Ado ‘Mortumee era um espião Sangheili para o Covenant Council of Masters. Ele usava um arnês de combate azul, indicando que ele era provavelmente um Minor.
Ele foi enviado como um espião para observar a captura do capitão Jacob Keyes, pois o humano e seus membros da sua ponte tentaram escapar da perseguição Covenant. Ele observou de seu Banshee quando Keyes foi capturado e o resto dos sobreviventes foram executados por um grupo de Sangheili que havia sido desembarcado de uma Spirit-class dropship.
Mais tarde, ele foi enviado para relatar as ações do Field Master Noga ‘Putumee, já que o Field Master comandou uma emboscada a uma caravana de suprimentos humanos liderada pela primeiro tenente Melissa McKay. Um dos fuzileiros no comboio, Lance Corporal “Snaky” Jones, um sniper, disparou contra Mortumee enquanto o espião estava ao lado do Field Master. A bala entrou e saiu da cabeça de Mortumee, fazendo com que explodisse violentamente. O Field Master conseguiu esquivar o segundo tiro de Jones, que estava apontado para ele. A única emoção de Putumee era um aborrecimento, pois ele teria que escrever o próprio relatório de Mortumee.