Bjorn Birger era o capitão da nave de carga Hakon, e um catador. Ele e sua esposa, Unn, levaram Rion Forge sob sua guarda depois que ela fugiu de casa.
Bjorn Birger nasceu na Terra, mas quando tinha dezoito anos, deixou o planeta em busca de riqueza e de aventura. Com ele veio sua futura esposa, que tinha dezesseis anos na época. Ele eventualmente chegou ao posto de capitão do Hakon, que ele usava para saquear e vender qualquer coisa que conseguisse. Quando Rion Forge conheceu Bjorn enquanto visitava a Terra, ela calculou que ele tinha quarenta e poucos anos. Depois de Rion ter sido ordenado a sair de um bar de Chicago por ser muito jovem, Bjorn repreendeu o barman e convidou Rion a se juntar a ele e a outros membros da sua equipe na mesa. Em pouco tempo, ela não era apenas uma convidada na mesa, mas também um membro da equipe.
Durante os primeiros anos depois desse encontro fatídico, a vida a bordo da Hakon era tudo o que Bjorn tinha prometido a Rion. A nave e sua equipe frequentemente esquivavam-se para dentro e para fora das zonas de guerra enquanto a Guerra Humana-Covenant se espalhava ao redor deles. A fome, a tortura, a traição e a morte eram visões familiares para a tripulação. Com o passar do tempo, a natureza do trabalho teve impacto na tripulação e eles começaram a agir cada vez mais como piratas. Bjorn começou a perder o controle sobre a nave e deixava de prestar tanta atenção a Rion também. Após o aniversário de vigésimo quarto ano do fim da guerra, Bjorn morreu depois de ter sua saúde declinando por algum tempo. Rion ajudou a preparar seu corpo ao lado de Unn, que perdeu toda a ambição após sua morte e o seguiu um ano depois.
Bjorn Birger era grande e corpulento para um homem. Seu grande tamanho foi acompanhado por uma presença igualmente grande. Ele poderia uivar com riso alto e quando falava, usava suas mãos e todo o corpo para comunicar o que ele estava dizendo. Ele foi capaz de tecer contos inspiradores de aventura e exploração, e também era conhecido por ser um mestre de trocas e manipulação de outros. Para pessoas de fora, ele e sua equipe podem parecer curiosos, viajar cansados e fora de lugar, mas também muito capazes. Quando Rion o conheceu, seu cabelo estava grisalho. Ela notou que parecia que ele possuía uma grande quantidade de peso e mundanidade; como se ele tivesse visto e feito tudo e tivesse as cicatrizes – tanto dentro como fora – para provar isso. Com o passar dos anos, ele passou de ser muito protetor para ela para se tornar desinteressado, distraído ou simplesmente muito velho para se preocupar mais com ela, pelo menos na estimativa de Rion.