Senior Petty Officer Douglas-042, nascido Douglas Rutland, é um SPARTAN-II do UNSC Naval Special Warfare Command. Ele era membro do Red Team e lutou ao lado da tripulação da UNSC Spirit of Fire em fevereiro de 2531.
Nascido em uma família rica no remoto mundo de Asphodel, Douglas Rutland foi sequestrado e recrutado no programa SPARTAN-II liderado pela Dra. Catherine Halsey em 2517, quando tinha seis anos. Ele foi então levado para o a colônia humana de Reach e treinado pela AI Déjà e o Chief Petty Officer Franklin Mendez junto com o resto das crianças SPARTAN. Douglas-042 teve um tempo difícil ajustando-se ao programa SPARTAN-II. No entanto, após um ataque inicial de choque cultural, sua raiva deu lugar a uma confiança silenciosa. Em 2525, ele e os outros candidatos sofreram uma série de aumentos para melhorar sua força. Douglas foi um dos vários “washouts” cujos órgãos inicialmente rejeitaram os aumentos, mas ele conseguiu ser treinado novamente e re-aumentado separadamente. Durante o processo, ele se associou com outros sucessos de aumento Alice-130 e Jerome-092, sendo os três organizados na encarnação do Red Team.
Douglas foi membro do Red Team durante a Batalha de Arcadia em fevereiro de 2531 e foi encarregado de atrasar as forças do Covenant por tempo suficiente para evacuar os civis da Arcadia. Depois, ele e o resto do Red Team juntaram-se às forças do UNSC Spirit of Fire e auxiliaram num contra-ataque em um posto avançado do Covenant. Uma vez que o plano de infiltração em grande cúpula protetora de energia Covenant foi transmitido pelo capitão James Cutter da Spirit of Fire, ele e o Red Team permaneceram com a equipe para ajudar com a tarefa. Eles impediram a destruição de vários protótipos de tanques de artilharia “Rhino” M-145D, enquanto asseguraram que o escudo fosse destruído. Depois que as forças do sargento John Forge triunfaram sobre uma plataforma de assalto Scarab, os SPARTANs procuraram por sobreviventes Covenants nas selvas em um Warthog. Ao saber que a professora Ellen Anders tinha sido sequestrada pelo Arbiter Ripa ‘Moramee, eles foram à Spirit of Fire, que logo efetuou um saltou slipspace em perseguição busca da embarcação Covenant carregando Anders. Durante a perseguição, Douglas brigou com o Sargento Forge sobre a recomendação do anterior para destruir a nave Covenant que levava a Professora Anders; A briga resultou em uma cadeira quebrada e uma antepara quebrada. No entanto, os dois sempre almoçaram juntos no hall após o ocorrido.
Mais tarde, ao chegar em Etran Harborage, Douglas ajudou a equipe da Spirit of Fire a neutralizar as forças Covenant e Flood. Mais tarde, o Red Team ajudou os marines a destruir um Proto-Gravemind. Algum tempo depois, ele e Red Team ficaram presos na superfície do Shield World. Com a Spirit of Fire sendo arrastada para dentro da megaestrutura, Red Team foi auxiliada por Forge e suas forças, sendo retirado com sucesso para a nave. O Red Team ajudou a tripulação a eliminar as forças Flood do casco da Spirit of Fire. Mais tarde, depois que a Spirit of Fire colidiu com um Covenant CPV-Class Heavy Destroyer, o Red Team repeliu com sucesso os invasores do Covenant enquanto a tripulação reparava o núcleo da unidade da nave.
Uma vez que Anders foi resgatada, Douglas ajudou o Red team a capturar um Scarab Covenant e o usou para ajudar Forge a proteger uma cabeça de praia. Os Spartans foram então encarregados de escoltar o caminho do slidespace drive da Spirit of Fire para um teleporter que estava ligado ao site Apex. No centro de comando do Apex Site, ele e Red Team atacaram uma força de Stealth Sangheili enquanto Forge duelou com Arbiter. Douglas, com a equipe da Spirit of Fire, foi encarregado de abrir o portão que permitiu que a Spirit of Fire saísse do Shield World. Douglas, assim como com o resto da tripulação, entrou em cryo sleep depois que a Spirit of Fire escapou da destruição do Shield World. Após a perda de contato, a UNSC tentou, sem sucesso, localizar a Spirit of Fire pelos próximos três anos, antes de declarar a nave e sua equipe “perdidos com todas as mãos” em 2534. Assim, Douglas foi declarado MIA.
