Luther Mann

Rodrigo R. da Silva, 28 de outubro de 2017

O doutor Luther Mann é um xenoantropólogo e xenoarqueologista contratado pelo Escritório da Marinha de Inteligência  Naval do Comando Espacial das Nações Unidas (ONI) para auxiliar na pesquisa de vários artefatos e estruturas Forerunners. Considerado como especialista em línguas e cultura Forerunner e Sangheili, Mann foi responsável pela descoberta da Instalação 07. Em 2555, ele participou de uma operação bem sucedida para parar o disparo do Halo Array na Installation 00.

Biografia

Vida e Carreira Acadêmica

Luther Mann nasceu na colônia exterior Humana de Verent. Sua mãe era médica e seu pai era cientista. Quando tinha quatro anos, Mann foi forçado a fugir de seu mundo natal, ao lado de seus pais, quando o Covenant chegou a Verent e atacou o planeta. Seu pai conseguiu convencer um piloto para permitir a família Mann a bordo de uma nave que estava fugindo do planeta. À medida que a nave se preparava para deixar o sistema, Luther observou que o glassing de Verent pelo Covenant era “bonito”, tanto para o desgosto de sua mãe. A família se mudou para a cidade de Londres na Terra, onde Mann se matriculou na escola. Ele ficou fascinado com o Covenant e frequentemente estudou o império. Na escola, Mann entrou em discussões e lutas com outras crianças, e era conhecido como o “alien lover” por acreditar que a paz poderia ser mantida com o Covenant. A administração da escola tentou que seus pais o convencessem a deixar de expressar suas opiniões sobre o Covenant, embora os pais de Mann apoiassem o filho e, eventualmente, o retiraram da escola.

Ensinado em casa, a mãe de Mann ensinou-lhe pessoalmente, embora ela se recusasse a falar sobre o Covenant. No entanto, aos 15 anos de idade, sua mãe cometeu suicídio. Mann voltou relutantemente para a escola, embora tenha garantido não mencionar o Covenant. Quando adolescente, o pai de Mann muitas vezes o levou a um campo de tiro local, onde ele aprendeu treinamento básico de armas e instrução tiro a distância, muito para seu descontentamento. Após a morte de seu pai, Mann prometeu nunca mais usar uma arma. Mann residiu em um apartamento em Seattle, URNA, na Terra. Em algum período de tempo entre 2545 e 2546, durante seu tempo na faculdade, Mann se tornaria o pai de Theresa como resultado de um intenso relacionamento de seis semanas com sua colega de classe, Ramona. Infelizmente, ele não conseguiu fazer parte de sua vida devido ao seu trabalho. Durante sua carreira acadêmica, Mann tornou-se um xenoantropologista e xenoarqueologista, tendo adquirido conhecimentos significativos sobre a cultura e a linguagem Sangheili e Forerunner. Tornando-se um cientista bem renomado dentro de seu campo, Mann serviu como pesquisador em ambas as Instalações 03 e 05.

Projeto Zeta Halo

Em 28 de novembro de 2553, Luther estava explorando o Shield World Trevelyan, quando encontrou registros armazenados profundamente nas vastas vias de informação do local. Depois de um ano, Mann finalmente decifrou os registros e descobriu a localização da Instalação 07. Embora Mann sempre tenha sido um cientista respeitado e uma das principais mentes em seu campo, sua descoberta da Instalação 07 lançou sua carreira acadêmica, como ele ficou conhecido por muitas publicações científicas e organizações. Ele tinha sido convidado a palestrar em várias universidades – incluindo a Universidade de Oxford – e até convocou a HIGHCOM Facility Bravo-6 pelo Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC) para apresentar um relatório detalhado sobre os métodos que usara para localizar o Halo. Em 2555, ele foi contratado por indivíduos de alto escalão dentro do Escritório da Marinha de Inteligência Naval do Comando Espacial das Nações Unidas para o projeto Zeta Halo do Dr. Bob Casper para pesquisar a instalação com a ajuda de Henry Lamb, um cientista da ONI’s Xeno-Grupo de explotação de materiais.

