Thel ‘Lodamee era um Major Sangheili no Covenant, durante a Guerra Humano-Covenant, servindo com a Terceira Frota da Glorious Consequence.
Durante a Batalha de Miridem, em 2544, ‘Lodamee fez seu primeiro encontro com um Spartan, Sheila-065, a quem ele matou. Ele então sequestrou a Dra. Catherine Halsey, progenitora do programa SPARTAN-II, e escoltou-a para a flagship da frota, o transportador de assalto, Resplendent Fervor. Durante esse ataque, o resto do batalhão de ‘Lodamee foi morto.
Depois de escoltar Halsey a bordo, o Major informou ao seu Comandante Supremo, Luro ‘Taralumee. Eventualmente, a frota descobriu que uma equipe de Spartans estava indo em direção à flagship. O Fleet Master repreendeu ‘Lodamee por sobreviver, apesar das mortes de seus camaradas, comentando que Thel não tinha coração para morrer com honra. Logo, os três membros sobreviventes da equipe Spartan, liderados por John-117, embarcaram na nave para resgatar a Dr. Halsey.
Vendo isso como uma oportunidade para recuperar sua honra, Thel procurou matar os Spartans. Ele e dois Minors emboscaram John, Kelly e Fred. Fred matou um dos Minors com uma faca de combate e reteve Thel e o outro Sangheili enquanto John e Kelly continuavam a procurar a Dr. Halsey. Logo depois que John encontrou a Dr. Halsey, Thel reapareceu e desafiou o Spartan para um duelo de Energy Swords. Thel conseguiu ganhar a vantagem no duelo e desarmou o Spartan. No entanto, assim como isso aconteceu, a frota limpou o campo magnético que os impedia de saltar para slipspace. O Fleet Master separou a seção inteira da nave e puxou Thel de volta para a seção principal, assim que o último desarmou John, deixando ‘Lodamee enfurecido. O Fleet Master ‘Taralumee pensou que’ Lodamee morreria ou assumiria o manto do Árbitro.