Antes de iniciar esta teoria, é de importância dizer que a probabilidade dela estar correta é de quase 100%. A teoria é totalmente baseada em um texto feita pela própria 343 Industries, na Lootcrate do Flood.
Após o final de Halo 2, Cortana ficou presa na High Charity por alguns meses, junto ao Gravemind, que a torturou e a interrogou. É muito importante saber o que aconteceu nesses meses, pois o motivo da revolução de Cortana pode estar neste fato.
Para entender a teoria, é necessário entender o significado de Logic Plague.
Logic Plague é um termo criado pelos Forreruners para descrever o processo usado pelo Flood de corromper a mente de uma IA com o objetivo de subvertê-la, usando meios não biológicos, como foi feito com o Mendicant Bias. Os efeitos usados na Logic Plague podem ser comparados até mesmo a uma Rampancy.
A teoria tenta explicar como e porque Cortana foi afetada pela Logic Plague. Agora vamos ao ponto central da Teoria, que é um depoimento de um Prophet.
Em 2558, um Spartan 4 tentou acessar dados secretos de uma prisão de alto nível da ONI, com o objetivo de conseguir a transcrição do interrogatório do Prophet Alo Sebukah, que fugiu de High Charity após o ataque do Flood.
No interrogatório, o Prophet contou sobre ter visto uma IA humana, que sofria muita dor.
Com essas alegações, está bem evidente: Cortana PODE realmente ter sido corrompida pelo Flood. Talvez, houveram outros fatores, mas já é inegável a relação do Flood com a relação de Cortana.
Se tratando de apenas um jogo, é quase impossível que a 343i tenha feito este texto com o objetivo de apenas adicionar um Prophet incerto e mentiroso à história de Halo. Certamente, este interrogatório não foi feito pra ser mais um texto qualquer da lore, e, sem dúvidas, terá uma grande influência em Halo 6.
Halo Flood Lootcrate
Matéria feita por: Willian Santos