O Lançador Eletromagnético M555, conhecido nos jogos simplesmente como Canhão Gauss, é uma torre de artilharia portátil em uso pelas Forças Armadas do UNSC, batalhões especializados da ONI e corporações privadas, como a Liang-Dortmund após a guerra Human-Covenant.
O Canhão Gauss está em uso pelos humanos desde antes do início da guerra com o Covenant. Após o fim do conflito, um novo modelo do canhão foi testado em operações secretas durante a Campanha de Requiem, utilizando um híbrido de tecnologias humanas e sistemas de pulso de energia derivados de armas do Covenant. O desenvolvimento dessa arma foi um dos mais bem sucedidos da história humana, devido ao seu alto poder destrutivo e ao custo de fabricação inferior em comparação a outras armas, como o Laser Spartan.
Apesar do início do desenvolvimento de canhões Gauss por algumas companhias privadas, a UNSC mantêm os segredos de fabricação e as especificações dessa arma em segredo absoluto. A fabricação delas por empresas não filiadas à ONI é supervisionada de perto, de maneira parecida ao processo de fabricação das armaduras MJOLNIR GEN 2. Atualmente, a companhia Misriah Armory é a responsável pela produção do canhão Gauss para as forças UNSC, bem como de versões maiores e mais poderosas para os veículos e naves do exército humano.