Adeus 343 Industries! Bem-vindo Halo Studios! Xbox anuncia mudanças radicais para o futuro de Halo

Sávio Xavier, 6 de outubro de 2024

Como ocorre todos os anos, a 343 Industries havia prometido uma série de anúncios exclusivos sobre a franquia Halo durante a edição de 2024 do Halo World Championship, o campeonato mundial de Halo que reúne os maiores nomes e equipes na comunidade de e-sports dedicada ao shooter clássico do Xbox.

Como todos os anos, a 343 prometeu um anúncio surpresa para o último dia do evento, realizado neste domingo dia seis de outubro, aos moldes do “one last thing” (uma última coisa) que tem feito sucesso no mundo dos anúncios das empresas de tecnologia há várias décadas.

O que ninguém esperava é que esta última surpresa fosse um anúncio tão grande quanto aquele que surpreendeu a comunidade de Halo nas últimas horas: uma reestruturação completa do estúdio que era responsável pela franquia desde 2010 e a extinção do nome 343 Industries.

Vídeo de anúncio – Halo Studios

A história de Halo e o próximo passo

Criado pela liderança do Xbox em 2007 após o time de desenvolvedores da Bungie manifestar seu interesse em abandonar a franquia Halo após o lançamento do título sucessor de Halo 3: ODST, o estúdio 343 Industries foi o principal responsável pelos rumos da nossa amada série por mais de 15 anos. Entre erros e acertos, este estúdio idealizado e liderado por Bonnie Ross se tornou o guardião da marca Halo após a partida dos seus criadores, mantendo a franquia relevante durante um período de grandes mudanças no cenário gamer: a chegada da oitava geração com o retorno da Sony à liderança do mercado com o PlayStation 4.

Expandindo a presença de Halo para além dos consoles Xbox, a 343 obteve inegável êxito em atualizar e apresentar a marca sob seus cuidados a uma nova geração de jogadores e consumidores de mídia por todo mundo, ainda que a repercussão dos produtos do Universo Halo lançados sob sua tutela nem sempre tenha sido das mais favoráveis.

Ainda assim, após um lançamento de inegável sucesso como o de Halo Infinite no fim de 2021, o estúdio vinha sofrendo com críticas constantes de fãs e profissionais da indústria desde então devido aos vários problemas com a manutenção e criação de novos conteúdos para o jogo, além do lançamento de duas temporadas controversas da série live-action baseada nos jogos (que havia sido anunciada em 2013 junto do Xbox One).

Após anos de incerteza e campanhas de fãs por uma mudança nos rumos que Halo havia tomado sob a tutela da 343, a liderança do Xbox finalmente anunciou hoje uma mudança profunda no estúdio responsável por Halo, fruto de uma troca completa na liderança do time e da intervenção direta dos maiores executivos da marca na equipe.

Um novo amanhecer

Pegando fãs e jornalistas do meio gamer igualmente de surpresa, a Microsoft anunciou hoje pelo canal oficial de Halo no Youtube, pelo site Halo Waypoint e pela central oficial de notícias do Xbox, a página Xbox Wire, a mudança do estúdio 343 Industries em Halo Studios. Junto à mudança do nome da equipe responsável por Halo, a liderança do novo estúdio e do Xbox anunciou uma série de novas iniciativas que visam revitalizar a marca Halo e garantir sua existência no primeiro time dos jogos pelos próximos dez anos.

Anunciado como “Um Novo Amanhecer” para Halo, os responsáveis pela franquia prometem que junto ao novo nome chegarão “novos jogos, uma nova engine e uma nova filosofia”. Nas palavras do atual Head de Estúdio, Pierre Hintze:

“Se você realmente destrinchar Halo, houve dois capítulos bem distintos. Capítulo 1 – Bungie. Capítulo 2 – 343 Industries. Agora, acho que temos um público que está faminto por mais. Então, não vamos apenas tentar melhorar a eficiência do desenvolvimento, mas mudar a receita de como fazemos os jogos Halo. Então, começamos um novo capítulo hoje.”

O que muda

Primariamente, a maior mudança anunciada hoje além da troca de nome da 343 Industries foi o abandono da Engine proprietária de Halo, a Slipspace Engine (uma versão altamente modificada da antiga engine Blam! utilizada pela Bungie nos jogos originais) para a Unreal Engine 5. Esta mudança foi justificada pela alta popularidade da nova engine entre desenvolvedores e jogadores, permitindo com o que o recém-formado Halo Studios trabalhe em mais de um projeto ao mesmo tempo, otimizando o tempo de desenvolvimento dos jogos.

Essa mudança de engine acompanha a consolidação do novo time de liderança. Entram em cena definitivamente Pierre Hintze, Elizabeth Van Wyck, e Chris Matthews, substituindo Bonnie Ross, Frank O’Connor e Kiki Wolfkill no comando do Halo Studios. Nas palavras dos novos líderes em seu anúncio conjunto:

“Este é apenas o primeiro passo em nossa transformação como estúdio, pois trabalhamos para mudar nossa estrutura, nossos processos em como construímos nossos jogos, a tecnologia que alimenta esses jogos e nossa cultura de como trabalhamos juntos.

Estamos trabalhando em vários projetos e buscando aumentar nossa equipe enquanto construímos a próxima geração de Halo com a Unreal Engine e entregamos histórias de esperança e heroísmo, mundos alienígenas de maravilhas e mistérios e experiências inesquecíveis com seu esquadrão de amigos e familiares.”

Compromisso HPB

Como sempre, você que acompanha a HPB pode contar sempre com a nossa cobertura sobre tudo que acontece no Universo Halo. Nos próximo dias vamos cobrir em detalhe não só todas as mudanças anunciadas oficialmente, como também as informações que cheguem a público por meio de insiders do meio gamer. Todos os materiais publicados e notícias serão traduzidos e publicados nas nossas redes sociais e aqui na nossa página oficial. Fique ligado e acompanhe com a gente todas as novidades sobre Halo nesse momento tão importante.

Nosso Facebook, Instagram e canal no YouTube.



Comentários