Zeretus, também conhecido como o Flagelo para aqueles sob seu comando, é um capitão jiralhanae a serviço dos Banidos. Ele foi um dos primeiros a se juntar a Atriox em sua rebelião contra o covenant. Durante o Segundo Conflito da Ark, Atriox o selecionou para uma missão liderada pelo Chieftain Minas para recuperar um slipspace flake da Anodyne Spirit. Zeretus acompanhou o líder dos Banidos quando ele usou o cristal para retornar à galáxia meses depois.
Zeretus juntou-se aos Banidos muito cedo; ou ele participou da revolta inicial de Atriox em sua tentativa de execução em Algolis ou ele foi recrutado para a organização mercenária pouco depois disso. Ele continuaria a servir Atriox fielmente por pelo menos uma década, e estava mesmo entre os escolhidos para acompanhá-lo à Ark.
Em meio ao Segundo Conflito da Ark, Atriox ordenou o Chieftain Minas a recuperação de um slipspace flake do interior da nave Dreadnought forerunner, que havia sido abandonado pelo Prophet Of Truth anos antes. Os fragmentos restantes deste cristal seriam usados para abrir um portal slipspace para a colônia humana de Reach. Zeretus liderou uma das três pequenas equipes de ataque que foram enviadas nesta missão, com as outras duas sendo lideradas pelo Blademaster Okro ‘Vagaduun e o próprio Minas. Cada equipe seguiu em um dropship Phantom separado para onde a keyship repousava em uma região atualmente incontestável da Ark que eles haviam apelidado de Mahsko. Depois de terem invadido a nave, um guerreiro Jiralhanae chamado Choros os guiou até seu destino. No início da missão, Zeretus declarou que a nave de fato parecia abandonada. Entretanto, as equipes logo seriam emboscadas por leais sobreviventes da Covenant que ficaram para trás para defender a keyship, mesmo depois de quase sete anos se passaram desde que seu império caiu.
Zeretus expressou sua total descrença nesta descoberta, mas ainda assim levou sua equipe à vitória contra seus agressores. Em ‘Vagaduun subiu o elevador final levando ao seu prêmio, ele recebendo a notícia do Chieftain que ele e sua equipe não devem segui-los e que eles deveriam cobrir sua saída. Os defensores do Covenant os atacaram uma última vez, na esperança de expulsá-los da nave sagrada. Quando Minas e Vagaduun voltaram sozinhos com os fragmentos de cristal, Zeretus e seus homens restantes rapidamente os escoltaram para fora da nave e de volta para seus Phantoms.
Com o cristal assegurado, Atriox enviou uma mensagem a Escharum— o líder nomeado de todas as forças banidas ainda na galáxia — de que uma instalação de portal em Reach deve ser encontrada e ativada para que ele pudesse retornar da Ark. Principalmente devido aos esforços do Aliado Dokab, Castor e seus Keepers of One Freedom, a instalação foi encontrada e ativada. Atriox trouxe Zeretus junto com ele para Reach, e ele foi um dos oficiais que Inslaan ‘Gadogai apresentou a Castor quando ele saiu do Lich que os havia levado através do portal. Ao ver os humanos que os keepers empregavam, ele ficou enojado. Pouco depois de chegar a Reach, Zeretus presumivelmente escapou do planeta junto com o resto das leais forças banidas a bordo do corveta de intrusão de Escharum.
Durante o ataque Banido a Anodyne Spirit, Zeretus foi visto empunhando um martelo de gravidade tipo 2. Ao lutar contra humanos, ele é conhecido por pegar regularmente armas de inimigos caídos e usá-las contra outros de sua espécie, pensando que é mais vergonhoso para um humano ser morto pela arma de um aliado.