Este indivíduo não identificado foi quem descobriu e estudou as atividades secretas da Assembly, um coletivo secreto de inteligências artificiais que manipularam o destino da espécie humana por centenas de anos. Ele tentou comunicar suas descobertas a outros através de uma série de datapads em Reach.
Suas mensagens sugerem que ele estava atrás dos segredos do Office of Naval Intelligence há algum tempo e recuperou as informações sobre a Assembly invadindo redes ONI, gastando quantidades significativas de tempo com este esforço antes de chegar a Reach a bordo de um transporte de refugiados. Suas descobertas, juntamente com sua perseguição inexorável depois deles, parecem ter tomado um preço em sua sanidade; muitas de suas mensagens comunicam um tom altamente neurótico e ele afirma que mal conseguiu dormir desde que começou sua investigação. De acordo com suas mensagens, ele usava datapads para repassar suas descobertas porque tinha muito medo de comunicar a informação diretamente a qualquer pessoa; ele também teve muito cuidado para cobrir seus próprios rastros.
Os data pads contêm uma série de sessões da Assembly ao longo de vários séculos, acompanhadas pelos comentários perturbados do descobridor sobre o comportamento do grupo: embora ele reconhecesse que as AIs eram aparentemente benevolentes, ele estava chateado com sua manipulação da humanidade em segredo. Ele afirmou em suas mensagens que havia tentado se comunicar com a Assembly, mas não recebeu uma resposta. Seus datapads, espalhados em diferentes locais ao redor de Reach, mais tarde seriam descobertos pelo Spartan B312 do Noble Team.