O Type-55 Ultra-Heavy Siege Tower, conhecido como Kraken, é um veículo de escavação do Covenant que foi utilizado como torre de cerco durante os anos de conflito com a humanidade e durante os embates posteriores entre o Covenant Remnant, a UNSC e os Swords of Sanghelios.
Alguns dos registros humanos indicam que o Kraken foi utilizado desde o início da Guerra Humano-Covenant, porém isso nunca pôde ser confirmado, pois nenhuma das tropas que combateram este veículo, sobreviveram. Com o fim do Covenant, a facção resultante que seguiu o elite Jul ‘Mdama, a Covenant Remnant, assegurou vários lotes de armas e naves, incluindo alguns Krakens. Eles foram usados de maneira esparsa até outubro de 2558, quando as tropas restantes de Jul os utilizaram em massa.
Durante a Batalha de Kamchatka, Jul ordenou que um Kraken fosse usado para conter as forças Prometheans que haviam se rebelado. Mesmo assim, as tropas Covenant foram forçadas a bater em retirada junto com o Kraken, o que resultou na morte de ‘Mdama pouco tempo depois.
Sem um líder e com números reduzidos, as tropas remanescentes atacaram as terras de Vadam em Sangheilios com um outro Kraken, em uma tentativa desesperada de mudar o rumo da Guerra Civil Sangheili, mas essa estratégia falhou mais uma vez. Um esquadrão de Banshees do Sword of Sanghelios conseguiu encurralar a torre em um cânion para que ela fosse destruída. Com o apoio das forças do Arbiter, a Fireteam Osíris invadiu o Kraken, utilizando Phaetons Forerunners capturados, e sobrecarregaram o núcleo do veículo, que explodiu logo em seguida.
O Kraken é uma torre ultra-pesada de cerco, uma categoria de veículos massivos do Covenant que possui três “braços” com garras capazes de esmagar fisicamente estruturas e mover objetos do tamanho de montanhas. Seu formato é parecido com o de uma lula terrestre. Essas duas características fizeram com que ele recebesse o mesmo nome do monstro da mitologia nórdica pelos soldados da UNSC. Ele é formado por uma grande estrutura com um espaço no meio, que permite a aterrissagem de grandes veículos como a nave de abordagem Phantom e docas para Banshees na parte inferior. Também possui Torretas de Plasma “Shade” em posições estratégicas para que todo o veículo seja protegido contra a artilharia dos inimigos.
O núcleo de energia que alimenta o Kraken fica posicionado na parte mais baixa da estrutura interna, próximo do local de onde os “braços” saem. Ele fica relativamente exposto e por ser muito poderoso, pode ser facilmente desestabilizado após suportar uma grande quantidade de dano.
O Kraken pode flutuar utilizando um Núcleo Gravitacional de tecnologia Forerunner, mas também pode se mover no solo utilizando os seus braços.