A sargento Zhao Heng Lopez (número de serviço 11283-99001-ZL), comumente conhecida entre os seus marines como “Mama” López, era uma UNSC Marine estacionada a bordo do UNSC Red Horse em outubro de 2552 e uma veterana de longa data da Guerra Humano-Covenant.
Depois que a tripulação do prowler Red Horse descobriu uma capsula de fuga e um sobrevivente solitário no campo de detritos da Instalação 04, López foi ordenada pela IA Rebecca e o Comandante Tobias Foucault a realizar o reconhecimento na nave prisão, Mona Lisa. López então liderou seu esquadrão quando embarcaram na nave, onde logo foram emboscados por vários Sangheili que não possuíam armaduras ou armas, e rapidamente os abateram. Depois de encontrar um dos seus Marines morto, Lopez recebeu novas ordens para iniciar o Cole Protocol, purgando as duas bases de dados de navegação da nave. López e seus homens se dividiram em duas equipes, com o time de López indo a base de dados NAV primária da nave na ponte da nave. Enquanto explorava a baía médica, López encontrou um Major da ONI chamado John Smith trancado dentro de uma sala segura.
Ao interrogarem Smith sobre as experiências com os prisioneiros e o Flood, Smith se libertou e matou Mahmoud com uma faca escondida, deixando-a com três companheiros de infantaria; MacCraw, Percy e Singh. Quando chegaram à ponte da Mona Lisa, só ela e MacCraw permaneceram. Lá, eles descobriram que Smith não só havia roubado seu único Pelican, mas um míssil nuclear da classe Shiva estava sendo preparado para o lançamento contra a Mona Lisa. O comandante Foucault disse então a Lopez que duas capsulas de fuga foram deixadas no convés inferior, omitindo o fato de que as capsulas foram projetadas para ocupantes únicos.
Com Lopez e MacCraw defendendo as capsulas, a Corpman Ngoc Benti chegou com Clarence, um prisioneiro chamado Patrick Rimmer, e seu companheiro Sangheili, “Henry”. Clarence, sob ordens rigorosas da ONI, de que não deveria deixar nada além dos fuzileiros deixarem a nave, executou Rimmer. Enfurecido, Henry começou a atacar Clarence com seu taco de cricket até que Benti, que já esteve fortemente ferida no caminho e mostrando sinais de infecção, sacrificou sua vida, empurrando a ela mesma e Clarence para dentro da horda de Flood. MacCraw então escapou em uma das capsulas de fuga, deixando Henry e Lopez para se defender por si mesmos. À medida que o temporizador para o lançamento do míssil Shiva chegou a trinta segundos, Lopez e Henry fugiram para o reservatório apenas para descobrir que a capsula não poderia caber ambos. Percebendo que não tinha munição em seu rifle de assalto, López passou a usar a arma como um porrete. Com apenas trinta segundos de sobra, ela e Henry então lutariam pela última capsula de fuga.
Lopez foi listada como KIA em registros da UNSC a partir de 25 de outubro de 2552, provavelmente morta a bordo da Mona Lisa.
López cuidou profundamente de seus marines, referindo-se aos membros de sua equipe como seus “filhos”. Ela se sentia responsável por cada um deles e tinha pouca tolerância por mentiras ou por omissão de informação, particularmente quando isso ameaçava seus marines, como demonstra a hostilidade dela contra o Major Smith.
López aparentemente era católica, como costumava se referir a seus subordinados como suas “contas de rosário”. Ela também lembrava constantemente o cheiro dos bancos na igreja de sua mãe.