Halo: Broken Circle é um romance focado no Covenant escrito por John Shirley. Foi lançado em 4 de novembro de 2014. A primeira metade do livro retrata o início do Covenant em 851 A.C. A segunda metade ocorre durante o Grande Cisma e é contada a partir da perspectiva de um novo personagem, o Profeta da Clareza (the Prophet of Clarity).
Um trecho online do primeiro capítulo do livro foi lançado no site Simon & Schuster em 26 de outubro de 2014. Mais tarde, um trecho online do prólogo foi lançado no Facebook da Gallery Books em 28 de outubro de 2014.
Séculos antes que a Guerra Humana-Covenant ocorresse em toda a galáxia, um conflito semelhante eclodiu entre os Profetas e os Elites – duas raças alienígenas em desacordo sobre os artefatos sagrados deixados pelos poderosos precursores, que desapareceram há eras. Embora eles eventualmente formassem uma aliança estável chamada Covenant, há aqueles em ambos os lados que questionam essa união fatídica. De um grupo dissidente de Elite rebelando-se durante o tempo de sua fundação … a um profeta corajoso capturado nas maquinações da nova liderança … à raiz da traição que acabaria por destruir o Covenant muitos anos depois, este é o capítulo incontável dos heróis mais inesperados emergindo de um reino cheio de traições chocantes e maravilhas incessantes.
Em uma escaramuça (skirmish) no Planeta Azul e Vermelho durante a Guerra San’Shyuum-Sangheili, o Alto Lorde Mken ‘Scre’ah’ben comanda as Forças Reformistas San’Shyuum no planeta. Cientistas de San’Shyuum tentam desesperadamente descobrir artefatos Forerunner antes que as equipes de assalto Sangheili sejam mais numerosas que eles. Durante a batalha, Mken recebeu noticias de Ussa ‘Xellus, um comandante de campo Sangheili. Como os San’Shyuum são forçados a atacar os Sangheili através do bombardeio orbital com o Forerunner Dreadnought, Mken acredita que pode usar Ussa para gerar paz entre as duas espécies.
Anos mais tarde, logo após o estabelecimento Covenant durante a Era da Reconciliação, três San’Shyuum – os Ministros da Reconciliação Relativa e Sujeição Gentil, e Mken, que agora é o Profeta da Convicção Interna e Ministro da Segurança Relíquia – se reúnem na Conferência Deck do Forerunner Dreadnought na Câmara de Decisão. Eles se encontram com os comissários Sangheili, Viyo ‘Griot e Loro’ Onkiyo. Os cinco discutem uma rebelião Sangheili em andamento que agora está sendo liderada por Ussa ‘Xellus. Os Sangheili garantem aos San’Shyuum que eliminarão a insurgência, mas o Profeta da Convicção Interna observa que, mesmo que ‘Xellus e seu clã sejam mortos, a ideia viverá para inspirar outros.
Enquanto isso, na colônia de mineração Sangheili de Creck, Ussa ‘Xellus e seu companheiro, Sooln, não tiveram sucesso em sua tentativa de recrutar novos membros para sua rebelião contra o Covenant. Quando os dois retornam à sua nave – Clan’s Blade – em um espaçoporto para deixar o planeta, eles encontram ‘Crecka. ‘Crecka revela que deseja se juntar à rebelião deles. Apesar da relutância inicial de Ussa em trabalhar com o idoso Sangheili, ‘Crecka afirma que anos atrás ele descobriu um mundo Forerunner contendo tecnologia avançada que seria útil na tentativa de Ussa derrubar os San’Shyuum. Eventualmente, os três Sangheili partem de Creck e definem o curso para o mundo do escudo. Os Sangheili chegam ao mundo do escudo e entram em seu interior, onde encontram o monitor da instalação, Enduring Bias. O monitor permite que eles permaneçam no mundo do escudo, mas exige saber suas intenções. Enquanto isso, na região de Nwari localizada no pólo sul de Sanghelios, o resto do clã Xellus e seus aliados aguardam o retorno de Ussa. Tersa ‘Gunok lembra’ Xellus alertando o estado dos residentes de Xellus para não confiarem nos San’Shyuum. Pouco depois, os combatentes Covenant atacaram o estado e forçaram Ussa a liderar os sobreviventes para Nwari. Ussa ‘Xellus retorna ao seu esconderijo e fala com Ernicka, o Criador de Cicatrizes. Depois de identificar um espião do Covenant dentro de seu grupo, Ussa e seus aliados deixam Sanghelios para o mundo do escudo antes que o Covenant os descubra. Depois disso, o San’Shyuum e os comissários se reúnem para discutir a fuga de Ussa.