Em 2559, após 28 anos de deriva no espaço, a UNSC Spirit of Fire encontrou o caminho para a órbita da Forerunner Installation 00, conhecido como a Ark. Despertado do cryo-sleep, Douglas, como parte do Red Team, foi encarregado de investigar um sinal de socorro da UNSC vindo da superfície da Ark. Lá, dentro de um posto avançado da UNSC, eles encontraram Isabel, uma IA de logística, que advertiu os spartans sobre um perigo escondido na Ark. Os spartans extraíram Isabel e continuaram investigando o posto avançado. No entanto, eles logo foram emboscados pelo Warlord Jiralhanae, Atriox, líder de uma organização mercenária conhecida como Banished: Atriox derrotou os spartans, ferindo gravemente Douglas, esmagando seu ombro esquerdo. O Red Team foi forçado a recuar, enquanto Atriox ordenava que suas tropas os caçassem e os capturassem, para saber de onde eles vieram. Douglas logo caiu inconsciente, mas foi levado para um Warthog por Alice. Com o Red Team acelerando para retirada e perseguidos por ghosts, Jerome pediu um bombardeio orbital em sua localização pela Spirit of Fire. Alcançando a zona de pouso, Alice decidiu ficar de volta e fornecer cobertura para a evacuação segura de Jerome e Douglas para a Spirit, onde as equipes médicas já estavam aguardando Douglas.
Em breve, depois de receber tratamento médico e reparar sua armadura de Mjolnir com componentes [GEN2] recuperados dos postos avançados da UNSC na Ark, Douglas voltou ao campo ajudando Jerome na sua missão de paralisar a rede de portais Banished e terminando com sucesso com Decimus, a mão direita de Atriox. Mais tarde, Douglas liderou uma operação defensiva de um canhão de partículas Forerunner capturado, que a UNSC usou contra a Enduring Conviction, imobilizando o Carrier e desabilitando seus escudos, permitindo que Jerome e Isabel se infiltrassem no Carrier através de seu elevador de gravidade, enquanto Alice e suas unidades de artilharia eliminava uma base Banished ao redor do elevador.
Assim que a Enduring Conviction foi destruída e um novo anel Halo surgiu da Fundação da Ark, Douglas e Alice receberam ordens para cortar os reforços Banished que Atriox estava enviando para o Halo através dos pontos de acesso da Ark, que foram bloqueados por barricadas de veículos. Para superar o bloqueio do inimigo, Douglas requisitou um Scarab Banished, neutralizando seu comandante anterior, Orda Val ‘Saham, enquanto Alice forneceu cobertura para outras forças da UNSC. Depois que todas as bases inimigas em torno dos pontos de acesso foram destruídas, Douglas e Alice foram ordenados a prosseguir através do portal e destruí-lo atrás deles, depois se mover para se reagrupar com Jerome e ajudar a combater as forças Banished no anel para chegar à sala de controle.
À medida que a batalha no novo Halo progredia, surgiu uma Sentinela Retriever, causando estragos nas forças da UNSC, que eventualmente conseguiram faze-la bater em retirada. Depois que o Red Team assegurou três torres de controle, a Prof. Ellen Anders conseguiu assumir o controle da sentinela maciça e usar sua arma para obter acesso à sala de controle. À medida que a professora desceu ao centro de controle, os spartans e marines ficaram para trás para defender a estrutura. Com o apoio da Spirit of Fire, o Red Team e os Marines reprimiram os fortes reforços Banished o suficiente para que Anders acessasse os sistemas de armas do Halo e criasse um sinal de socorro a UNSC. Uma vez que as forças banished no anel haviam sido combatidas, Red Team evacuou para a Spirit of Fire imediatamente antes de Halo entrar no slipspace e partiu para o sistema Soell.
Mesmo entre outros spartans, Douglas é considerado um gigante. Sua fé em seu destino marca Douglas como um otimista pelos padrões spartans, e sua esperança geralmente levanta o espírito de seus camaradas mais cínicos.
Douglas usa uma armadura verde-oliva Mark IV MJOLNIR com uma faixa branca ao longo do centro do capacete. Seu pauldron direito é pintado com uma fênix vermelha; o bíceps do seu traje tem a imagem de um crânio Sangheili com um buraco de bala na testa, contra um escudo com facas cruzadas. Ele costumava usar uma variante de quatro canos do lançador de foguetes M41 da Batalha de Arcadia para a fuga da Spirit of Fire do Shield World 0459. Ele e Alice-130 usavam pares de metralhadoras M7 durante a invasão no Apex.
Após o encontro do Red Team com Atriox e as operações subsequentes na Ark, a armadura de Douglas foi reparada com novas tecnologias de várias fontes. Os componentes centrais de sua armadura Mark IV não podiam ser replicados pela Spirit of Fire e o Red Team aproveitou os componentes [GEN2] recuperados dos postos avançados da UNSC na Ark, soluções de engenharia reversa desenvolvidas por Serina e modificações feitas por Isabel para permanecer operacional em combate. A amalgamação dessas mudanças e a armadura Mark IV original do Red Team resultaram em permutações de design completamente novas personalizadas para as necessidades de cada spartan.