Hulon ‘Budyasee

Rodrigo R. da Silva, 25 de outubro de 2021

Hulon ‘Budyasee foi um oficial Sangheili dentro do Covenant e Shipmaster da nave Sacred Whisper, uma corvetta de intrusão que atuou como a flagship da Flotilha Bloodstar no início de 2526.

Biografia

Sacred Whisper

Hulon ‘Budyasee nasceu por volta de 2436, finalmente se juntando ao Covenant militar como todos os Sangheili adultos são esperados para fazer. Nos estágios iniciais da Guerra Humano-Covenant, Budyasee serviu a Frota de Obediência Inexorável como Shipmaster da Sacred Whisper, durante a campanha do Fleetmaster Nizat ‘Kvarosee através das Colônias Exteriores humanas.

Em março de 2526, a Sacred Whisper foi atribuída aos Bloodstars, um kai’d de perseguidores jiralhanae altamente treinados e operações especiais Sangheili comandados pelo First Blade Tel ‘Szatulai da Silent Shadow. Nesta capacidade, a Sacred Whisper serviu como flagship da Flotilha Bloodstar. Sua missão era caçar os Spartans que perturbavam a frota e investigar uma possível aliança com a Frente Rebelde Unida contra a UNSC. Um mensageiro da Frente Rebelde Unida tinha alcançado o esquadrão de Szatulai enquanto eles estavam explorando a colônia de Amasa para o fleetmaster ‘Kvarosee. Eles entregaram uma mensagem do General Harper Garvin, que queria se reunir com representantes em uma pedreira de gelo na lua de Seoba, em Biko, para discutir uma aliança em troca de informações sobre a UNSC e seus supersoldados Spartans. Levando esta mensagem de volta ao seu Mestre de frota, Szatulai foi ordenado a se encontrar com os rebeldes humanos. Com o First Blade comandando a flotilha da ponte da Sacred Whisper de ‘Budyasee, as corvetas de intrusão partiram para o sistema Kolaqoa.

Chegada em Seoba

Chegando em órbita alta sobre Biko em 19 de março de 2526, Budyasee estava em direção à parte de trás da ponte enquanto ‘Szatulai observava o planeta e sua lua de gelo através da bolha de observação avançada da Sacred Whisper. Depois de testemunhar seis naves humanas lançadas da lua pálida à frente deles sem um único membro da tripulação anunciando esta ocorrência, ‘Szatulai sacudiu suas mandíbulas para chamar a atenção e disse à tripulação para convocar o Shipmaster da Nave ‘Budyasee. Quando a convocação chegou ‘Budyasee, ele confiantemente caminhou para o lado do First Blade e olhou para fora da bolha. Só então, os dois Sangheili testemunharam outra nave subir para o espaço acima de Seoba. Budyasee ficou atordoado, pois não havia nenhum relatório dos leitores, ao qual ‘Szatulai respondeu com uma ameaça pouco velada de que ele teria sido morto se não tivesse percebido o problema. O Shipmaster da nave começou a convocar os dois obedientaries que supervisionavam as operações dos dez leitores que compõem a tripulação da ponte, mas ‘Szatulai o impediu, dizendo que eles aprenderiam mais indo para suas estações em vez disso.

Ao chegar às suas estações, Budyasee questionou Utu ‘Gusonee e o outro superior como ‘Szatulai questionou um leitor que estava sentado em seu console. O leitor mostrou a ‘Szatulai que suas leituras não sugeriam nenhuma nave humana na superfície de Seoba. Enquanto conversavam, Budyasee e os obedientaries começaram a andar, mas Szatulai os acenou para não intimidar mais o leitor. O First Blade o informou da nave que ele observou subindo para o espaço, que o leitor então exclamou ser impossível sem que seus sensores os pegassem. Quando Szatulai insistiu que seus olhos não estavam mentindo, o leitor resolveu que o impossível deve ter ocorrido. Budyasee e os outros dois Sangheili foram então acenados por Szatulai enquanto ele se perguntava em voz alta como os humanos tinham conseguido isso. Gusonee sugeriu um campo de camuflagem, mas essa noção foi descartada por ‘Szatulai.

Chegando à percepção perturbadora de que a tecnologia furtiva humana era superior à de suas próprias naves, Szatulai ordenou que Budyasee derrubasse uma das naves furtivas para serem recuperados e estudados. No entanto, o Shipmaster estava relutante, pois o ataque revelaria a presença da flotilha e impediria seu encontro com os rebeldes humanos. Descartando todo o encontro como uma armadilha, Szatulai afirmou sua autoridade e fez “Budyasee cumprir a ordem, acreditando que as “naves sombra” são eram perigo para a frota. Sacred Whisper derrubou a UNSC Starry Night, Flagship, do Capitão Halima Ascot.

Defesa de Zhoist

Depois de perseguir as forças da UNSC para o planeta Covenant de Zhoist, a Sacred Whisper foi presa ao Anel de Abundância Poderosa do planeta. Durante a batalha, o anel desabou e a corvetta queimou na atmosfera de Zhoist. Não se sabe se Budyasee caiu com sua nave.

Personalidade e traços

Um comandante cauteloso, ele estava confiante em sua proeza e confortável em sua posição como Shipmaster da Sacred Whisper, traços que incomodavam Tel ‘Szatulai, que achava o Shipmaster presunçoso e confiante demais em suas habilidades. Apesar disso, o Shipmaster provou ser corajoso e obediente, questionando as ordens de ‘Szatulai quando ‘Budyasee temia que as ordens colocassem em risco sua tripulação – argumentando mesmo quando ele sabia que isso poderia lhe custar sua própria vida.

Hulon ‘Budyasee era um Sangheili grande com mandíbulas sem cortes. Aos 90 anos, ele estava acima do peso e o dobro da cintura de ‘Szatulai.

Aparições

  • Halo: Silent Storm (primeira aparição)

Ficha técnica

  • Nascimento: c.2436
  • Espécie: Sangheili
  • Gênero: masculino
  • Afiliação: Covenant
  • Patente: Shipmaster

Fonte

Halopedia



Comentários