Cace a verdade: por trás do desenvolvimento de Halo 5

Leonardo Resende Costa, 5 de outubro de 2024

Introdução

Após o lançamento de Halo 4 e sua recepção ambígua, a 343 industries se preparava para a sequência da sua nova saga. Em um novo console, o Xbox One, os desenvolvedores podiam se aproveitar das novas tecnologias e capacidades do hardware para o desenvolvimento de Halo 5. No entanto, antes disso, houve o lançamento de outro título da franquia.

Um lugar para ativar os outros Halos

Em 11 de novembro de 2014, 10º aniversário de Halo 2, Halo: The Master Chief Collection foi lançado para Xbox One. A coletânea contava, inicialmente, com os jogos Halo: CE Anniversary , Halo 2 Anniversary, Halo 3 e Halo 4. A remasterização do segundo título, a qual era o principal motivo da existência da MCC, foi bem recebida. No entanto, todos os títulos, sobretudo no modo multijogador, sofriam de diversos bugs, como longas filas de espera, a indisponibilidade de conquistas e erros na interface. A situação levou Bonnie Ross, então diretora geral da 343 Industries, a se desculpar publicamente com a comunidade.

“Quem te ensinou essas mentiras?”

Durante a E3 de 2013, a 343 Industries anunciou que em 2014 uma jornada iria começar no Xbox One. Essa declaração se trata de uma mentira — se referia a Halo 5, esse não foi lançado em 2014. Se se referia ao projeto de multimídia Halo: The Journey, é correto declarar que a maior parte dele não precisava de um Xbox One para ser desfrutado.

Halo: The Journey amalgava diversos produtos da franquia em diferentes formatos, como livros quadrinhos e filmes, sendo Halo 5 o desvelar de toda essa construção multimídia. Na comunidade, a decisão foi mal vista, pois tornava necessário o consumo de outras mídias para uma experiência e compreensão completa do jogo.

“Nada desse negócio de lobo solitário”

O desenvolvimento de Halo 5 visou o multijogador, inclusive na campanha. O multijogador inspirado em Quake e Titanfall foi lançado com foco na arena, habilidades especiais e verticalidade. Na campanha, os jogadores eram incentivados a jogar com os amigos devido a mecânica de times, a qual inseria outros personagens no jogo de forma compulsória como bots. No entanto, o multijogador local, tão querido pelos fãs, nunca chegou ao jogo em detrimento dos 60 fps.

“Eu não gosto disso”

Campanha curta, história mal feita e um desrespeito aos jogos antigos: essas foram algumas das opiniões acerca de Halo 5 em seu lançamento em 27 de outubro em 2015. A critica se mostrou favorável ao jogo, enquanto os fãs viram-no aquém de seu potencial. Em síntese, Halo 5 concretizou uma onda de descontentamento da comunidade com a 343 Industries e os seus erros e mentiras frequentes.

Fontes

  • Halo pedia;
  • TheGamer;
  • Metacritic.



Comentários