Senior Petty Officer Alice-130, nascida Alice Treske, é uma supersoldado SPARTAN-II do Comando Espacial das Nações Unidas do Comando Especial de Guerra Naval (United Nations Space Command Naval Special Warfare Command, UNSC CNSW). Ela é membro do Red Team e lutou ao lado da equipe da UNSC Spirit of Fire no início de 2531.
Alice Treske nasceu em 2511, nas colônias pouco povoada de Passage. Ela conseguiu aprender rapidamente engenharia rudimentarmente quando muito jovem, algo que surpreendeu sua família e, juntamente com sua genética, separou-a como candidata adequada para o programa SPARTAN-II. Em 2517, ela foi sequestrada e enviada para Reach, onde foi submetida a anos de treinamento militar rigoroso – um processo que ela abraçou e apreciou. Em 2525, ela e os outros candidatos sofreram uma série de aumentos para melhorar sua força, velocidade e resiliência entre outras mais. Alice foi uma das várias “descobertas” cujos corpos inicialmente rejeitaram os aumentos, mas ela conseguiu ser treinada e reaumentada separadamente. Durante o processo, ela foi associada com outros companheiros de aumento Douglas-042 e Jerome-092, com os três organizados na encarnação do Red Team.
Em 2531, Alice acompanhou o Red Team na Batalha de Arcadia para ajudar no resgate de civis em Arcadia. O Red Team sobreviveu o tempo suficiente para ser apoiado pela chegada da tripulação da Spirit of Fire, que derrotou o remanescente das forças do Covenant na cidade de Pirth. Depois, ela e o Red Team ajudaram em um contra-ataque a um posto avançado do Covenant. Uma vez que o plano para se infiltrar no grande escudo do Covenant foi transmitido pelo capitão James Cutter, ela e o Red Team permaneceram com a equipe para ajudar com a tarefa. Ela impediu a destruição de vários protótipos Rhinos enquanto eles garantiam que o escudo fosse destruído. Depois que as forças do Sargento John Forge triunfaram sobre uma Scarab, os três procuraram por sobreviventes Covenants nas selvas em um Warthog. Ao saber que a professora Ellen Anders foi sequestrada pelo Arbiter, eles foram a UNSC Spirit of Fire, onde seguiram uma nave Covenant para um Shield World.
Mais tarde, ao chegar a Etran Harborage, Alice ajudou a equipe da Spirit of Fire a neutralizar as forças Covenant e do Flood. Uma vez que Alice ajudou a destruir um Proto-Gravemind, ela e o Red Team ficaram presos na superfície do Shield World. Com a Spirit of Fire sendo arrastada para dentro da megaestrutura, o Red Team foi auxiliado pelas forças do sargento John Forge, retirando-os com sucesso para a nave. O Red Team ajudou a tripulação a eliminar as forças Flood do casco da Spirit of Fire e reparou com êxito o núcleo de energia quando este foi danificado.
Uma vez que Anders foi resgatada, Alice ajudou o Red Team a capturar uma Scarab do Covenant e usou isso para ajudar Forge a “bloquear” a área. Ela foi encarregada de assegurar que o mecanismo Shaw-Fujikawa Translight da Spirit of Fire chegasse ao teletransportador que o levaria ao Apex Site. Depois de chegar ao Apex, Red Team e Forge encontraram uma força de Stealth Sangheili e o Arbiter. Forge lutou com o Arbiter enquanto o Red Team lutava contra os outros Sangheilis. O Red Team logo derrotou a força Covenant e Forge matou o Arbiter com sua própria espada de energia. Alice rolou o cadáver de Arbiter da plataforma após sua morte. Alice, com o Red Team e a equipe da Spirit of Fire, foi encarregada de abrir o portão que permitiu que o Spirit of Fire saísse do Shield World.
Uma vez que o Spirit escapou da destruição do planeta, a equipe foi colocada em sono criogênico. Ela, juntamente com toda a equipe da Spirit of Fire, foi listada como desaparecidos em combate (missed in action, MIA) depois, tornando-se uma das poucas Spartan-II’s a serem verdadeiramente listadas como desaparecida.
Em 2559, após 28 anos de deriva no espaço, a UNSC Spirit of Fire encontrou o caminho para a órbita da Forerunner Installation 00, conhecida como Ark. Despertada do sono criogênico, Alice, como parte do Red Team, foi encarregada de investigar um sinal de socorro da UNSC vindo da superfície da Ark. Lá, dentro do posto abandonado da UNSC, encontraram Isabel, uma inteligência artificial de logística, que advertiu os Spartans sobre um perigo escondido na Ark. Os Spartans extraíram Isabel e continuaram investigando o posto avançado. No entanto, eles logo foram emboscados pelo Warlord Jiralhanae, Atriox, líder de uma organização mercenária conhecida como Banished. Atriox derrotou os Spartans, ferindo gravemente Douglas-042 esmagando seu ombro esquerdo. O Red Team foi forçado a recuar, e Atriox ordenou que suas tropas as perseguissem e os capturasse, para saber de onde eles vieram. Não demorou muito para que a equipe estivesse em um Warthog e fosse perseguida por Ghosts no caminho da extração. Para escapar de seus perseguidores, Jerome pediu um bombardeio orbital em sua localização para a Spirit of Fire. Alcançando a zona de pouso, Alice decidiu ficar e fornecer cobertura para a evacuação segura de Jerome e Douglas para a Spirit. Uma vez que estavam livres, Alice vislumbrou um Ghost, o roubou e foi para o portal mais próximo, que a transportou aproximadamente a dois quilômetros das principais forças Banished. Ela escondeu o Ghost em uma caverna próxima e observou um destacamento de caravanas que havia capturado algumas tropas da UNSC de volta ao posto avançado, mantendo o silêncio de comunicações.
