Gamescom Latam 2024: confira a experiência da HPB e o que rolou na primeira edição do evento no Brasil

Halo Project Brasil, 8 de julho de 2024

Em 2023 a Omelete Company anunciou que a BIG festival, sua própria feira de games, iria se transformar na Gamescom Latam em 2024. Uma parceria entre a Omelete Company, o governo do estado de São Paulo e a Koelnmesse – dona da Gamescom – tornou esse acontecimento possível. Desde o anúncio, muitas expectativas foram criadas sobre o evento, afinal a Gamescom é a maior feira de games do mundo atualmente e ver uma edição da feira acontecendo no Brasil era muito animador. Mas afinal, as expectativas foram atendidas? Qual foi a participação do Xbox no evento? E como fica o legado da BIG Festival?

A primeira edição da Gamescom na América Latina aconteceu nos dias 26 e 30 de junho e a HPB esteve presente no dia 29 e essas foram as nossas impressões.

As opiniões contidas nesta matéria representam a visão do autor e não, necessariamente, as da Halo Project Brasil.


Começando pelo tamanho, que foi relativamente pequeno, o maior espaço era ocupado pela Nintendo que trouxe “The Legend Of Zelda Tears Of The Kingdom”, “Super Mario Bros. Wonder” e alguns jogos indies brasileiros. Todos os outros estandes de outras publishers foram bem menores.

A Ubisoft trouxe “XDEFIANT” para ser jogado em multiplayer no evento e um espaço tematizado de “Assassin’s Creed Shadows” para fotos. A EPIC Games Brasil trouxe diversos modos de “Fortnite”, “Horizon Chase 2” e realizou uma competição de Fornite Festival ao vivo no evento que foi bem divertido. Já a Bandai Namco disponibilizou sua recém-lançada expansão Shadow Of The Erdtree para o souls mais recente da From Software, “Elden Ring”, e uma área para fotos com cosplayers de personagens do jogo. Outras publishers como a Square Enix e a Sega tiveram participações menores no evento.


Tivemos um estande modesto da ID@Xbox. Entre os jogos mostrados, estavam títulos com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024 e jogos lançados recentemente que fazem parte do programa de indies do Xbox. “SOPA” é um dos jogos que estavam no evento. O jogo tem inspiração direta em filmes do renomado diretor Hayao Miyazaki e vai ser lançado nas plataformas da Microsoft diretamente no Game Pass. “Flock”, jogo da Annapurna, que também está confirmado para ser lançado diretamente no Xbox Game Pass também estava disponível no evento. “Dungeouns of Hinterberg” é mais um dos jogos encantadores que está com data marcada para 2024 e que será lançado diretamente no Xbox Game Pass.


Dentre os jogos já disponíveis, “Little Kitty Big City”, “Hypercharge: Unboxed”, “Balatro” e “Willy’s Wonderland” – marcaram presença no evento. Entre esses citados, “Little Kitty, Big City” é o único que está disponível no Xbox Game Pass.

Também tivemos a presença agradável de dois jogos brasileiros que fazem parte do programa ID@Xbox. “Shy Dogs Hidden Orchestra” e “Irmão do Jorel e o Jogo mais Importante da Galáxia”. Ambos estavam disponíveis no evento, mas não estão no catálogo do Xbox Game Pass.

Saindo da área indie, vale a pena mencionar que a parceria da Xbox com a Sega continua forte e isso pôde ser visto na Gamescom Latam onde o novo jogo da Atlus, “Metaphor Re Fantazio”, estava rodando no Xbox Series X. Metaphor estava com uma das maiores filas do evento. Eu mesmo demorei 2 horas para conseguir jogar a nova IP da Atlus, que parece ótima por sinal. “Metaphor Re Fantazio” não estará no Game Pass no lançamento, mas todo seu marketing está sendo feito junto com o Xbox. O jogo tem data de lançamento atual marcada para 11 de outubro de 2024.

Dentro da Gamescom Latam ainda havia uma grande área dedicada à premiação da BIG Festival, onde diversos jogos de vários países diferentes estavam disponíveis para os presentes na convenção. O público podia votar em vários títulos que estavam disputando o prêmio de “Jogo mais popular do evento”.

Também se apresentaram no palco algumas pessoas relevantes do mercado de games no Brasil como Tiago Leifert e BRKsEDU. Os E-sports estiveram presentes com um palco exclusivo para as competições.


A primeira edição da Gamescom Latam foi modesta, com uma área bem pequena para um evento desse tamanho e a falta de muitas publishers relevantes contribuiu para a sensação de vazio. Mais um evento de games acontece no Brasil, e mais uma vez as gigantes da indústria parecem não demonstrar muito interesse em participar desses eventos. Tanto o Xbox quanto o Playstation tiveram participações quase nulas durante a Gamescom Latam.

Confesso que ver o nome da Gamescom aqui no Brasil e poder ter participado disso foi bem legal e, no geral, foi uma boa feira, que tem muito potencial para crescer, mas esta edição ainda não foi o grande evento necessário para fazer justiça ao nome Gamescom. Com um apoio forte do Governo do Estado de São Paulo e um nome de peso na indústria como o da Gamescom, acredito que o evento pode se tornar a experiência definitiva de uma feira de games no Brasil.

A próxima edição já tem local e data confirmada, acontecendo durante os dias 30 de abril a 4 de maio de 2025 no Espaço Anhembi.


Matéria e fotos por Rennan Rodrigues.
Revisão Sávio Xavier.



Comentários