John (Spartan 117) é o super-soldado que protagoniza a franquia de sucesso Halo. Ao longo de sua carreira militar, realizou atos excepcionais de bravura e diversas façanhas. No entanto, apesar de ser um herói de toda a humanidade, Master Chief não tem nada a mais de especial que outros spartans não tenham, senão o próprio poder da narrativa: chamado por Cortana de sorte. A seguir, estão 7 vezes em que o Master Chief teve sucesso por um triz.
No livro, “Halo: The Flood“, o qual conta com mais detalhes a trama do jogo “Halo: Combat Evolved”, o spartan quase foi infectado pelo Flood. Ao voltar para a nave Pilar de Outono, John se deparou com uma intensa batalha entre tropas do Covenant, sentinelas Forerruner e o Flood. Em determinado momento, uma forma de infecção foi capaz de passar através de sua armadura e dirigia-se em direção à sua medula espinhal. A partir deste ponto, a forma de infecção tem acesso ao sistema nervoso do hospedeiro e pode lançar um ataque em seu cérebro para desestabiliza-lo e consumar a infecção. Quando um dos tentáculos já penetrava a medula, Cortana lançou uma onda elétrica com a energia dos escudos da Mijolnir e impediu o parasita. A descarga, no entanto, também poderia ter matado o já debilitado Master Chief.
No livro “Halo: First Strike“, enquanto se infiltrava uma nave Covenant com o Blue Team, Chief teve seu primeiro contato com um Brute. Ao encontrá-lo, o spartan começou a atirar, mas nada parecia perfurá-lo. Rapidamente, o alienígena colocou suas mãos (ou seriam patas?) sobre a garganta de John e começou a sufocá-lo. Sua visão começou a escurecer e o spartan estava prestes a desmaiar, até que ele conseguiu reativar os escudos da armadura, criando um espaço entre seu pescoço e as mãos do brute. Assim, ele coloca seus pés na barriga do brute e o impulsionou para longe, soltando-se das mãos do mesmo. Em seguida, joga uma granada, matando-o.
Em “Halo 3“, Master Chief toma uma das mais impensáveis atitudes para deter o Flood: ativar um Halo. Fora do alcance da Terra, a Instalação-08, a qual não estava pronta, foi ativada pelo spartan e desmoronou no processo. Junto com Thel ‘Vadam, Cortana e ele escapam por um triz ao passarem por um portal. No entanto, o portal era um tanto instável e separou a nave Foward Unto Dawn em duas partes: uma continha o Arbitro e voltou para a Terra. A outra, continha Chief e Cortana, que viajou para um local desconhecido do espaço. Dado como desaparecido em ação nos arquivos UNSC, John retornaria anos mais tarde.
Jhon (117) também foi capaz de sobreviver em condições extremas. Em “Halo 4″ e “Halo Infinite”, ele ficou desacordado à deriva no espaço. A sua armadura Mijolnir, todavia, é capaz de mantê-lo vivo em tais condições. Hoje, no século XXI, os trajes espaciais usados por astronautas pesam cerca de 130 quilogramas e possuem funções para fornecer oxigênio, retirar o dióxido de carbono, manter uma pressão similar àquela da Terra e proteger o usuário contra a radiação e micrometeoritos. Porém, seja no futuro, no passado ou na ficção, recursos são limitados. Então, o fato de Chief ser resgatado enquanto ainda resta oxigênio e energia na armadura só pode ser possível se houver um anjo da guarda, ou bastante sorte.
Muitas vezes, quando Master Chief precisava de alguma arma específica, ele foi atendido, mesmo que as circunstâncias não o favorecessem. Em “Halo: CE“, o jogador sempre inicia a missão “Duas Traições” com uma espingarda e uma pistola de plasma, independentemente da arma que estivesse usando antes, para enfrentar da melhor forma possível as sentinelas. Em Halo 2, na missão “Gravemind”, Chief assusta um grunt e rouba seu Needler, evitando de entrar na luta desarmado. Em “Halo 3“, quando o Flood mostra sua verdadeira face, Chief encontra logo em seguida a única arma que poderia resolver a situação: a Instalação-08, cópia daquela que ele destruiu. Em, “Halo 4″, na missão “Forerruner”, quando o terreno começa a desabar, ele encontra um ghost, veículo que conseguiu retirá-lo dali por um triz.
No livro “Halo: The Fall Of Reach”, o pequeno John, com apenas seis anos, foi selecionado pela ONI para se tornar um spartan. Junto a outras 74 crianças, passou por intensos treinamentos e, aos 14 anos, foi submetido a procedimentos de aumento biológico de suas capacidades físicas. Dos 75 adolescentes, 30 morreram, 12 tiveram sequelas que lhes incapacitaram e apenas 33 não tiveram problemas, incluindo John. Isso significa, portanto, que ele tinha 56% de chance de morrer e 44% de chance de sobreviver. Além disso, as 75 crianças são apenas metade: outras 75 foram descartadas pela ONI por falta de recursos. Assim, John tinha apenas 22% de chance de se tornar um spartan. Porém, mesmo contra as estatísticas, John obteve êxito.
Apenas alguns meses separaram a queda de Reach (30 de agosto de 2552) e a destruição da Instalação-08 (11 dezembro). Master Chief esteve presente na mudança da guerra Humano-Covenant para o lado da humanidade e foi crucial para essa virada. Durante 27 anos, a humanidade sofreu ardentemente nas garras do Covenant, todavia, a descoberta do primeiro Halo mudou completamente o curso da guerra. Em uma inesperada sequência de eventos, a destruição da Instalação-04 pelo Master Chief resulta no rebaixamento do elite Thel Vadam ao título de árbitro e na reestruturação das há muito estabelecidas hierarquias do Covenant. O acúmulo de poder nas mãos do Profeta da Verdade e as tensões entre elites e brutes, a qual culminou na expulsão dos primeiros, acabaram por implodir o Covenant. Assim, essa efeito dominó que encerrou a guerra foi causado pelo Master Chief, ainda que não intencionalmente.
E essas foram as 7 vezes em que o Master Chief teve sorte em Halo. Você lembra de alguma outra ocasião? Nos conte nos comentários. Fique ligado na Halo Project Brasil para mais matérias de Halo!