Não importa qual seja a sua opinião sobre a campanha de Halo Infinite, não há como negar que a introdução dos Endless no Universo Halo foi um grande plot twist. A nova raça foi revelada como o maior segredo dos Forerunners, um segredo que permaneceu escondido por milênios sem que quase ninguém em toda a Galáxia soubesse.
Mas qual foi o motivo para eles serem aprisionados e escondidos pelos Forerunners? De onde eles vêm? Eles possuem alguma relação com os Precursores? Vamos teorizar sobre tudo isso nesta matéria.
Os Xalanyn, mais conhecidos como Endless, foram apresentados como uma grande e misteriosa ameaça. Pouco se sabe sobre sua origem, mas alguns indícios sobre a ancestralidade desses aliens já apareceram em Halo Infinite e no Universo Expandido.
Nesta matéria, vamos teorizar especificamente sobre como os Endless surgiram e de onde eles vieram. Afinal, as respostas para esta pergunta são essenciais para entender quais são os objetivos desta misteriosa espécie. Por que os Endless foram descobertos apenas após o disparo dos Halos? Por que eles não foram catalogados antes?
Em futuras matérias, iremos focar em outros tópicos, como as misteriosas habilidades relacionadas ao controle do tempo que os Endless parecem possuir.
É importante lembrar que a quantidade de informações sobre eles ainda é escasso e, por isso, a maior parte do que vamos discutir será baseado em teorias e especulações. Algumas das possibilidades que vamos levantar têm uma chance maior de estarem corretas, enquanto outras podem soar improváveis ou até absurdas na visão de alguns leitores. Ao mesmo tempo em que esta matéria te deixe com algumas dúvidas e perguntas, também é possível que você adquira uma nova visão sobre o universo Halo ao terminar de lê-la. Afinal, é importante que os fãs de Halo sempre considerem todas as possibilidades.
E por ter essa proposta em mente, esta matéria não irá ignorar nenhum possível cenário sobre a origem dos Endless.
Antes de iniciar a teoria, vamos fazer um breve resumo do que sabemos sobre eles. Em 97,368 AEC, a monitora do Zeta Halo descobriu os Endless. Isso deveria ser impossível, já que estamos falando do período logo após o disparo dos Halos. Ou seja, toda forma de vida senciente na Via Láctea que não estivesse protegida — como o Ur-Didact em Requiem — deveria estar morta. Ainda mais intrigante é o fato que esta espécie nunca havia sido catalogada antes.
Eventualmente, os Forerunners os condenaram ao exílio no Auditório Silencioso por serem considerados uma ameaça às outras espécies recém reintroduzidas na Galáxia. Além disso, os Forerunners queriam estudar sua natureza e descobrir seus segredos. Para saber mais da história dos Xalanyn, confira nossa matéria sobre eles.
Entender como os Xalanyn sobreviveram aos Halos e o porquê deles terem sido encontrados apenas após o disparo dos anéis é vital para compreender sua real ameaça. Existem diversas teorias que tentam explicar sua suposta imunidade aos anéis.
Uma delas diz que tudo isto pode ter sido planejado. É possível que os Endless tenham sido propositalmente guardados e escondidos em seu planeta, sob algum tipo de proteção ao disparo dos Halos — semelhante aos planetas escudos como Requiem e Onyx. Assim, o disparo os faria despertar em uma galáxia com os Forerunners extintos. Mas quem teria planejado tudo isso? Teriam os Precursores criado esta espécie antes de serem extintos, como uma última e inteligente resposta para deter os Forerunners?
Há ainda a possibilidade dos Endless serem realmente imunes ao disparo dos Halos e a explicação para tal ser a composição biológica da espécie. Na próxima matéria, falaremos mais a fundo sobre isso e como esse aspecto se relaciona com a suposta habilidade de controlar o tempo que eles possuem.
Halo: Primordium deixa implícita a possibilidade de que alguns Precursores fugiram para “além do alcance” e a “criação continuou”. Esta informação foi notada pelo canal Halo Canon. Além do alcance poderia se referir fora da galáxia Via Láctea, onde pouquíssimo se sabe sobre o que existe no universo Halo. E “criação continuou” poderia se referir à criação de novas espécies além da nossa galáxia, o que talvez poderiam ser os Endless.