Enquanto isso, no mundo do escudo, Ussa e Ernicka falam com Salus ‘Crolon que questiona o uso dos artefatos Forerunner, acreditando que eles sejam um possível perigo e uma afronta aos deuses. Enquanto ‘Crolon sai, Ernicka expressa seus temores de que o Sangheili seja um traidor. De volta ao High Charity, Qurlom informa Mken sobre um novo Ministério criado pelos Hierarcas – o Ministério da Segurança Antecipatória. Qurlom diz a Mken que o Ministro do Ministério é R’Noh Custo, um rival político de Mken, e o avisa que o Ministério foi provavelmente criado pelo Alto Profeta de Excelente Redolence para remover qualquer indivíduo que pudesse representar uma ameaça ao seu título. Mken retorna para sua residência onde descobre que sua esposa, Cresanda, está em um raro ciclo fértil e os dois acasalam.
No mundo do escudo, ‘Crolon e Tersa estão trabalhando enquanto ‘Crolon expressa suas dúvidas sobre Ussa. No entanto, Tersa insiste que eles não podem retornar a Sanghelios e devem permanecer comprometidos em viver no mundo do escudo. ‘Crolon tenta continuar a convencer Tersa de que Ussa pode estar enganado, mas pára quando Ernicka os manda de volta ao trabalho. Enquanto estava em seu escritório na High Charity, Mken recebe uma transmissão de R’Noh, o novo Ministro da Segurança Antecipatória. O ministro revela que está ciente da gravidez de Cresanda e ameaça usar sua recém-descoberta para colocar Mken no rol dos celibatários se ele não liderar uma missão a Janjur Qom, o mundo natal de San’Shyuum, ordenado pelo Profeta do Excelente Redolence para recuperar fêmeas San’Shyuum que estão dispostas a acasalar no High Charity e um suposto Luminary declarado estar no planeta. No entanto, Mken não está disposto a ir na missão e agenda uma reunião com o resto dos Hierarcas, esperando que os outros dois persuadam o Profeta de Excelente Redolência contra a missão ou escolham outro San’Shyuum para liderar a missão. Mas apenas o Profeta de Excelente Redolence e R’Noh estão presentes. Após Excelente Redolence ameaçar colocar Mken no rol dos celibatários, com execução implícita, Mken relutantemente aceita liderar a missão. No mundo do escudo, Enduring Bias diz a Sooln que o mundo tem a capacidade de se separar e ter suas partes díspares ainda habitáveis, como uma configuração à prova de falhas e conhecida como processo de “Desmontagem”. Sooln fala com Ussa sobre esta descoberta e Enduring Bias confirma que, embora seja verdade, ele não tem certeza de quão confiável é o processo. Em High Charity, Mken se prepara para partir para Janjur Qom a bordo do Vengeful Vitality, uma corveta furtiva. Outros membros da missão de Mken incluem o capitão San’Shyuum Vervum L’kosur, o oficial de comunicações S’Prog e o oficial de armas Mleer, o Sangheili Rangers Trok ‘Tanghil, Vil’ Kthamee, Ziln ‘Klel e Loquen’ Nvong, e os Huragok Flutua Perto Do Teto. Ao chegar no sistema Janjur Qom, Vervum começa a monitorar as transmissões dos estóicos San’Shyuum no planeta e descobre que sua tecnologia é muito mais simples do que a do Covenant. Enquanto um dropship carregando Mken, Vervum, Mleer, Trok, Vil, Loquen, Ziln e Floats Near Ceiling dirige-se para a superfície do planeta, Mken decide que Vervum é muito provavelmente um agente do Ministério da Segurança Antecipatória.
