Vamos dissecar por completo tudo que foi nos mostrado sobre a história de Halo: Infinite, que é cheia de mistérios e aventuras para experienciar.
Já foi confirmado que o trailer da E3 2019 será o início do jogo. Chris Lee também confirma que não haverá nada como “anteriormente em Halo”, pois o objetivo é dar a sensação de mistério e dar acessibilidade para novos jogadores. De início, não deveremos saber o que aconteceu com o Chief, mas já temos uma teoria falando sobre como ele foi parar no espaço.
Outro fator importante é a UNSC Infinity. Muitos imaginavam que ela seria esquecida, mas foi confirmado que ela terá um papel importante no jogo. Boa parte da história será sobre o Chief buscando entender o que aconteceu com a nave, e nós também não saberemos o destino da Infinity. Entretanto, no trailer de campanha já podemos ver uma clara referência a frota da Infinity, onde ela aparece como “Deceased (Falecida/morta)”. Portanto, as teorias de que a Infinity foi destruída podem estar certa, mas só jogando para descobrirmos a verdade.
No trailer Step Inside, vemos onde a armadura do Chief foi feita. Aparenta ser um planeta isolado, onde a mulher cuja voz lembra a de Catherine Halsey, usa um cristal liquino, que provavelmente foi extraído do misterioso planeta, para construir a nova MJOLNIR como a última esperança da humanidade. No planeta, também podemos ver uma gigantesca área de escavação, que deve ter sido usada para a construção da nova armadura.
De qualquer forma, podemos supor que a humanidade está devastada, num ponto ainda pior que estava na guerra Covenant.
Outro ponto interessante é que alguns fãs viram uma semelhança entre uma cientista do trailer e a Professora Anders, de Halo Wars 1 e 2.
Caso Anders esteja de fato trabalhando com a Halsey, seria uma relação que poderia ser profundamente explorada no universo de Halo. Não seria a primeira vez que as duas se encontrariam. Nas próprias palavras de Anders sobre Halsey:
“Eu a odeio e ela me odeia”
Por esta razão, a 343 poderia explorar como duas pessoas podem deixar problemas pessoais de lado para lutar por um bem comum: salvar a humanidade.
Vale lembrar que Anders saiu da Ark no Halo 09 ao final de Halo Wars 2, que é quando um Guardian de Cortana aparece na instalação.
O trailer deve se passar em Outubro de2559, que é a data que o painel do Chief informa que a armadura foi fabricada.
Esta demo se passa em 27 de Maio de 2560, quase um ano desde que o Flood foi liberado na Ark, 5 meses após o livro Shadows Of Reach e 1 ano e 5 meses após o fim de Halo 5. Indo para o trailer de gameplay, já iniciamos com o Master Chief e o piloto chegando na superficie do anel com a Pelican. Entretanto, 3 armas antiaéreas derrubaram a Pelican, e a gameplay começa com o objetivo de destruí-las. Como Halo: Infinite é um mundo aberto, você poderá seguir qualquer caminho que quiser e explorar qualquer área desejada na ordem de sua preferência.
Foi confirmado na entrevista coletiva fechada da 343i que a demo se passa na metade do jogo.
Ainda na Pelican, o piloto conta parte do seu plano: achar as Condors caídas e tentar achar um portal slipspace em uma das aeronaves, para assim fugir para longe dos Banidos. Para quem não sabe, uma Condor é uma gigantesca aéoranave da UNSC semelhante a Pelican.
Entretanto, Chief não parece concordar com o plano e prefere lutar. Isso remete bem ao trailer da E3 2019:
“Precisamos fugir!”
“Não, precisamos lutar!”
E quanto a relação entre os dois, podemos ver que teremos uma química bastante profunda. Diferente do que muitos imaginaram, o piloto não será submisso ao Chief e aceitar todas as suas ordens. Tudo isso deixa a relação entre os dois personagens profunda e complexa, e não algo superficial.
Ainda sobre o piloto, podemos esperar uma profunda jornada sentimental. Seu desejo de retornar para e casa e para sua família é gigantesco, e parece que esta é sua única motivação para continuar lutando (ou fugir). Devemos ter mais um grande personagem profundo e carismático no universo de Halo.
Porém, o seu plano de fugir em um Slipsapce não será fácil. Os Banidos farão de tudo para, mais uma vez, derrotar a humanidade. Finalmente fomos introduzidos ao grande vilão do jogo, que será chamado de Eschaurum. É possível que ele seja Hyperius, mas é apenas uma suposição.
Os Banidos foram os responsáveis pela que da da UNSC no Zeta Halo. Podemos ver isso nas frases do amendontrador Brute.
“A UNSC perdeu esta guerra meses atrás. Seu povo foi quebrado, espalhado, caçado, derrotado por mim! Eu te adoraria dizer que foi difícil, mas não foi.”
O Brute também cita “O Harbinger”, que não se sabe se é uma facção ou uma pessoa. Em português, significa “precursor”, “mensageiro”, “prenúncio”.
Mas e quanto a grande vilã da saga Reclaimer, Cortana? Não tivemos nenhuma referência a IA como vilã até então. Tudo que tivemos nos trailers da E3 2019 e 2018 foi uma suposta nova Cortana que seria uma aliada da UNSC, mas não uma vilã. É curioso o fato de que a revolução das IAs é o ponto central desta saga, mas a 343 Industries parece ter planos dos Banidos assumirem este papel. Será que a Cortana vilã aparecerá em Halo: Infinite? A questão é um completo mistério.
Portanto, a história do jogo deve ser voltada a guerra entre os Banidos e o Master Chief pelo controle do Zeta Halo. Não sabemos qual é o interesse dos Banidos e da UNSC no anel, mas deve ser algo crucial para a guerra entre as duas facções e as IAs da Cortana.
Devemos esperar por mais detalhes da história no livro “Shadows Of Reach, que conta evento após o Halo 5 e será lançado em Outubro.
Fique ligado na Halo Project Brasil para todas as notícias de Halo: Infinite.