Poderiam, então, os Xalanyn serem nativos de outra galáxia e por isso nunca foram descobertos antes? Esta poderia ser a razão pela qual eles não foram mortos pelo Halo, já que eles estariam fora da galáxia? Afinal, os Precursores possuem a habilidade de viagens intergalácticas e já semearam outras galáxias além da nossa. Eles sequer são nativos da Via Láctea, na verdade.
Por outro lado, caso os Endless sejam nativos da Via Láctea, ainda existe a possibilidade deles terem sido criados pelos Precursores como contramedida aos Forerunners.
Os Endless serem uma criação dos Precursores poderia explicar porque a Harbinger repetidamente fala sobre as “mentiras dos Forerunners”. Afinal, um dos maiores segredos que os Forerunners esconderam até mesmo do resto de sua espécie foi que eles foram os responsáveis por matar os Precursores — seus próprios criadores — e tomar o Manto da Responsabilidade pela força. Até mesmo seu título de “Harbinger” (que é o único nome que sabemos dela) parece girar em torno da ideia de revelar uma verdade que vai contra as mentiras dos Forerunners.
“As mentiras dos Forerunners chegaram ao fim. Eu sou a Harbinger (Arauto) da verdade.”
Como teorizado pelo canal Installation00, os Endless talvez até mesmo possuam uma relação profunda com os Precursores. Ao analisar a armadura da Harbinger, é possível ver em seu capacete um símbolo que se assemelha bastante ao símbolo de Reclaimer. Devemos lembrar que os Reclaimers são aqueles escolhidos para assumirem o Manto. Isto poderia indicar que, na realidade, os Precursores poderiam ter escolhido os Xalanyn para serem os guardiões do Manto da Responsabilidade — por outro lado, já é fato conhecido em Halo que os humanos haviam sido anteriormente escolhidos como os Reclaimers pelos Precursores, o que poderia contradizer esta teoria.
Esta teoria fica ainda mais forte ao notarmos que a enciclopédia oficial de Halo, lançada em 2022, traz a informação que os Endless possuem uma misteriosa e peculiar relação com o Tempo Vivo. Mas o que vem a ser o Tempo Vivo? De acordo com as poucas informações que possuímos, se trata de um conceito no qual o Manto da Responsabilidade é baseado. Esse conceito filosófico dita que o tempo é como uma ligação infinita de linhas no qual seres individuais também poderiam ser ligados uns aos outros, em um conceito semelhante ao destino. Ele também era de grande importância para os Precursores e poderia explicar melhor a visão deles sobre o universo.
O que muitos não sabem é que a Harbinger já disse uma frase exatamente igual a uma das falas do Gravemind. Deve-se lembrar que o Flood foi uma criação indireta dos Precursores após serem atacados pelos Forerunners.
“Silêncio. Eu vou falar e você vai ouvir.” (Quiet, I shall talk and you shall listen).
Em Halo 2, o Gravemind diz:
“Agora eu vou falar e você vai ouvir”. (Now I shall talk and you shall listen).
Ainda é teorizado que as últimas gerações de Forerunners influenciaram a evolução humana e sua ascenção como Reclaimers propositalmente, para assim impedir os Endless de assumirem o controle da Galáxia. Em Halo 4, por exemplo, a Librarian diz explicitamente que a existência do Master Chief foi meticulosamente planejada pelos Forerunners. Portanto, se os humanos assumirem o Manto, os Forerunners continuariam a ter certo controle sob a Via Láctea e seu destino, mesmo após terem sido extintos.
“O grande medo do Forerunner foi entendido como o Grande Parasita. O Flood. Um flagelo que quase acabou com tudo. Agora acredito que essa hipótese está incorreta. O maior medo deles é… era… perder o poder. O medo de um mestre que se tornaria um escravo“, disse Despondent Pyre.
Quando Despondent Pyre falou sobre cometer os mesmos erros do passado, ela se referia a deixar o Manto da Responsabilidade fora das mãos de seus verdadeiros guardiões?