No mundo do escudo, Tersa testemunha Enduring Bias assistindo a uma demonstração holográfica do processo de Desmontagem. A vaga explicação de Bias faz com que Tersa comece a duvidar das intenções de Ussa, já que Enduring Bias involuntariamente implicava que Ussa desejava testar ele mesmo o processo de Desmontagem, mesmo que isso levasse à morte de todos os Sangheili na colônia. Enquanto Tersa continua a trabalhar na colônia com ‘Crolon e ‘Drem, os dois Sangheili mais velhos discutem suas dúvidas sobre Ussa e o mundo dos escudos. Bias informa aos três que Sooln ajudou a reprogramar alguns de seus processos falhos e que ele era leal a todos que o programavam. Após Bias descobrir que o San’Shyuum tinha conexões com os Huragok de Sooln, Bias afirma que aceitaria a presença de San’Shyuum no mundo, pois acredita que eles trariam Huragok para consertar completamente o Bias. ‘Crolon e ‘Drem acreditam que Sooln e Ussa estão na verdade conspirando com os San’Shyuum e começaram a conspirar contra ele. Mais tarde, enquanto Tersa está comendo, ‘Crolon e ‘Drem o confrontam e dizem que se ele relatar os dois a Ussa por conspiração, eles o incriminarão também. Enquanto isso, o dropship de Mken pousa na região de Reskolah de Janjur Qom com os membros da expedição. Mleer, Trok e Ziln esperam no módulo de transporte, enquanto o resto da equipe segue até a gruta da Grande Transição em busca da Luminary. Depois de entrar na gruta, a equipe descobre um Luminary e um dispositivo que contém uma projeção holográfica do Halo Array. No entanto, um grupo de guerreiros estóicos hostis espera pela equipe fora da gruta. De repente, Vervum e Loquen traem Mken, Vil e Floats Near Ceiling, e mantém os três sob a mira de uma arma. Vervum exige que Mken entregue as relíquias do Forerunner, mas Vil fere Loquen e o Huragok fecha uma porta entre eles e os traidores. Antes que a porta se feche, Vil dispara um tiro à distância para atrair a atenção dos estóicos. Os estóicos atacam Loquen e Vervum, e o último é morto enquanto Loquen é capturado. Depois que os estóicos vão embora, os sobreviventes do grupo retornam ao módulo de transporte e o resto da equipe segue para a vila de Crellum para resgatar as fêmeas.
Enquanto isso, Tersa se apaixona por Lnur ‘Mol, uma mulher Sangheili que é muito competente em combate. No entanto, ‘Crolon continua a insultar Tersa, que o desafia para uma luta. No entanto, Ernicka intervém e ordena que os dois voltem ao trabalho. Mais tarde, enquanto Tersa e Lnur caminham pelos jardins no mundo do escudo, eles ouvem ‘Crolon e ‘Drem tentando convencer Gmezza e Scorinn a se rebelarem contra Ussa com eles. Tersa e Lnur são vistos pelo grupo e ‘Crolon e ‘Drem perseguem enquanto os dois jovens Sangheili tentam correr de volta para Ussa. Após uma breve luta com ‘Drem, os dois conseguem escapar. Mais tarde, Tersa, Lnur, ‘Crolon e ‘Drem são julgados perante Ussa. Enduring Bias exibe imagens holográficas que mostram ‘Crolon e ‘Drem conspirando contra Ussa. ‘Drem é morto e ‘Crolon é preso por seus crimes.
No Crellum em Janjur Qom, o dropship pousa fora da vila e o grupo se aventura para localizar as fêmeas. Logo, eles encontram Lilumna, a “líder” San’Shyuum que desejava ir para o High Charity. O resto das fêmeas chega em cima de um ilpdor domesticado chamado Erb. O grupo tenta retornar ao módulo de transporte, mas são atacados por forças estóicas e suas montarias folasteed. O folasteed rasga o Loquen capturado na frente deles. Erb ataca os estóicos e mata o resto dos guerreiros, mas o próprio animal é morto no processo. Eventualmente, os sobreviventes e as fêmeas retornam ao módulo de transporte e partem para a órbita Vengeful Vitality. Enquanto a corveta tenta deixar o sistema, os estóicos o danificam com um míssil. Partes da nave começam a se quebrar e Mken escolhe salvar uma das fêmeas San’Shyuum, ao invés do Luminary que queima em órbita.
