xCloud – O Futuro dos Games

Gabriel Polli, 25 de novembro de 2020

Imagine um mundo aonde você poderá jogar seus games em qualquer momento, em qualquer lugar. Parece filme, né!? Mas isso já é realidade e está acontecendo, o nome disso? xCloud.

O Project xCloud foi anunciado na conferência da Microsoft na E3 de 2019, sendo uma nova plataforma, alimentada pelo ecossistema Xbox e usando os DataCenter’s Azure, para integrar a nuvem a esse universo. Mas qual é a principal finalidade do Project xCloud ?

A principal finalidade é jogar aonde você quiser e quando quiser; é levar todo o ecossistema Xbox até você, trazendo uma biblioteca vasta de games e com um processamento em nuvem nunca antes visto para (inicialmente) dispositivos Mobile’s (Smartphones, Tablets), assim moldando o futuro dos games na área do Streaming.

As fases de testes começaram cedo, em 2019 mesmo os primeiros testes já estavam sendo realizados, porém apenas em alguns países na América do Norte e Europa. Os testes foram se expandindo conforme o tempo, tendo novos países selecionados, e recentemente o Brasil foi um dos escolhidos ao lado do México, Japão e Austrália. A previsão de início dos testes foi no dia 18 de Novembro.

A partir daqui, falaremos sobre a plataforma, informações importantes que vocês precisam saber, como se inscrever para fazer testes e uma demonstração jogando Halo: The Master Chief Collection diretamente no xCloud.

A Plataforma

  • O nome xCloud é apenas um codinome para essa nova plataforma em nuvem. Não teremos um app com esse nome, assim sendo algo integrado ao aplicativo Xbox Game Pass em seu oficial lançamento, que está previsto para algum momento de 2021, mas nos períodos de testes, a Microsoft criou um app específico, o Xbox Game Streaming (Preview) que servirá como forma de feedback para os Insider’s selecionados fazerem comentários sobre suas experiências com a nova plataforma.
  • A infraestrutura do Project xCloud é realmente impressionante. Os servidores são literalmente vários Xbox One S e X em uma mesma “gaveta”, assim suportando em apenas um slot vários consoles para o processamento de dados que o jogador enviará enquanto estiver usando a plataforma.
  • Por enquanto o foco da Microsoft é fazer essa nova tecnologia ser acessível em dispositivos Mobile’s, e oferecer ao jogador que joga em dispositivos móveis uma chance de conhecer a plataforma Xbox e seus respectivos serviços. Mas já foi anunciado que a Microsoft está trabalhando em uma versão do App para serem compatíveis com TV’s Smart’s, dando mais visibilidade a plataforma e alcançando mais usuários, e futuramente o xCloud também chegará aos PC’s via Windows 10.

Informações Importantes

  • O xCloud será totalmente PAGO, caso você não seja um assinante Game Pass Ultimate (o serviço estará custando em seu lançamento: R$ 44,99). Mas caso você seja assinante Game Pass Ultimate, você terá acesso a plataforma sem custo adicional, apenas conecte sua conta Microsoft no App Xbox Game Pass, e você verá a opção de “NUVEM” para os jogos disponíveis. Lembre-se que há games que não são do catálogo Game Pass, e para conseguir jogá-los, precisará provavelmente comprá-los em plataformas como PC e Xbox, assim seu jogo também estará disponível em nuvem, mas isso apenas quando o serviço for oficialmente lançado.
  • Para jogar os games você precisará de um controle Bluetooth, como os controles do próprio Xbox One, porém o xCloud terá suporte com a maioria dos controles Bluetooth para Android, assim não limitando a apenas um acessório específico. Caso você não tenha acesso a nenhum desses acessórios, não se preocupe, alguns jogos estarão disponíveis para a funcionalidade Touch (controle virtual), como o Hellblade, Minecraft Dungeons e muito mais!
  • Os requisitos para rodar o xCloud no Android são: Android 6.0 ou superior e uma internet com velocidade de no mínimo 10 Mb’s, porém o recomendado é que seu smartphone tenha suporte a redes 5G, para ter uma fluidez maior e menos latência durante a jogatina.
  • Durante os períodos de testes da plataforma, o acesso é totalmente gratuito. Caso se você seja selecionado, terá acesso ao App, a sua conta estará registrada no programa e você conseguirá aproveitar uma gama de games e fornecer comentários para aperfeiçoar o programa para o lançamento oficial.

