A alferes Ellen Dowski era oficial júnior da UNSC Navy. Ela foi designada para a tripulação da ponte do UNSC Pillar of Autumn em 2552.
Algum tempo antes da Queda de Reach, ela enviou uma foto de um acoplamento de impulsor R7 para a Tenente Gail Purdy, perguntando sobre o que eles eram e qual era o seu propósito.
Após o acidente da tripulação da Autumn aterrissar na instalação 04 em Kilo Tango Victor 17, ela continuamente importunou o Capitão Keyes e o resto da tripulação da ponte, sugerindo que eles desistissem, se rendessem ao Covenant e fossem levados como prisioneiros. Com isso, Crewman Singh ameaçou matá-la, enquanto o Capitão Keyes estava preocupado que sua conversa despertasse pensamentos semelhantes no Cabo Wilkins e seu Fireteam. Depois de grande parte de suas brigas, Keyes finalmente se submeteu e, levando as palavras de Dowski “a sério”, ele a amarrou para que ela pudesse se render e ser feita prisioneira assim que o Covenant a encontrasse.
Mais tarde, ela foi capturada por um esquadrão de Sangheili e Unggoy, e enquanto dava informações aos seus captores, ela traiu seus companheiros identificando seu comandante, para que ela pudesse provar que estava certa e ser feita prisioneira junto com os outros. Os Sangheili passaram a executar sistematicamente todos no grupo, exceto o Capitão Keyes. Dowski ficou chocada com isso e estava prestes a protestar quando o Sangheili atirou na testa dela com uma magnum M6D.