Antes que Ussa possa executá-lo publicamente, ‘Crolon escapa a bordo da Lâmina do Clã e é capturado por naves Covenant assim que deixa o sistema. Enquanto isso, Mken retorna para High Charity com as mulheres. Ele é levado perante os Hierarcas e, com a ajuda de Qurlom, os convence de que não é responsável pela destruição do Luminar. Em vez disso, R’Noh é rebaixado e seu Ministério é dissolvido. Qurlom também revela que o interrogatório de ‘Crolon revelou a localização do novo mundo de Ussa. Comandando uma frota do Juramento de Santidade, Mken faz o seu caminho para o mundo do escudo. Mken se comunica com Ussa e lhe faz uma oferta: se Ussa e Sooln se entregarem, o restante de seus aliados estará livre para ir. Ussa recusa a oferta, sabendo que seu povo provavelmente ainda seria morto. Em vez disso, Ussa avisa Mken para retirar seus guerreiros do mundo. Ussa tem Enduring Bias para ativar o processo de Disassembler e o mundo do escudo é aparentemente destruído. Mken percebe movimentos estranhos no campo de destroços, mas opta por ignorá-los, esperando que Ussa sobreviva. À medida que a frota sai do sistema, é revelado que os insurgentes Sangheili sobreviveram e se reinstalaram nos habitats fragmentados do antigo mundo do escudo. Ussa continua liderando a colônia e espera que seus descendentes um dia reconquistem Sanghelios.
Mais de 3400 anos depois, no final da 9ª Era da Recuperação, Zo Resken, o Profeta da Clareza, compila um registro da história Covenant. Zo é fascinado pela história antiga e pelos escritos de seu ancestral, o Profeta da Convicção Interior. Ele também é incomum entre os San’Shyuum em suas boas relações com vários Sangheili de alto escalão, incluindo Torg ‘Gransamee e G’torik’ Klemmee. Os três se encontram nos Jardins Suspensos do High Charity para discutir a destruição de Alpha Halo e o recente assassinato do Profeta do Arrependimento. Eles suspeitam do motivo pelo qual o Profeta da Verdade retirou as tropas que se dirigiam para proteger Regret. Zo secretamente se preocupa com a crueldade de Truth e o fato de que o profeta tem se encontrado secretamente com Jiralhanae de alto escalão. Antes que eles possam falar mais sobre o assunto, Zo recebe uma convocação de Truth, e Zo suspeita que o Tártaro está prestes a chegar. Recentemente nomeado como Administrador Secundário – essencialmente um assistente – para a Verdade, Zo diz a Torg e G’torik que ele os contará o que descobrir.
Enquanto aguarda a Verdade no Palácio dos Hierarcas, Zo medita sobre as motivações e intenções do Alto Profeta. Sentindo um ressentimento particular por seu novo papel como assistente e procurando informações para avançar sua própria agenda, Zo secretamente implantou uma diretiva de compartilhamento de entrada no trono de gravidade de Truth que transmite todas as conversas de Truth diretamente para Zo. Truth chega e lembra Zo que nenhum registro deve ser feito desse encontro com o Tártaro. Ele também, para desespero de Zo, transfere os serviços de Zo para o Profeta da Devoção Requintada. Tártaro e Devoção requintada chegam logo depois e Truth desiste de Zo. Usando o dispositivo na cadeira de Truth para espionar a reunião, Zo fica chocada ao saber que há um esquema em andamento para rebaixar o Sangheili e substituir a Guarda de Honra e todas as posições de liderança militar por Jiralhanae.
Enquanto isso, os descendentes dos Ussans continuam a habitar os fragmentos do Refúgio, que agora estão em vários estados de decomposição. A cultura da colônia isolada mudou significativamente ao longo desse tempo e as figuras-chave da época de Ussa ‘Xellus’ se tornaram lendárias. Enduring Bias está inativo há muito tempo devido aos danos que sofreu durante o processo de desmontagem milênios antes. A integridade da colônia está ameaçada por uma doença conhecida como Doença do Sangue, bem como pela ‘Facção Greftus, um grupo rebelde que declara que os Ussans deveriam abandonar o refúgio decadente e procurar os agora míticos Sanghelios. Kaidon Bal’Tol ‘Xellus se encontra com seu assistente C’tenz, que o informa que um grupo da’ Facção Greftus liderado por um Sangheili chamado ‘Kinsa foi confirmado, e que alguns dos rebeldes estão no estágio final da Doença do Sangue, exibindo alucinações e paranóia. Eles discutem métodos para reprimir a rebelião; Bal’Tol deseja isolar os Doentes de Sangue e continuar procurando por uma cura, embora C’tenz esteja cético e sugere que eles sejam condenados à morte. Bal’Tol sabe que muitos residentes do Refúgio estão preocupados com o lento colapso da colônia e simpatizam com a ‘Facção Greftus, e ele não deseja matar’ Kinsa e provocar um levante.