Descobrindo um dos acampamentos inimigos, Alice se infiltrou na base e libertou os prisioneiros. Depois de chegar a outro posto avançado de pesquisa, Alice enviou uma mensagem criptografada ao capitão Cutter, que informou que os Pelicans estavam a caminho, mas também as forças Banished. Gerenciando para impedir as unidades do Banished avançassem o suficiente para que os Pelicans chegassem, Alice e alguns dos Marines conseguiram embarcar e escapar. Pouco depois, Cutter ordenou que Alice assumisse o comando dos marines resgatados e executasse operações de bater e correr contra os Banished, enquanto Isabel preparava um pacote de informações para recuperar de acordo com a situação. Logo suas forças foram atacadas por Banished, e Alice liderava a defesa de uma base da UNSC naquela região da Ark. Ela conseguiu segurar o inimigo o suficiente para que eles batessem em retirada. Em algum momento, durante as operações na Ark, ela matou Yam-Blim, um Unggoy Thrall-Taskmaster sob o comando de Decimus.
Mais tarde, Alice faria parte do plano da Isabel de lidar com a flagship Banished, a Enduring Conviction. De acordo com o plano, Douglas e sua equipe capturariam e utilizariam um canhão de partículas Forerunner contra a Conviction, imobilizando-a e desativando seus escudos, permitindo que Jerome e Isabel se infiltrassem no carrier através de seu elevador de gravidade, enquanto Alice fornecia cobertura para Jerome. Alcançando a base Banished abaixo do Carrier, Jerome observou que o grav-lift era guardado pelas torres anti-aéreas e pediu a ajuda de Alice para lidar com elas. Alice colocou seus Kodiaks na beira do penhasco perto da plataforma e ordenou que disparassem na base Banished. Uma vez que o canhão de partículas finalmente conseguiu romper os escudos da Enduring Conviction, Jerome foi notificado de que ele estava seguro para embarcar e todo pessoal restante da UNSC debaixo do transportador foram extraídos imediatamente.
Assim que a Enduring Conviction foi destruída e um novo anel Halo surgiu da Fundação da Ark, Douglas e Alice receberam ordens para cortar os reforços Banished que Atriox estava enviando para o Halo através dos pontos de acesso da Ark, que foram bloqueados por barricadas de veículos. Para superar o bloqueio do inimigo, Douglas requisitou uma Scarab Banished, neutralizando seu comandante anterior, Orda Val ‘Saham, enquanto Alice fornecia cobertura para outras forças do UNSC. Depois que todas as bases inimigas em torno dos pontos de acesso foram destruídas, Douglas e Alice foram designados a prosseguir através do portal e destruí-lo atrás deles, depois se mover para se reagrupar com Jerome e ajudar a combater as forças Banished no anel para chegar à sala de controle.
À medida que a batalha prosseguia, uma Sentinela Retriever apareceu de repente, causando estragos nas forças do UNSC antes que os Marines pudessem ser enviados para retirada. Depois que o Red Team assegurou três torres de controle, a Prof. Ellen Anders conseguiu assumir o controle da sentinela maciça e usar sua arma principal para obter acesso à sala de controle. Quando professora desceu para a sala de controle, os Spartans e Marines ficaram para trás para defender a estrutura. Com o apoio da Spirit of Fire, o Red Team e os marines reprimiram os fortes reforços Banished o suficiente para que Anders desabilitasse os sistemas de armas do Halo e criasse um sinal de socorro à UNSC. Depois que as forças Banished no anel foram cercadas, o Red Team evacuou para a Spirit of Fire imediatamente antes do Halo entrar no slipspace e partir para o sistema Soell.
Descrita como uma Spartan natural, Alice vive por desafio e combate. Enquanto ela pode parecer imprudente, essa impressão só é provocada por uma sólida confiança em suas habilidades. Ela não estava de modo algum traumatizada pelo treinamento exigente que ela e os outros Spartan-II’s foram submetidos, e só prosperaram no desafio.
Alice usa uma armadura verde-oliva verde Mark IV MJOLNIR com uma faixa branca ao longo do centro do capacete. Seu pauldron direito é pintado com um emblema Jolly Roger; Seu bíceps traz a imagem de um crânio Sangheili com um buraco de bala na testa, contra um escudo com facas cruzadas. Ela usou uma metralhadora pesada AIE-486H da Batalha de Arcadia para a fuga da Spirit of Fire do Shield World 0459. Ela e Douglas-042 usaram pares de metralhadoras M7 durante a invasão no site Apex. Durante a Batalha do Instalação 00 em 2559, ela usou uma metralhadora M247H.
Alice foi retratada por Leigh-Allyn Baker em Halo Wars e Nika Futterman e Erin Stewart em Halo Wars 2.