Maethrillian, também conhecida simplesmente como Capital, foi a capital do Império Forerunner, onde se encontrava o Conselho Imperial Forerunner, assim como a principal corte. A instalação era reconhecida pelo seu gigantesco e complexo tamanho, passando até da complexidade dos anéis Halo.
Maethrillian foi uma das primeiras grandes instalações que logo se tornariam comuns, se estima que tenha sido construída em 125,000 BCE, graças a ajuda a IA Pré-cursora, Abbadon (Essa IA que mais tarde ensinaria os Forerunners a acessar o Domínio). Mesmo com seu tamanho colossal, a Capital possuía uma população relativamente pequena em comparação com outras grandes cidades Forerunners. Era composta em grande parte por trilhões de IAs em um complexo sistema de IAs Forerunners conhecido como “Metarchy”. Durante as últimos dias da guerra Forerunner-Flood, 032 Mendicant Bias atacou a capital na batalha que seria conhecida como “O Destino de Maethrillian”. Mendicant Bias teria se infiltrado no sistema de IAs da Capital e desligado todas as sentinelas e IAs de todas as cidades, deixando todas as suas defesas vulneráveis, mas Bornstellar, sucessor de Didact, conseguiu suspender Bias de funcionamento temporariamente, ligando as defesas da cidade novamente, para que ele e o conselho ganhassem tempo se comunicar com os anéis Halo e dispara-lós, encerrando a ameaça Flood. Isso se concretizou quando a Instalação 07 conseguiu disparar e destruir todas as formas biologicamente vivas no sistema. Mesmo assim, Bornstellar (agora conhecido como Iso-Didact) e Medicant Bias conseguiram escapar do alcance do disparo. A história de Maethrillian foi descoberta pelo Covenant, e em 2552, o Comandante Rho’Barutamee, se achava perto de encontrar a cidade após encontrar artefatos Forerunners em uma nave UNSC. Atrás da Capital, o comandante Rho’ encontrou Reach, onde decidiu atacar rapidamente para continuar suas buscas pela capital, que nunca foi encontrada.
Maethrillian era composta por diversas plataformas circulares, arranjadas em espiral com uma conexão no meio dessas plataformas. A maiores desses “círculos” teria aproximadamente 100,000 quilômetros de diâmetro, sendo que em situação de ataque, a capital poderia lentamente mover suas plataformas e se tornar uma esfera para proteger o interior de suas cidades. Quando o Conselho Imperial estaria sendo usado, essa parte da cidade se suspenderia no ar, sendo sustentada por vigas, ligadas ao corpo central da Capital.
Matéria Feita Por: João Pedro Vivas Passos