Em High Charity, o Profeta da Devoção Requintada informa Zo que Tártaro logo será nomeado chefe militar do Covenant e que o Sangheili na Guarda de Honra será substituído por Jiralhanae. Desejando avisar seus amigos Sangheili, Zo se encontra com G’torik e conta a ele sobre a conspiração. G’torik fica chocado com a notícia, mas diz a Zo que ele e o outro Sangheili estarão em alerta. Após a troca da guarda, Torg e G’torik lideram um grupo de Sangheili para a sala de controle de Delta Halo para fazer os preparativos para a ativação do anel. Enquanto eles aguardam o San’Shyuum, o tenente do Tártaro Melchus chega com um grande contingente de Jiralhanae fortemente armados e de repente ataca os Sangheili. Os Sangheili tentam se defender, mas estão em menor número e despreparados, suas armas são ineficazes contra a espessa armadura do Jiralhanae. Torg e vários Altos Conselheiros e ex-Guardas de Honra são mortos na violenta escaramuça. G’torik luta com Melchus sozinho, causando vários ferimentos leves ao Jiralhanae, mas Melchus usa a onda de choque de seu martelo de gravidade para derrubar G’torik de uma ponte, deixando-o inconsciente. De volta ao High Charity, Truth faz um anúncio público de que os Jiralhanae agora comandam todas as frotas Covenant. Zo sabe que houve escaramuças em High Charity e no anel, e ele percebe que a rebelião começou. Enquanto ele pondera o que fazer, um mensageiro Jiralhanae diz a ele que Exquisite Devotion o convocou.
Enquanto isso, no Refúgio, Bal’Tol e um grupo de patrulheiros procuram o líder ‘Greftus ‘Kinsa. Eles o encontram falando com seus seguidores se rebelando contra o Kaidon. Bal’Tol percebe que ‘Kinsa apresenta sintomas de Doença do Sangue e oferece a ele um local de isolamento até que uma cura seja encontrada, mas ‘Kinsa se recusa e um de seus seguidores, Norzessa, salta em sua defesa. De repente, Bal’Tol e seus patrulheiros são emboscados por quinze soldados rebeldes. Um tiroteio começa e Bal’Tol pede reforços. Ele e C’tenz conseguem derrubar Norzessa. Conforme mais patrulheiros chegam, ‘Kinsa e os sobreviventes da Sede de Sangue fogem da batalha.
Exquisite Devotion leva Zo a uma instalação de teste de armas, onde ele reuniu vários Altos Conselheiros Sangheili na Câmara de Refinamento Gravitacional. Ele informa Zo que Torg e seus Conselheiros foram executados no ringue por se oporem à substituição da Guarda de Honra, e ele questiona a lealdade de Zo com esses Sangheili e acredita que ele é um traidor do Covenant. Ele também acredita que Zo sabe o paradeiro do Árbitro, e para forçar Zo a confessar, ele tortura um Alto Conselheiro Sangheili usando gravitação localizada para esmagar lentamente seu corpo. Embora Zo insista que não sabe nada sobre o Árbitro, a Exquisite Devotion continua a torturar o Alto Conselheiro, eventualmente esmagando-o até a morte. Exquisite Devotion ordena que Zo prove sua lealdade ao Covenant executando os outros Conselheiros da mesma maneira. Zo se recusa, e Exquisite Devotion ordena que ele morra. Enquanto dois guardas Jiralhanae levam Zo para longe, G’torik e dois outros Sangheili emergem repentinamente através de uma porta de acesso de conduíte de energia e matam os Jiralhanae. Eles escapam com Zo através da câmara de conduíte de energia enquanto Exquisite Devotion e dois Hunters os perseguem. Os Sangheili disparam sobre vários cubos de transmutação que detonam e matam os Caçadores e lançam a Devoção Requintada de seu trono de gravidade. G’torik ataca o profeta e o mata com sua espada de energia. Um Huragok, Sluggish Drifter, ajuda o grupo a escapar para o corredor momentos antes de a sala de conduíte de energia desestabilizada explodir. Eles escapam da High Charity em uma nave de manutenção e seguem para a nave de abastecimento Journey’s Sustenance. Eles saltam via slipspace de High Charity para o sistema Ussan, ele foi escolhido porque é proibido nos sistemas Covenant. Zo Resken reconhece o sistema dos escritos do Profeta da Convicção Interna como o local do impasse entre Ussa ‘Xellus e Mken, e o subsequente ato de suposto suicídio em massa dos Ussans. Zo diz que eles deveriam ficar e explorar o sistema em busca de resquícios da colônia do Refúgiados.
Meses depois, escaramuças entre os ussans e os rebeldes Sede de Sangue se espalham pela colônia. A integridade física da colônia continua degradando; campos repelentes ao redor dos cascos externos começam a falhar, colocando a colônia em risco de colisões de meteoros. Bal’Tol e C’tenz discutem um plano para invadir a Seção Dois, atualmente ocupada pelas forças de ‘Kinsa, para obter as peças do gerador necessárias para consertar os campos repelentes. Enquanto isso, Zo e a tripulação do Journey’s Sustenance procuram no sistema qualquer sinal da colônia Sangheili perdida, enquanto relatórios chegam sobre o desenvolvimento da situação com o Grande Cisma e o novo papel do Árbitro Thel ‘Vadam como o líder dos Sangheili. A tripulação finalmente detecta a colônia dentro do cinturão de asteróides e faz planos para se aproximar.
Bal’Tol supervisiona a missão de invadir a Seção Dois, observando de monitores no Refúgio Primário enquanto C’tenz e dois outros Sangheili, Torren e V’ornik, cortam o casco da seção. No entanto, as tropas de ‘Kinsa perceberam a intrusão e estão esperando do outro lado. Um tiroteio começa e Torren é morto enquanto C’tenz é capturado. V’ornik escapa em um veículo de manutenção, mas o inimigo danifica os motores e o veículo gira no vazio do espaço. ‘Kinsa usa o capacete de C’tenz para transmitir uma mensagem a Bal’Tol, exigindo que ele se renda ou C’tenz será morto. Em vez disso, Bal’Tol o desafia para uma luta flutuante para determinar qual facção controlaria o Refúgio. ‘Kinsa relutantemente concorda.
Zo e sua tripulação observam a escaramuça do sustento da jornada. Eles recuperam o veículo de manutenção com V’ornik, que confirma que esta é a colônia de Ussan. Zo espera que V’ornik possa ajudá-lo a fazer contato com os Ussans e explique como o Sluggish Drifter pode fazer os reparos necessários na colônia. V’ornik consegue entrar em contato com Xelq ‘Tylk, que permite o acesso. Na Seção de Combate, Bal’Tol e seus patrulheiros lutam contra os seguidores de ‘Kinsa na luta flutuante. Bal’Tol quase é morto na luta, mas é salvo por Enduring Bias, que foi restaurado por Sluggish Drifter. ‘Kinsa tenta destruir Enduring Bias com um mec-missiler, mas o AI desvia a explosão e mata ‘Kinsa com um feixe de pulso. Ele então leva Bal’Tol e C’tenz para atendimento médico.
Depois de Enduring Bias ficar do lado do kaidon, a maioria dos rebeldes abaixam suas armas e a ordem é restaurada na colônia após o resto ser suprimido. Bal’Tol faz um discurso para a colônia, anunciando a dissolução do Covenant e sua intenção de reunir a colônia com Sanghelios, dando a seu povo a opção de retornar ao seu mundo natal ou permanecer no Refúgio. Ele também anuncia que Enduring Bias descobriu a causa da doença do sangue, o sintetizador de proteína com defeito, e que, com a ajuda de Sluggish Drifter, eles formularam uma cura e repararam o sintetizador. Mais tarde, Enduring Bias remonta as diferentes seções do Refúgio em uma estrutura circular, facilitando a viagem dentro da colônia. Bal’Tol decide permanecer no Refúgio como Kaidon. Zo também planeja ficar e dedicar o resto de sua vida ao estudo dos abundantes artefatos do Forerunner e da cultura única dos Ussans. No epílogo, vários Ussan Sangheili observam o estado de Zolam em Sanghelios, tendo finalmente retornado à casa de seus ancestrais.
Humanos
San’Shyuum
Sangheili
Huragok
Livro – Halo: Broken Circle
Sites:
Halopedia
Halo Alpha