Bassus é um dos chefes Brute dos Banidos em Halo Infinite. Um dos principais guerreiros sob o comando de Escharum no Zeta Halo, Bassus já possuía uma longa história de envolvimento em conflitos contra a humanidade, quando ainda fazia parte do Covenant.
Em Halo Infinite, o personagem é apresentado como um dos chefes principais a serem enfrentados. Em um momento crítico da história, Bassus enfrentou o Master Chief na batalha da Instalação 07.
Bassus nasceu em Teash em 9 de março de 2475. Eventualmente, assim como a maior parte de sua espécie, ele se juntou ao Covenant quando a aliança alien recrutou sua espécie em 2492.
No Covenant, Bassus se destacou por sua força física e crueldade, que compensavam sua falta de pensamento estratégico. Com o tempo, sua eficiência em campo o fez ser promovido para Chieftain, posição na qual ele liderou diversos ataques em colônias humanas durante a guerra.
Em 2530, ocorreu o Cerco de Dwarka, nome dado à invasão do Covenant na colônia exterior humana Dwarka. Durante o conflito, Bassus saqueou casas humanas em áreas residênciais e usou os cadáveres humanos como uma forma de desmoralizar as forças da UNSC.
Em 2549, Bassus participou do ataque à colônia humana Kroedis II, servindo na frota liderada por Thel’Vadamee (que eventualmente se tornaria o Árbitro). O Brute, porém, já vinha se mostrando cada vez mais insatisfeito com a manipulação do Covenant, o que o levou a assassinar um Profeta menor em algum momento do confronto. Bassus culpou as forças da UNSC pela morte do Profeta e, por fim, o planeta humano acabou vidrificado como punição pela morte do San’Shyuum.
Movido por sua insatisfação com o Covenant, Bassus se juntou aos Banidos. Na facção de Atriox, ele normalmente era livre para exercer suas práticas violentas.
Em 2559, Bassus estava na frota Banida que chegou à Instalação 07 e derrotou a frota humana liderada pela UNSC Infinity. Após a humanidade ser deixada em larga desvantagem e a morte de Cortana, os Banidos dominaram o Zeta Halo. Um dos objetivos da facção no anel seria encontrar os Endless. Após descobrirem a Harbinger em 2560, eles passaram a procurar pela monitora Despondent Pyre, que estava auto-isolada no Conservatório. O objetivo seria usá-la para ativar o processo de reforma da Instalação e assim torná-la operacional novamente. Para chegar lá, os Banidos iniciaram uma operação de escavação.
Eventualmente, Bassus foi escolhido para proteger o local desta operação chamado de Novem.
Em 28 de maio de 2560, o Master Chief chegou a Novem seguindo uma pista dada pelo Spartan Hudson Griffin. Liderados por Bassus, os Banidos usaram o laser de escavação da operação para montar uma armadilha e matar o Spartan.
Felizmente, auxiliado pela Arma, Chief não foi atingido e conseguiu desativar o laser após derrotar as tropas inimigas. Porém, em um momento de desantenção, o Spartan foi emboscado pelo Chieftain, que aproveitou a oportunidade para se aproximar dele sem ser notado.
Após proferir um feroz grito, o Brute tentou atacar John com seu martelo.
Ao fim da batalha na torre de controle do laser de escavação, Bassus acabou morto por John-117.
Halo Infinite
Livro Halo Encyclopedia 2022