Como se Inscrever

Para você se inscrever para os períodos de testes BETA no Brasil, basta clicar nesse Link: Registro do projeto xCloud | Xbox.

  • Caso você tenha uma conta Microsoft, apenas entre com ela, registre algumas informações, como qual sistema você utiliza, seu e-mail, operadora, etc… Após isso, você será cadastrado e poderá ser selecionado para fazer testes na plataforma xCloud. A confirmação chegará via e-mail.
  • Se você não tem uma conta Microsoft mas quer participar dos testes, você precisará criar uma conta para participar. Não é tão demorado a criação da mesma, mas vale muito a pena caso você queira aproveitar vários recursos e participar desse salto tecnológico que os games estão dando na área de Streaming.

xCloud na Prática

Com a chegada dos testes aqui no Brasil, lógico que nós nos inscrevemos para receber acesso a plataforma e eu fui selecionado para ser um dos tester’s dessa maravilhosa tecnologia.

Recebi um e-mail confirmando e me dando o link de acesso ao app com a minha conta já registrada no programa, baixei o app e entrei no programa e posso dizer à vocês que a interface é simples, intuitiva e bem responsiva.

O game escolhido para efetuar os testes foi Halo: The Master Chief Collection e o meu smartphone é o Samsung Galaxy A30. Os testes foram efetuados em uma internet de 300 Mb’s com suporte a rede 5G, tanto no smartphone quanto na distribuidora da internet.

O equipamento usado para a captura foi um app chamado: XRecorder, totalmente gratuito e eficaz.

Confiram Abaixo uma Breve Gameplay de Halo: The Master Chief Collection diretamente do xCloud.

Impressões

  • Joguei por algumas horas vários games, e todos aparentaram terem o mesmo desempenho que vocês viram acima em Halo perante à configuração que foi utilizada, e isso é ótimo, pois vejo que todos estão jogáveis e com uma otimização impecável, não me preocupando se um roda melhor que o outro. Observei que nos games que possuem suporte ao Touch, o tempo de resposta costumam ser um pouquinho mais rápidos, não é algo absurdo, mas em futuros games mais frenéticos que serão adicionados essa funcionalidade, poderá ser notável.
  • Quando testei em algumas redes secundárias, mesmo com a rede com suporte a 5G e com velocidade de 30 Mb’s, notei que ainda há gargalos, tempo de resposta bem demorados e as vezes com mais input’s do que foi pressionados. Uma das coisas que também notei foi uma “cortina” de atualizações da tela, as vezes durante os gargalos, essa “cortina” cobria a tela aos poucos e atualizava o game para o estado atual, mas devemos levar em consideração que ainda estamos em fase BETA do programa, isso será melhorado.
  • O tempo para o game ser iniciado é de 15 a 30 segundos, isso pode variar dependendo da rede, mas com as configurações recomendadas, essa seria a média de tempo. É basicamente um tempo de loading da geração anterior (Xbox One), mas caso você saia do game e imediatamente retorne à ele, o loading é quase instantâneo, por volta de 5 segundos.
  • A aplicação é leve, responsiva e não dá travamentos em smartphones com configurações recomendadas, bem otimizado e com um tempo de resposta rápido. Caso esteja na pressa para jogar, não sofrerá com lentidão, não deve em nada.

Conclusões

O xCloud é uma ótima ferramenta e com certeza veio para ficar, é algo realmente revolucionário para o mundo dos games. Não é de hoje que o Streaming é cogitado e até sendo usado para jogos, mas com o xCloud, vejo que é a primeira vez que estamos vendo isso ter uma forma sólida, com consistência e performance.

Além de revolucionar, também abre um leque de possibilidades para mais pessoas conhecerem o Xbox e seus jogos, aonde todos terão acesso a esse ecossistema ou para quem já conhece, ser mais uma opção para você jogar mais, quando quiser e aonde quiser.

Realmente, o xCloud é o futuro dos games.

Siga a Halo Project Brasil para Mais Notícias e Artigos.



Comentários