Em 8 de março de 2555, ao explorar o que eles acreditavam ser o ambiente da sala de controle da atmosfera do anel, Mann e Lamb descobriram um console que contava aproximadamente de três milhões – um processo que levaria aproximadamente cinco semanas padrão. Depois de examinar a contagem regressiva, os dois cientistas especularam que a instalação estava contando até a ativação de todo o Halo Array. Depois, Mann e Lamb relataram suas descobertas diretamente a Casper, que por sua vez relatou a situação para ONI. Depois de verificar que uma contagem regressiva apareceu nas outras instalações Halo, Lamb rastreou as origens da contagem regressiva na sala de controle da Instalação 07 e concluiu que levaria realmente ao disparo do Halo Array. Vários dias depois, Casper encontrou-se com um conselho de cientistas e altos oficiais da UNSC, incluindo o Almirante da Frota Terrence Hood e a Almirante Serin Osman. O conselho concordou com o envio de uma equipe à Instalação 00 para cancelar o disparo do Array. Foi o melhor curso de ação, e Hood entrou em contato com os Swords of Sanghelios para obter assistência. Mann, Lamb e numerosos outros cientistas foram enviados para o portal slipspace em Voi, no Quênia, na Terra, na tentativa de reativar o portal que levou à Ark.

Operação Far Storm

Mann e Lamb chegaram ao Centro de Pesquisa Alfa para auxiliar na reativação do portal de Voi, com os esforços liderados pela capitão Annabelle Richards. Os Swords of Sanghelios logo chegaram a bordo da corveta Mayhem, liderada pelo Comandante N’tho ‘Sraom e Usze’ Taham. Com Olympia Vale servindo de ligação entre as duas facções, os Swords of Sanghelios e o UNSC passaram vários dias tentando reativar o portal, com seus esforços agora acelerados com a ajuda do Huragok Drifts Randomly. Depois de vários dias de pouco sucesso, Richards encontrou-se com Mann e Lamb em seu escritório e questionou-os sobre a falta de progresso. Assim como Mann estava no meio de informar Richards de sua devoção ao projeto, Vale informou que Drifts Randomly conseguiu ativar o portal. Assim que o portal abriu, um Forerunner Retriever saiu e começou a minar o solo do Quênia. O Retriever foi destruído pelas forças do UNSC, e Mann mais tarde se encontrou com os outros membros da expedição a bordo da Mayhem para discutir o próximo melhor curso de ação. Quando Richards insistiu que a equipe precisava da permissão da ONI antes de entrar no portal, ‘Sraom, no entanto, moveu a corvette para o portal, pois sentiu que não poderiam perder tempo esperando o consentimento administrativo. Antes de entrarem, Mayhem foi atacada por outro Retriever, embora a corveta tenha conseguido destruir o Sentinel. Mayhem entrou no portal e, em última análise, a viagem levou várias horas em vez de semanas. Isso devido a um aumento do poder do portal por 000 Tragic Solitude, o monitor da Installation 00 que procurou reparar a arca danificada extraindo Recursos da Terra.

Ao sair do slipspace, Mayhem foi atacado por dezenas de Retriever fortemente armados. À medida que os sistemas de gravidade artificial da corvetta começaram a falhar, Mann foi jogado em torno da ponte da nave e ficou inconsciente quando um pedaço do teto da ponte caiu em sua cabeça, ganhando uma pequena concussão. Mayhem foi fortemente danificado na batalha e aterrissou na superfície da Ark, com Mann logo se recuperando de seus ferimentos. O time da missão – Mann, Lamb, Vale, Richards, Spartan-IVs Frank Kodiak e Elias Holt, dez UNSC Marines, ‘Sraom,’ Taham, Kola ‘Baoth, Zon’ Vadum e Drifts – deixaram a Mayhem e começaram a se aventurar em direção à Citadel da Ark para parar a ativação do Halo Array. Depois de encontrar um pod de olfmeris, Mann conseguiu convencer o grupo de que as criaturas eram amigáveis e conseguiram se comunicar com uma antes de partir. Enquanto continuavam em frente, o grupo logo encontrou uma série de lobos cegos. Vale conseguiu usar inicialmente a cegueira das criaturas para sua vantagem, embora o grupo tenha sido de repente atacado por chaefka, que também atraiu a atenção dos lobos cegos. Durante a luta, um lobo cego atacou a Mann, mas um Marine conseguiu matar a criatura. Enquanto o marine ajudou Mann a se recuperar, ele foi morto por outro lobo cego. Furioso, Mann pegou o rifle do marine e começou a atirar sobre os animais atacantes. Após uma longa batalha, os Sangheili e os humanos conseguiram afastar os animais. Durante a luta, Vale foi capturada por Tragic Solitude e Lamb, ‘Taham e Holt foram prontamente selecionados para encontrá-la. O resto do grupo continuou em direção à Cidadela. No entanto, quando uma tempestade de neve começou, Richards torceu o tornozelo depois de uma queda. Richards e os fuzileiros sobreviventes voltaram a Mayhem para se recuperar, enquanto os outros continuaram em frente. O grupo logo encontrou um animal parecido com um mamute – na verdade sob a influência de Tragic Solitude – que o grupo subia a bordo. Inicialmente relutantes, o grupo subiu em cima do mamute e começou a se mover para a Cidadela. Enquanto Mann determinou que a ancilla da instalação provavelmente era responsável pelo comportamento dos animais, o grupo foi atacado por uma criatura voadora semelhante a um pássaro. O animal pegou Mann em suas garras, porém ele foi salvo quando ‘Sraom matou a criatura com sua energy sword e ele foi pego por Kodiak. Quando Lamb, ‘Taham e Holt foram atacados por uma planta carnívora, Kodiak deixou o mamute para ajudá-los depois que eles solicitaram ajuda.

