mesmo após ter se afastado de Halo, Ninja não se esqueceu da franquia da Microsoft. Em muitas ocasiões, o ex-pro player de Halo se referiu ao jogo em momentos onde sequer o FPS da 343i estava em pauta.
Além disso, em 2019 Ninja também revisitou Halo: Reach no PC com o lançamento inédito do jogo na plataforma e na Master Chief Collection.
https://youtu.be/Ulx2yM7pFwM
Para Halo: Infinite, talvez podemos esperar que Ninja também jogue o jogo, afinal foi Halo que tornou o que ele é hoje.
Been waiting for halo infinite gameplay for what feels like a decade. Please E3 please.
— Ninja (@Ninja) June 9, 2019
Esta foi a história de Ninja em Halo, o que acharam da trajetória do streamer? Já imaginavam que Tyler um dia já foi um pro player de Halo? Conta pra gente!
Fontes: