Entenda porque a série de Halo terá seu próprio universo e não será canônica

Willian Santos, 29 de janeiro de 2022

A relação da série de TV de Halo com o universo canônico da franquia é uma das maiores dúvidas dos fãs desde que ela foi anunciada. Agora que a 343 confirmou que a série terá seu próprio universo, surgem ainda mais questões. Nesta matéria, explicaremos como tudo isso funcionará.

Assim como noticiado no Halo Waypoint, a Silver Timeline é o nome dado ao universo de eventos próprios da série de TV de Halo. Ou seja, a série não será canônica e seus eventos não terão impacto direto com os jogos, livros, HQs e outras séries lançadas anteriormente. O nome vem do Silver Squad, o principal esquadrão de Spartans da obra da Showtime, formado por Vannak-134, Riz-028 e Kai-125 (seria um substituto do Blue Team? Teorias apontam que o Master Chief poderia ser o quarto membro do squad).

A Silver Timeline ainda usará diversos eventos ocorridos na timeline principal da franquia, mas irá se diferenciar dela de “maneiras sutis e também não tão sutis”. Por exemplo, a descoberta da Instalação 04 por Master Chief e Cortana ainda irá acontecer, mas não por coincidência, diferente de Halo: CE.

“Muitos dos mesmos eventos estabelecidos levarão a história aos mesmos lugares e resultados, mas como eles chegam lá parecerão marcadamente diferentes, mas logicamente aos eventos descritos. Isso significa que para os fãs de conhecimento profundo haverá familiaridade e surpresa, mas os recém-chegados acabarão com uma compreensão muito semelhante das origens, ambições e motivações dos personagens, assim como lugares, nomes e ideias.”

Frank O’Connor, diretor criativo da franquia Halo

Em resumo, personagens como Master Chief, Cortana, Halsey, Capitão e Miranda Keys, e outros continuarão a existir com origens e arcos semelhantes, mas ainda com certas diferenças.

A criação da Silver Timeline também permitirá que um novo lado do treinamento dos Spartans-II seja mostrado, agora com a perspectiva moral e ética das pessoas que participaram do projeto, incluindo as crianças e os adultos. Na série, também veremos mudanças de design e potencialmente de história de diversos locais que já conhecemos em Halo, como High Charity — a capital do Covenant —, Reach e outros.

Outro ponto que influenciou na decisão da 343 foram os potenciais novos fãs de Halo. Ao criar uma obra que não precisa ser 100% fiel às dezenas de jogos, livros e HQs já existentes, os produtores têm a oportunidade de abordar eventos da origem de Halo de uma forma que não seria preciso ler livros para entendê-los.

“Eu sempre tenho que lembrar que nem todo mundo que joga Halo leu The Fall of Reach, ou The Thursday War, então quando eu fico animado com a ideia de que Halo é um vasto universo de personagens e aventuras, eu costumo esquecer que fãs hardcore podem não estar cientes da rica história, política e eventos que são bordados nesse universo. Então, é claro que estou animado para compartilhar coisas novas com os dois tipos de fãs, mas também para compartilhar coisas com as quais me apeguei com públicos antigos e novos.”

Frank O’Connor

Em resumo, a série de Halo, ao incluir a Silver Timeline, tem a oportunidade de criar uma nova perspectiva da franquia feita para novos e antigos fãs, pois todos terão a oportunidade de entender a história sem grandes preocupações. Além disso, os produtores e escritores da série — além dos desenvolvedores dos jogos — terão mais liberdade criativa para definir o estilo e os eventos de forma “mais natural”.

Um novo trailer será lançado amanhã (30) por volta das 17:00. Fique ligado na Halo Project Brasil para mais notícias.



Comentários