É hoje! Tudo que você precisa saber antes de jogar o novo modo Firefight de Halo Infinite!

Sávio Xavier, 5 de dezembro de 2023

Anunciado junto com o nome e data de lançamento da Season 5 do Multiplayer, o modo Firefight: King of the Hill (Tiroteio: Rei da Colina) será finalmente lançado para Halo Infinite após anos de espera e pedidos constantes dos jogadores. E para comemorar a adição desse modo tão esperado pelos fãs de Halo, a HPB trouxe essa matéria especial com todas as informações e detalhes liberados até agora pela 343 Industries sobre o modo Firefight.

Mas antes, confira o trailer oficial da atualização e entre no clima com a gente:

A história do modo Firefight

Um pedido antigo dos jogadores fiéis de Halo Infinite que sentiam falta de modos PvE e cooperativos no título mais recente da 343 Industries, o modo Firefight (ou Tiroteio em Português) apareceu pela primeira vez no spin-off Halo 3: ODST, lançado pela Bungie em 2009. Nessa versão, o modo se assemelhava mais aos jogos de sobrevivência de horda, em que 4 jogadores devem utilizar todas as armas e equipamentos do sandbox para sobreviver a ondas de inimigos cada vez mais difíceis.

O modo fez tanto sucesso que retornou ainda mais refinado em Halo Reach, passando a fazer parte do matchmaking e recebendo diversas opções de customização das partidas e objetivos. Após Halo Reach, Firefight retornou em Halo 5 como uma variante do modo Warzone (Zona de Guerra), em que os jogadores utilizavam veículos e armas poderosas adquiridas por meio dos Pacotes REQ para lutar contra 5 ondas de inimigos Covenant ou Promethean.

Mas não foi apenas nos jogos da série principal que o modo Firefight se fez presente. Inovando no gênero de estratégia em tempo real, Halo Wars 2 contou com as versões Blitz Firefight e Terminus Firefight em seu multiplayer, finalmente trazendo de volta o Flood como inimigo após um longo período em que o parasita esteve ausente dos jogos.

Firefight: King of the Hill em Halo Infinite

Para aqueles que nunca jogaram o modo Firefight antes, este um modo de jogo completamente cooperativo e PvE, ou seja, os jogadores jogam exclusivamente contra a IA, e não uns contra os outros.

Na nova versão desse clássico modo multiplayer, até 4 jogadores enfrentarão ondas de inimigos dos Banidos presentes na Campanha de Halo Infinite, incluindo chefes como o Elite Chak ‘Lok e o Brute Escharum, e até mesmo os “mini-chefes” espalhados pelo Zeta Halo, como Bipbap, o Destruidor.

Como na versão comum do modo Rei da Colina, uma zona de conquista (colina) será gerada no mapa ao início da partida. A missão dos jogadores é ocupar essa zona e impedir que os inimigos a capturem primeiro. À medida em que os jogadores derrotarem as hordas atacando a colina, os inimigos ficarão progressivamente mais difíceis, com Grunts, Jackals, Elites e Brutes subindo de ranque.

A partir de certos pontos na captura da colina pelos jogadores, as ondas de inimigos começarão a ser lideradas por chefes ou mini-chefes. O time marca o ponto quando derrota o último inimigo da horda liderada pelo chefe e termina de capturar a colina. Como nas outras versões do Firefight, após a captura de uma destas zonas, os jogadores terão um pequeno intervalo para procurar munição, armas e equipamentos pelo mapa, antes que a nova colina apareça em um novo local e ciclo recomece.

Diferente do modo em Halo 5, o Firefight de Halo Infinite não tem limite de tempo. Nos modos disponíveis no matchmaking, serão geradas 5 colinas por partida e o time vence caso capture no mínimo 3 delas.

