Vervum L’kosur foi um San’Shyuum que serviu na frota Covenant como o capitão da Vengeful Vitality, uma corveta furtiva. Era um agente para o Ministério da Segurança Antecipatória.
Vervum L’kosur serviu nas forças armadas Reformistas durante a batalha no planeta Blue and Red, em 860 BCE. Durante a batalha, ele foi um dos numerosos soldados San’Shyuum a proteger uma equipe de recuperação de relíquias no planeta, ao lado de várias Sentinelas Agressors. Quando as forças do Sangheili começaram a suprimir o grupo, o High Lord Mken ‘Scre’ah’ben ordenou-lhes que recuassem e voltassem para a Forerunner Dreadnought orbitando o planeta. Uma vez que Vervum e o resto do grupo retornaram a Dreadnought, o keyship começou a dizimar a maior parte das forças do Sangheili no planeta. Vervum mais tarde decorou sua cadeira anti-gravidade e uniforme com hologramas e estrelas que representavam a batalha.
Vervum L’kosur serviu como capitão da corveta furtiva Vengeful Vitality na frota Covenant. Em 850 aC, tornou-se um funcionário do Ministério de Segurança Antecipatória, servindo diretamente sob seu ministro, R’Noh Custo. O Ministério atribuiu-lhe sob o comando de Mken ‘Scre’ah’ben, agora o Prophet of Inner Conviction, em uma expedição a Janjur Qom para recuperar parte de mulheres Stoics e uma Forerunner Luminary. Um agente de Custo, o ministro ordenou a Vervum assassinar Inner Conviction em algum ponto durante a missão para permitir que Custo tomasse crédito para o sucesso da missão. Ao chegar ao planeta, sob comando de Inner Conviction, Vervum monitorou as transmissões de Janjur Qom para aprender os fundamentos da cultura e da tecnologia dos Stoics. A equipe aterrissou na superfície do planeta e preparou-se para a missão. Enquanto Inner Conviction estava fora de sua cadeira para esticar seus músculos, Vervum aproveitou esta oportunidade para desativar o armamento da cadeira. Trok ‘Tanghil viu o capitão mexer com a cadeira, mas acreditava que o San’Shyuum estava apenas ajustando-a. Depois que a equipe chegou em uma selva fora da gruta de Great Transition em busca da Luminary, Vervum conduziu o grupo para a gruta até que alcançaram a posição da Luminary. Embora a equipe aparentemente viesse parar em um beco sem saída. Huragok próximos do teto, aproximando-se da parede e inserindo uma de suas melhores ancilas, finalmente abriram uma porta escondida. Dentro da sala oculta, o Huragok ativou um dispositivo e um holograma que mostrava o Halo Array – a Visão Purificadora do Caminho Sagrado. Vervum, cada vez mais agitado e nervoso, tentou tomar o artefato Forerunner para si mesmo, mas Inner Conviction conseguiu toma-lo primeiro. Embora ele fingisse não notar a tentativa do capitão de tomar o artefato, o movimento de Vervum apoiou ainda mais as suspeitas anteriores de Inner Conviction de que o capitão era um agente de Custo.
Neste momento, os Stoics descobriram a localização do grupo e esperaram fora da gruta por eles. Depois que a equipe localizou a Luminary e Inner Conviction o recuperou, Vervum fez seu movimento contra o Prophet. Tomando cobertura na retaguarda aliada do Sangheili Ranger Loquen ‘Nvong. O capitão e o Sangheili seguraram os outros sob a mira de uma arma e ordenaram que Inner Conviction entregasse os artefatos Forerunner. Quando um tiroteio explodiu entre Loquen e Vil ‘Kthamee, Vervum tentou matar o último com o armamento da sua cadeira, mas ele só infligiu pequenos ferimentos. Como Inner Conviction, Vil e o Huragok perto de teto recuado em um canto, o Huragok ativou uma das portas da gruta e selou os três dentro de uma sala. Os Stoics, irritados pelo tiroteio, entraram na gruta e atacaram Vervum e Loquen. Vervum foi morto na batalha, enquanto Loquen foi capturado. O cadáver e a cadeira de Vervum foram mais tarde levados pelos Stoics. A tentativa fracassada de assassinato de Vervum levou com que os crimes de R’Noh Custo se tornassem conhecidos dos Hierarcas e a dissolução do Ministério da Segurança Antecipatória.