“Estamos todos fadados a repetir os pecados do passado?“
Um argumento contra esta teoria seria o fato de que os Forerunners descobriram a existência dos Endless apenas anos depois do fim da guerra contra o Flood. Porém, isto não é necessariamente verdade. Em Halo Infinite, a própria Despondent Pyre se questiona se seus criadoras haviam escondido os Xalanyn dela. Então existe a possibilidade de que os Forerunners não catalogaram a espécie propositalmente.
“Como isso pode ter acontecido? Como poderíamos não saber disso até agora? Xalanyn. Uma espécie anteriormente não catalogada. Xalanyn. Um problema que deve ser resolvido. Meus criadores sabiam deles? Como eles poderiam ter escondido isso de mim?”
A monitora do Zeta Halo decidiu se isolar no Conservatório após sentir grande culpa e vergonha pelo aprisionamento dos Endless. Mas talvez esta vergonha não venha apenas de um simples ato de injustiça, até porque sabemos que os Forerunners cometeram vários, assim como os monitores de suas instalações.
Mas, e se o sentimento de culpa que assombra a Monitora por este ato de injustiça se deva, na verdade, a um objetivo muito mais sombrio e enganoso por trás dessa decisão?
O próprio Grand Edict, um dos responsáveis por condenar os Endless, falou que aprisioná-los era preciso para preservar a “verdade dos Forerunners”. Estaria ele se referindo a isto?
“Hoje fazemos o que é necessário para manter a ordem. Para preservar nossa verdade. O tempo vai esquecer que eles existiram“.
Esta teoria também explicaria muitas das falas da Harbinger direcionadas ao Master Chief.
“Eu anuncio um glorioso renascimento! A correção de um erro terrível!”
“O que me diferencia de você, Spartan… é a justiça.”
“Você é uma criança, lutando por uma causa que mal entende!”
Curiosamente, a Harbinger se refere ao Master Chief como Reclaimer em diversas ocasiões. O mesmo não ocorre quando os Banidos se referem a ele, por exemplo. O que mostra que ela entende o que significa ser um Reclamante do Manto da Responsabilidade e o destino destes escolhidos. Inclusive, ela até mesmo diz que Master Chief, um Reclaimer, “não é o futuro”.
“Eu conheço você, Reclaimer. Mas ouça isto: você não é o futuro.”
Além disso, ela também usa o termo Reformation — o processo de auto-reconstrução do Zeta Halo — de forma semelhante a como Reclamation/Reclamação (do Manto) é usada, especialmente em Halo 4.
“Por que você luta contra o inevitável? A ordem se aproxima. A Reformation/Reforma é apenas um novo começo.”
Em Halo 4, Didact diz:
“A Reclamação/Reclamation… já começou. E não temos esperança de pará-la”
Em Halo Infinite, a Harbinger diz:
“A Reformation começou. Nada pode pará-la.”
Claro que as semelhanças, até então, se limitam ao jogo de palavras. Mas não é absurdo imaginar que a 343 poderia estar brincando com a formação das frases de forma proposital. Afinal, basicamente nada em Halo é por acaso.
Mesmo que partes destas teorias não estejam certas, os pontos, indícios e falas que aqui apresentamos podem ser de grande valor para que os fãs formulem novas teorias. Qual seria a tal verdade da Harbinger? Por que vemos um símbolo semelhante ao de Reclaimer em seu capacete? O que os Forerunners realmente queriam esconder?
Outra teoria é a que pergunta: teriam os Endless sido criados pelos Precursores antes mesmo dos Forerunners? Afinal, quando o Master Chief interage com um dos misteriosos artefatos circulares do Zeta Halo, a IA A Arma diz que existiu uma civilização que habitou o anel antes mesmo dos Forerunners.
“Há evidências de que uma civilização inteira já habitou este Anel. Mas… não Forerunner. Mais antigo. Diferente.”
Na realidade, as próprias relíquias espalhadas pelo anel são mais velhas que os Forerunners, segundo a monitora Despondent Pyre.
