Simmons era um Marine do Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) estacionado a bordo do prowler UNSC Red Horse, em outubro de 2552.
Simmons fazia parte do destacamento marine sob a liderança da sargento Zhao Heng López, enviado para investigar o transporte de prisioneiro Mona Lisa, no campo de detritos da Instalação 04. Sem o conhecimento dos marines, as ordens para a missão vieram do Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI), cujo agente John Smith estava pesquisando secretamente o Flood na nave.
Qualificado como piloto, Simmons serviu como copiloto do Pelican pilotado por Burgundy durante o voo para a Mona Lisa. Depois de entrar no compartimento de carga a bordo da Mona Lisa, um grupo de vários Sangheili desarmados lutou contra os marines. Depois dos marines terem derrotado os inimigos, López ordenou que Simmons, junto com o Cranker, Maller e Sydney, guardassem o Pelican e limpassem os corpos no chão da baía enquanto os outros foram encontrar Rabbit, que havia desaparecido durante o combate.
Logo depois, Simmons e os Marines foram atacados por Pod Infectors e desapareceram. Simmons mais tarde se tornaria uma forma Flood, e fazia parte da horda de Flood que atacou os últimos marines sobreviventes perto das capsulas de fuga da nave momentos antes da Mona Lisa ser destruída. Depois de empurrar a si mesma e Clarence para a multidão do Flood, a Corpsman Ngoc Benti viu a forma Flood que costumava ser Simmons agarrando Clarence e lutando.
Junto com vários outros marines, Simmons não está presente na adaptação de quadrinhos de The Mona Lisa.