Eventualmente, Mann, Sangheilis e Drifts chegaram à Cidadela. O grupo, relutantemente, atravessou uma light bridge para a Cidadela, onde reagruparam com Lamb, Kodiak, ‘Taham e Holt. Chegando ao centro da Cidadela, Mann desativou a sequência de disparo do Halo Array no console primário da Cidadela. No entanto, o grupo foi prontamente atacado por constructos armiger. Quando o grupo logo ficou sobrecarregado, Mann, Lamb, Drifts, ‘Taham e’ Baoth foram separados dos outros e eles recuaram para um elevador. Os cinco escaparam por um pequeno eixo no elevador, enquanto os outros escaparam ao entrar nos próprios portais dos armgiers. Agora, no “trem de rodagem” da Cidadela, Mann teve o poder de retorno de Drifts para a Cidadela para permitir que eles acessem o mapa. Ao explorar a área circundante, Lamb foi atacado e mortalmente ferido por uma Sentinela. Embora Mann e ‘Taham conseguissem matar o constructo, Lamb morreu por perda de sangue pouco depois. Depois do luto pela perda de seu amigo, Drifts havia restaurado o poder da Cidadela e Mann utilizou o mapa para localizar uma saída. Quando o grupo viajou para a saída, eles encontraram uma porta pesada e bloqueada no seu caminho, com a suíte de controle da Foundry do outro lado, seguida pela saída da Cidadela. ‘Taham e ‘Baoth conseguiram levantar a porta, o que permitiu que Mann e Drifts deslizassem antes que o Sangheili perdesse o grip na porta permitindo que ela fechasse. ‘Taham e ‘Baoth foram atacados por armigers, enquanto Mann e Drifts, inconscientes da situação do Sangheili, tentaram tirar o controle da Ark da Tragic Solitude e, em vez disso, dar a Drifts. Enquanto isso, os dois perceberam que o monitor havia enviado um exército de Retrievers para a Terra para extrair da superfície do planeta materiais para reparar a Ark. Drifts, em seguida, conseguiu assumir o controle dos sistemas da Ark e ele abriu as portas da suite de controle, onde ‘Taham e ‘Baoth acabara de lutar contra os armigers. Agora, conscientes das intenções de Tragic Solitude, os quatro procuraram se reagrupar com o resto de seus aliados e parar o monitor. Enquanto Drifts manteve o controle dos sistemas da Ark, os Spartans, ‘Sraom e’ Vadum localizaram Vale e engajaram o monitor. Depois que eles conseguiram destruir Tragic Solitude, Mann, ‘Taham,’ Baoth e Drifts chegaram e reagruparam com o resto da equipe.

Depois, o time voltou para a Mayhem, só sendo ameaçado por uma pequena matilha de lobos cegos ao longo do caminho. Pouco tempo depois, a UNSC Witness entrou no portal slipspace da Terra e chegou à Ark. Mayhem e sua equipe foram levados para o UNSC carrier e retornaram à Terra. Após a missão, Mann contemplou retornar à Ark como pesquisador, mas decidiu que ele primeiro precisava localizar sua filha.

