Você sabe como termina: por trás do desenvolvimento de Halo Reach

Leonardo Resende Costa, 14 de julho de 2024

Introdução

Em 7 de Julho de 2007, a Bungie se tornou uma entidade independente, não mais uma propriedade da Microsoft. Assim, a única coisa que a mantinha atada à empresa era um contrato, que exigia um jogo para cobrir o tempo entre o lançamento de Halo 3 e o lançamento de Halo 4, pela 343 Industries. E o que interessava a Bungie era o desenvolvimento de Destiny, sua nova IP.

Fazendo valer a pena

Halo 4 – eventualmente Reach – foi assumido por Marcus (Lehto) como líder do projeto. Não sei como a decisão foi tomada, mas conceitualmente lembro de ter falado sobre não continuar a história de Master Chief. Seria uma prequela de Halo. Então íamos terminar nossa corrida no Halo sem qualquer necessidade de descobrir o futuro do Chefe.

E já sabíamos que havia uma história sobre (a colônia humana de) Reach, e Reach é como o Titanic, onde todo mundo morre. Então, lembro-me de dizer: “Tudo bem, todo mundo que joga esse jogo sabe que todo mundo morre”. Mas Titanic ainda foi um filme realmente convincente, mesmo sabendo que o barco afunda – você não espera que ele não afunde. Então essa era a filosofia em torno do Reach.”

Martin O’Donnell

Tal como em Titanic, a história de Reach era essencialmente trágica. Grande parte dos fãs consideram o jogo o ápice da franquia, o qual é justamente o ultimo título da Bungie. Após desenvolvimentos conturbados pela ambição ou pacificados por pragmatismo, o estúdio era definido por uma frase do próprio jogo:

Diga para eles fazerem valer a pena

Jorge-052

Assim, Halo: Reach era basicamente Halo 4 sem o número. Haveriam mais armas, mais veículos, mais mapas, um forge melhor e a maior história da franquia. Ainda assim, a maior preocupação dos desenvolvedores era Destiny.

Contingência de Inverno

A história de Reach não foi somente inspirada em Titanic, mas também nos filmes “O resgate do soldado Ryan” e “Sete homens e um destino”, adotando um estilo mais sombrio. Além dessa mudança, o militarismo já presente se tornou mais exacerbado e o Covenant se tornou uma facção indecifrável de alienígenas, uma vez que sequer falam inglês. Na gameplay, o jogo inseriu habilidades, o sprint e classes. Todos esses elementos são influência de Call Of Duty, que havia desbancado Halo no título de FPS mais popular em 2007. Se quiser saber da relação entre Halo e Call Of Duty ao longo da história, você pode ler aqui.

“Eu sei que estamos perdendo. Quero saber se já perdemos”

O desenvolvimento instável do jogo degringolou poucos meses antes do seu lançamento devido ao lançamento de um teste aberto para os jogadores. Entre os dias, em que se verificaram vários bugs e problemas de balanceamento. No modo invasão, por exemplo, o time dos elites tinha 60% de chances de derrotar os spartans. Quanto a bugs, iam desde assassinatos no lugar errado ao fechamento inesperado do jogo. No período posterior à Beta, os desenvolvedores da Bungie precisaram se esforçar muito para garantir um lançamento sem nenhum bug.

Compilação de glitches na Beta de Halo Reach

Lançamento

Em 14 de setembro de 2010, Halo Reach foi finalmente lançado. O jogo vendeu mais de 9 milhões de cópias até 2015 e obteve notas altíssimas pela crítica.

Reach foi a melhor experiência para mim, pessoalmente. E não foi só porque eu estava conduzindo esse projeto – na verdade, instituímos boas práticas sobre como construir um jogo e como manter uma equipe feliz do ponto de vista moral. Tínhamos uma liderança clara e uma produção clara. Redefinimos a produção de uma forma que se tornou uma ferramenta criativa de resolução de problemas para o estúdio, em vez de apenas um macaco de agendamento e um caçador de sanduíches como eram antes. Portanto, há todos os tipos de coisas que finalmente se uniram e se juntaram a esse projeto.

Marcus Lehto

No entanto, esse era o fim de Halo, ao menos para a Bungie. No ano seguinte, a remasterização de Halo: Combat Evolved seria lançado pela 343 Industries, estúdio fundado pela Microsoft para desenvolver os próximos jogos da franquia. Em 2012, a nova empresa iria lançar Halo 4, seu primeiro jogo completamente original, o qual continuava a saga do Master Chief.

Referências

https://www.popularmechanics.com/culture/gaming/a6117/how-halo-reach-was-created-insiders-guide/
https://www.vice.com/en/article/xwqjg3/the-complete-untold-history-of-halo-an-oral-history



Comentários