“Essas runas são anteriores a mim. Mais velho que os Forerunners.”
É importante ressaltar que o Zeta Halo não é, originalmente, da formação atual de sete anéis. Na realidade, ele fazia parte de uma formação antiga de Instalações que foram destruídas, restando apenas ele. Na primeira Matriz Halo, existiam 12 anéis e a Instalação 07 era chamada de Gyre 11. Ela possuía 30 mil quilômetros de diâmetro, mas passou a ter apenas 10 mil após um ataque sofrido durante a Guerra contra o Flood.
Como os Endless poderiam ter habitado o Zeta Halo e como as relíquias presentes na superfície do anel seriam mais velhas que os Forerunners continua a ser um grande segredo. É provável que a revelação das explicações para tais fatos seja um plot twist ainda maior.
Além disso, é deixado implícito que tais artefatos podem ser de origem Xalanyn.
“Esses dados são estranhos. Nem tenho certeza se tudo isso é Forerunner, estritamente falando. As vertentes deste código são mais antigas que o próprio Zeta Halo. Possivelmente mais velho que os próprios Forerunners. Por tudo o que sabemos sobre eles, há muito que não sabemos.”, disse A Arma.
Em outro momento de Halo Infinite, é dito que os dados de um artefato incluem informações sobre todos os anéis Halo.
“Bem… Há informações armazenadas aqui sobre todos eles (anéis Halos). Memórias… Dados… Deliberados… Fraturados. Tanta história. Nada claro.”
Mas por quê? Qual seria a verdadeira ligação entre os Endless e as Instalações Halo? Que histórias “fraturadas” os artefatos escondem sobre as os anéis? Existe uma revelação ainda maior sobre a verdadeira origem dos Halos que os Forerunners escondem?
Em uma futura matéria, iremos teorizar mais sobre estes artefatos e seus segredos.
Entre todos os trechos da teoria, este talvez seja o mais provável de se provar verdadeiro. Despondent Pyre registrou em suas notas que o Zeta Halo foi movido para a órbita do planeta dos Endless durante o encontro desta espécie com os Forerunners.
Em Halo: Point Of Light (2021), uma informação fundamental para esta teoria foi revelada. Neste livro é dito que todos os anéis Halos orbitam planetas gasosos, para assim evitar que novas civilizações se instalassem próximas aos anéis. Porém, é revelado no livro que a Instalação 07 é o único Halo que orbita um planeta rochoso, onde a vida seria possível.
Por qual razão o Zeta Halo seria o único anel a orbitar este tipo de planeta? A resposta pode estar nos Endless. Sim, o planeta que vemos na cena pós-créditos de Halo 5 e no início de Halo Infinite pode ser o planeta natal (ou colonizado) dos Endless.
Esta poderia ser uma das razões pela qual Cortana, em seus últimos milésimos de vida, decidiu transportar o Zeta Halo para uma localização desconhecida. É possível que, com toda sua inteligência e raciocínio incrivelmente rápido, ela supôs que os Endless seriam encontrados e libertados cedo ou tarde. Porém, se o anel estivesse longe de seu planeta natal, a Harbinger teria dificuldades em achá-lo e talvez recuperar tecnologias, armamentos e naves que estivessem no planeta.
Devemos lembrar que também podem haver outras razões para sua decisão. Por exemplo, a de evitar que os Banidos chamassem por reforços.
Levantamos aqui diversas teorias de diferentes tipos. Algumas podem estar completamente certas, enquanto outras podem estar apenas parcialmente corretas ou até totalmente erradas. O importante é analisarmos todas elas e imaginar sobre o que a 343 guarda para o futuro de Halo.
Não duvidem de que os Endless estão sendo planejados há anos — e talvez há mais de uma década. A 343 Industries possui um time de escritores que se dedicam justamente a escrever o futuro da franquia Halo não só para o próximo jogo ou livro, mas para anos e anos no futuro. Talvez até mesmo a Bungie já poderia ter deixado indícios dos Endless muito tempo antes na história da franquia. Mas isto é um assunto para as próximas matérias!
Para mais contéudo sobre Halo, fique ligado na Halo Project Brasil.