Foi em 21 de maio de 2013 que a Microsoft finalmente veio a público para anunciar o console que iria suceder o popular Xbox 360. Em uma conferência transmitida no mundo todo, o Xbox One foi anunciado com um grande foco em entretenimento e em outras mídias que vão além dos games, como filmes e séries. Foi justamente neste evento que Steven Spielberg, um dos mais renomados cineastas da história, foi apresentado como o diretor de uma nova série de Halo, um ambicioso projeto que iria passar por altos e baixos. Entre os 9 anos que separaram o anúncio e o lançamento da série, muito aconteceu, e é disso que falaremos hoje.
Foi justamente na E3 2009, evento em que o Kinect foi anunciado — ainda como Project Natal —, que a relação entre Steven Spielberg e o Xbox se mostrava ao público como cada vez mais próxima. Após ser recebido no palco pelo então Head do Xbox, Don Mattrick, Spielberg falou como compactuava e também como estava animado com a proposta da Microsoft de criar um sensor de movimentos para jogos. A partir daquele ano, o foco do Xbox em entretenimento geral cresceu ainda mais, como pode ser visto em todas as conferências da marca nas E3s seguintes, que focaram bastante nas novidades no Kinect e nas funcionalidades do Xbox 360, como ouvir músicas no console.
Com o anúncio do Xbox One em 2013, este foco ficou ainda mais evidente. Cerca de um ano antes, Steve Ballmer, então CEO da Microsoft, contratou Nancy Tellem para dirigir a criação de um novo estúdio do Xbox que não seria de jogos, mas sim de filmes e séries. E foi a partir disso que a série de Halo foi possibilitada, contando ainda com a direção do renomado Steven Spielberg e a produção da empresa e canal de TV americano Showtime.
Então foi no dia 21 de maio de 2013, no evento de anúncio do Xbox, que a própria Nancy Tellem e Bonnie Ross, head da 343 Industries, subiram ao palco para introduzir a série de forma integrada com a proposta do Xbox One. Em seguida, Steven Spielberg apareceu na tela do evento para apresentar o projeto.
“Para mim, o universo de Halo é uma oportunidade incrível de estar nessa interseção, onde tecnologia e a criação de mitos se encontram para produzir algo inovador. E estou incrivelmente animado com a grande jornada em que estamos, os heróis, os mundos e as maravilhas que Halo irá nos levar.”
O anúncio da série animou bastante o público, mas sua produção logo sofreu um duro golpe. Após a má recepção do Xbox One e seu foco em entretenimento, Don Mattrick deixou a divisão Xbox para se juntar à Zynga antes mesmo do lançamento do console. Em 2014, Sattya Nadella, que há pouco havia se tornado o CEO da Microsoft, escolheu Phil Spencer como o novo Head da divisão de jogos da empresa.
Em reunião com seu time, Phil listou três pontos que ele considerava essenciais para salvar o Xbox, que passava por uma crise. Entre eles, estava o fechamento da Xbox Entertainment Studios, o que afetou gravemente a série de Halo. O anúncio foi feito apenas alguns meses após Bonnie Ross, head da 343 Industries, vir a público dizer que a série seria lançada em 2015 junto à Halo 5: Guardians. Obviamente, isso não chegou a acontecer.
A produção da série entrou em um apagão de informações, e novidades não foram divulgadas por meses. Até que em agosto de 2015, o presidente da Showtime, afirmou que “(a série) ainda em está desenvolvimento. Ainda em desenvolvimento muito ativo“. Porém, ao contrário do que muitos esperavam, as informações continuaram escassas por longos quase três anos.
Em junho de 2018, a Showtime mais uma vez veio a público para falar da série de Halo. Mas desta vez, não apenas para sumir logo em seguida, mas sim para dar início a um renascimento. A empresa confirmou que havia feito uma parceria com a Amblin Television, empresa de Steven Spielberg, para produzir a série, que teria um novo showrunner: Rupert Wyatt, que também seria roteirista, e Kyle Killen, que dirigiria alguns dos 10 episódios encomendados. Wyat, entretanto, saiu da produção após menos de um ano de sua chegada e foi substituído por Otto Bathurst. Killen também se retirou eventualmente para ser substituído por Steven Kane, que participou apenas da primeira temporada e não permanecerá para a segunda, que já foi confirmada.
Apesar da data de lançamento prevista anunciada ter sido início de 2019, a série de Halo mais uma vez passou do prazo. Na realidade, as gravações só tiveram início em novembro daquele ano, meses depois da previsão de estreia.
Foi nesta época em que foram revelados diversos membros do elenco de atores, que incluem profissionais reconhecidos, como Pablo Schreiber (Master Chief), Charlie Murphy (Makee), Olive Grey (Miranda Keyes) e outros.
Boa parte das gravações se concentraram na Hungria, que é o segundo país europeu mais procurado para a gravação de séries estrangeiras. Só em 2019, mais de $40 milhões foram gastos na produção e gravação da série, que logo foi interrompida com o início da pandemia da COVID-19. A interrupção perdurou até novembro de 2020, mais de um ano depois do início das filmagens, quando foi confirmada a volta dos atores aos sets.
Mas o encaminhamento do projeto não significa que sua produção se tornou um caminho sossegado a partir daquele momento: outra grande mudança seria anunciada meses depois. A série, que seria exibida apenas nos canais da Showtime, foi anunciada como uma exclusiva do serviço de streaming Paramount+.
Esta parceria, inclusive, teria influência em uma disputa judicial entre Marty O’Donnel, um dos antigos compositores de Halo, e a Microsoft. O músico se viu irritado com o uso do clássico canto de Halo em um comercial do serviço da Paramount, mesmo que ele esteja presente em Halo em diversas outras formas de mídia depois que ele saiu da franquia. A última atualização que temos do caso é que Martin confirmou que buscava explorar a possibilidade de bloquear o lançamento da série com uma ação judicial, mas não há mais novidades desde então.
Voltando um pouco antes, em junho de 2021, diversas imagens do trailer da série de Halo foram vazadas por um misterioso insider, que prometeu também vazar o vídeo completo caso ele não fosse mostrado na E3 — que aconteceria poucos dias depois. Entretanto, ele voltou atrás e decidiu não divulgá-lo.
Foi só em dezembro que, após anos de espera, o primeiro teaser da série foi mostrado ao público no The Game Awards 2021. O curto vídeo de cerca de um minuto, que não revelou muito sobre a trama, foi sucedido quase dois meses depois por um trailer completo, que mostrou mais dos personagens presentes, dos visuais — armadura do Chief, naves, Elites, etc — e também da história. Pouco tempo depois, foi confirmado que o Master Chief irá tirar o capacete e mostrar seu rosto, decisão que gerou debates na comunidade.
Agora, estamos a pouquíssimos dias do lançamento da série e é difícil não olhar para toda essa jornada e não sentir um alívio: depois de quase nove anos, o ambicioso projeto da série de Halo liderado por Steven Spielberg vai ser lançado. Mas será que ele viverá para as expectativas? Só saberemos no dia 24 de março de 2022, quando a série for lançada no Paramount+.
Quer mais conteúdo de Halo? Fique ligado na Halo Project Brasil.