Personalidade e Traços

Luther Mann é um xenoantropólogo experiente e xenoarqueologista, com conhecimentos específicos sobre o Sangheili e Forerunners. Ele era um explorador vitalício e estudou a arqueologia de quase todas as principais civilizações Humanas. No entanto, ele não achou o estudo da arqueologia humana quase tão envolvente como o dos Forerunners ou Sangheili. Ele ganhou amplamente seu interesse pelos Forerunners depois de perceber que estudos da arqueologia Humana, Covenant e antropologia eventualmente provaram ter vínculos com os Forerunners. Mann é considerado um banco de dados a vivo sobre os Forerunners, e é considerado um dos principais especialistas no campo com a maioria das escavações xenoarqueológicas eventualmente exigindo sua presença. Ele também é um especialista em línguas do Covenant, tendo passado anos de sua vida a estudar quase todos os dialetos utilizados pelas espécies membros do Covenant. Mann ganhou interesse no Covenant, particularmente a Sangheili, depois de observar o glassing de Verent da órbita. Mann é um grande prodígio em várias línguas, podendo comunicar mensagens complexas efetivamente para Sangheili e Huragok, entre outros. Ele também pode entender os glifos Forerunner em uma extensão muito maior que a maioria dos Sangheili. Ele também conseguiu se comunicar com Olfmeri, tendo aprendido o assobio das criaturas estudando o áudio capturado gravado pela UNSC Forward Unto Dawn.

Mann é um indivíduo cínico, acreditando que o fim da Guerra Humano-Covenant só levaria à continuação da Insurreição, permitindo que a humanidade se envolvesse em “seu passatempo favorito de se lançar uns contra os outros”. Ele ficou satisfeito pelo fato de a Guerra Covenant ter sido responsável por unir a humanidade contra um inimigo comum e, com certeza, era infeliz que o fim da guerra iria parar a trégua entre o UNSC e os insurrecionistas. No entanto, Mann reconhece seu cinismo e tenta ativamente manter opiniões mais positivas. Mann preferia a contemplação silenciosa sobre a conversa, embora ele ainda fingisse prestar atenção aos que falavam com ele em um grande comprimento, pois ele achava isso impensado em fazer o contrário. Mann não gostava de manipular armas e ficou irritado com a insistência de seu pai para treiná-lo em habilidades básicas com armas. Embora durante a Operação Far Storm, no momento do primeiro encontro do grupo com o Chaefka e Morolaath, Mann achou frustrante que ele não poderia ser útil para os soldados em combate. Depois que um UNSC Marine foi morto enquanto o ajudava, Mann ficou furioso e sentiu uma quantidade imensa de culpa como resultado. Ele pegou a arma do marine e carregou na luta, apesar do fato de que ele sabia que ele tinha apenas uma experiência de combate limitada e não esperava durar muito tempo em tal batalha. Para sua surpresa, Mann encontrou prazer na experiência.

Mann afirmou ter dificuldade em entender a natureza das mulheres, embora, finalmente, sentiu a mesma coisa sobre os homens também. Ele achou sua colega de escola Ramona ser particularmente misteriosa, tendo formado um relacionamento “emocionante” de seis semanas de duração com ela durante um período de sua vida onde ele raramente teve sucesso social ou romântico com as mulheres. O relacionamento foi abruptamente terminado quando Ramona foi expulsa; Mann ofereceu-se para sair com ela, mas reconheceu que ele era muito jovem e tolo para ver a culpa na ideia e declinou. No entanto, o relacionamento resultou no nascimento de sua filha, Theresa. No entanto, Ramona não queria ter um efeito negativo sobre a vida de Mann e não lhe apresentou a oportunidade de se tornar parte da vida de sua filha. Independentemente disso, Mann continuamente tentou localizar sua filha para cumprir seu desejo de se tornar um pai. Durante sua missão de evitar a ativação do Halo Array, a fonte de inspiração de Mann foi Theresa, pois ele procurou que sua filha tivesse a chance de viver uma vida plena. No entanto, ele formou um vínculo com o Olympia Vale em assuntos semelhantes de interesse e admirou seu profissionalismo. Mann formou uma amizade com Henry Lamb, com os dois também compartilhando interesses semelhantes. Quando Lamb foi morto por um Sentinela na Instalação 00, Mann foi devastado e, com a sugestão de Usze ‘Taham, chorou sua morte e até mesmo rezou. Depois que Kola ‘Baoth inadvertidamente ofendeu Mann, chamando-o de cordeiro e um tolo por manipular uma construção desconhecida, Mann gritou em Sangheili e insistiu para que seu amigo tinha morrido com honra tentando salvar a galáxia.

Aparições

  • Halo: Hunters in the Dark (primeira aparição).

Notas

Como a Guerra Covenant começou em 2525, Luther Mann nasceu depois de 2521 para ter quatro no momento em que o Covenant vitrificou Verent.

Ficha Técnica

  • Local de Nascimento: Verent.
  • Data de Nascimento: após 2521.
  • Espécie: Humano.
  • Gênero: masculino.
  • Cor do Cabelo: Grisalho precocemente.
  • Afiliação: ONI.
  • Título: Doutor.

Fonte

Halopedia



Comentários