Inslaan ‘Gadogai é um mistérioso, de temperamento curto e mestre de lâminas Sangheili servindo aos Keepers of The One Freedom. Ele foi um veterano dos Silent Shadow durante o tempo do Covenant, antes de se rebelar contra o Prophet Of Truth e a liderança Jiralhanae de Tartarus no início do Grande Cisma. Em 2559 ele era um mercenário servindo os Banidos como um olho para Escharum, antes de deixá-los em favor de Castor e os Keepers of The One Freedom.
No Covenant, Inslaan ‘Gadogai serviu como mestre de lâminas nos Silent Shadow. Após o Massacre em Eridanus Secundus,’Gadogai viu o Chieftain Tártarus jiralhanae apresentar três crystais slipspace flakes restantes ao Prophet Of Truth no Santuário Interior. Logo depois, ‘Gadogai acabaria por se rebelar contra os Profetas e sua nova liderança Jiralhanae no início do Grande Cisma.
Em algum momento, Gadogai inslaano juntou-se à organização mercenária conhecida como Banished. Gadogai serviu de olho para o Chefe de Guerra Escharum em Reach, para relatar se os legionários Deukalion, Ballas e Castor estavam focados na missão.
Quando Atriox chegou a Reach em um Lich via portal da Ark, Inslaan ‘Gadogai não conseguiu bloquear Castor e seus Keepers of The One Freedom de embarcar no Lich depois que Atriox e sua tripulação saíram dele. Atriox ordenou que ‘Gadogai matasse Castor e seus Keepers por traí-lo, ao qual ‘Gadogai ignorou e traiu os Banidos, fugindo para a Ark com os Keepers. Castor saudou ‘Gadogai como um membro oficial dos Keepers of The One Freedom enquanto voavam pelo Portal de volta à Ark.
Inslaan ‘Gadogai desenvolveu um padrão de relações de curto prazo com facções, passando de facção para facção ao longo do tempo.
Apesar de seu sobrenome ter sido escrito pela primeira vez como “‘Gadodgai” no post Pen Umbra Canon Forder em Halo Waypoint, seu sobrenome é sempre escrito como “‘Gadogai” em Halo: Shadows of Reach.