O Firefight: King of the Hill não contará com o sistema de vidas que as versões originais de Halo 3: ODST e Halo Reach possuem. Em Halo Infinite, caso um jogador seja derrotado, ele deve aguardar um tempo longo até “renascer” ou ser revivido por outro jogador. Se todos os integrantes da esquadra morrerem, a partida termina automaticamente. Para os jogadores que quiserem uma experiência clássica, a 343 preparou diversos modos de jogos personalizados (Custom Games) que permitem que os jogadores criem lobbies e partidas com regras idênticas ao do modo Firefight original.

Por fim, a última mudança feita pela 343 para esta versão do modo Firefight foi sobre o funcionamento das Caveiras, que não seguem mais uma ordem fixa de ativação. De acordo com as informações do Waypoint, as regras para as caveiras são:

  • Se um time marca um ponto e nenhum jogador morreu para marcá-lo, uma Caveira será ativada de forma semi-aleatória para a próxima colina;
  • Caveiras são cumulativas ao longo da partida e você pode continuar as ativando enquanto estiver marcando pontos sem que nenhum jogador morra;
  • No matchmaking, o limite máximo de Caveiras ativas em uma partida é 4, para a última colina;
  • A série de Caveiras pode ser perdida. Perder uma colina para os Banidos desativará a Caveira recebida pelo ponto anterior;
  • As Caveiras sorteadas respeitam um critério de dificuldade, ficando progressivamente mais difíceis ao decorrer do jogo.

A lista de Caveiras que podem ser ativadas durante a partida são:

  • Nevoeiro – desativa o rastreador de movimento
  • Pega – Os inimigos lançam e dropam mais granadas
  • Fome – as armas deixadas pelos inimigos têm metade da munição que normalmente teriam
  • Tempestade – sobe a maioria dos inimigos para o próximo ranque
  • Mítico – a saúde dos inimigos aumenta consideravelmente
  • Olho roxo – seus escudos só recarregam quando você ataca os inimigos corpo a corpo

Há ainda uma lista de Caveiras que têm uma pequena possibilidade de serem ativadas no início de um round:

  • Boom – dobra a área das explosões
  • Cowbell – a aceleração das explosões é aumentada
  • Festa de aniversário Grunt – Tiros na cabeça dos Grunts ganham efeito de festa
  • Bandana – concede munição e granadas ilimitadas e remove o tempo de recarga dos equipamentos
  • IWHBYD – diálogos de combate raros tornam-se mais comuns e vice-versa

Progressão do Passe de Batalha e XP

Jogar o modo Firefight por meio do matchmaking gera uma pequena recompensa de XP para os jogadores apenas por jogar, mas os jogadores podem receber XP adicional por ganharem as partidas e por conquistarem a quarta e quinta colina em uma mesma rodada. Derrotar os inimigos atacando a colina gera XP para a Pontuação Pessoal do Ranking de Carreira, e cada Caveira ativada aplica um bônus sobre essa pontuação.

Mapas

Seguindo a tradição da Bungie, a 343 trouxe inicialmente para o modo Firefight uma seleção de 9 mapas, sendo 3 criados por membros da comunidade usando a ferramenta Forja, 5 mapas já presentes na rotação do multiplayer, e o mapa Casa da Reconciliação, vindo diretamente da Campanha de Halo Infinite. Veja a lista completa com os nomes de cada mapa:

  • Casa da Reconciliação
  • Behemoth
  • Deadlock
  • Launch Site
  • Live Fire
  • Oasis
  • Exiled (criado por Epetr0, SandoChokUN)
  • Kusini Bay (criado por Mr Kwatz)
  • Vallaheim (criado por HaiseOz)

Quando vai estar disponível

O modo Firefight de Halo Infinite será lançado hoje, dia 5 de dezembro, às 15 horas do horário oficial de Brasília, junto com o “Update de Dezembro”, que trará diversas outras mudanças, correções e melhorias para o jogo.

Ansioso para jogar Firefight em Halo Infinite com os seus amigos? A HPB organiza semanalmente a Halo Night, em que integrantes do nosso time conversam e jogam Halo Infinite com seguidores em um grupo da Xbox Live. Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e venha jogar com a gente!

Fique ligado nas redes sociais da HPB e seja sempre o primeiro a saber de todas as novidades do Universo Halo.



Comentários