O Capitão Baldric Breit é um oficial do UNSC Marine Corps. Em 2553, Breit foi anexado ao 717º Batalhão de Exploração de Xeno-Materiais da ONI, servindo como comandante da Companhia Charlie.
Em 2553, Baldric Breit foi anexado ao 717º Batalhão de Exploração de Xeno-Materiais da ONI como comandante da Companhia Charlie do batalhão. Durante as operações do batalhão para procurar a ancilla forerunner Intrepid Eye na colônia exterior humana de Gao em 2553, Breit e o resto da Companhia estavam estacionados na vila de Wendosa com acesso ao Sistema das Cavernas de Montero para permitir que eles procurassem ancillas.
No entanto, em 4 de julho de 2553, Wendosa foi atacado por forças dos Keepers of One Freedom, forçando a Companhia Charlie a montar uma defesa com a ajuda de alguns membros do Blue Team. Enquanto a Companhia Charlie inicialmente enfrentou pesadas baixas, o resto do Blue Team logo chegou e atacou as forças dos Keepers of the One Freedom por trás. Com todos os Spartans agora enfrentando os Keepers e interrompendo seu ataque, Breit se preparou para organizar um contra-ataque antes que os inimigos tivessem tempo de se reagrupar.
No entanto, Breit também soube que Frederic-104 do Blue Team tinha capturado o Huragok Roams Alone e a Ancilla. Reportando a situação ao Comandante Murtag Nelson e ao Major Tereem Wingate, Breit foi ordenado por seus superiores a resistir contra os Keepers até que reforços chegassem para ajudar a Companhia Charlie e evacuar a ancilla.
Porém, o contato foi quebrado quando Intrepid Eye fechou as comunicações planetárias. Uma vez que um Falcon UH-144 chegou para evacuar a ancilla, Breit também tinha o restante do pessoal do ministério de proteção de Gao abordo da aeronave. Quando Fred chegou com a Inteligência Artificial Forerunner e Roams Alone, Breit fez o Spartan levar a IA a bordo, embora o Huragok foi forçado a ficar para trás devido à sua relutância em embarcar no Falcon. Em vez disso, Breit atribuiu Roams Alone ao tratamento de marines e civis feridos, por sugestão de Olivia-G291. No entanto, quando o Falcon deixou a aldeia, foi abatido pelas forças Keepers. Enquanto o resto do Blue Team se deslocava para o local do acidente, Breit viajou pessoalmente para a sede do batalhão no Centro de Vitalidade de Montero para informar seus superiores.