05-2401 Penitent Tangent foi o monitor da Instalação Halo 05, capturado e explorado pelo Gravemind. Ele era o encarregado pelas comunicações com os outros monitores das outras instalações.
2401 Penitent Tangent, bem como os outros seis monitores, estava presente na dispersão dos índices de ativação antes do disparo das armas Halo perto do fim da guerra Forerunner-Flood.
Penitent Tangent foi encarregado de comunicações programadas regularmente com os outros monitores dos Halos para atualizações. Vários milênios depois que os Halos foram disparados, porém, ele deixou de enviar essas mensagens. Penitent Tangent foi o último monitor a enviar uma mensagem para 343 Guilty Spark na Instalação 04, embora Guilty Spark descrevesse suas mensagens finais como “incompletas e bastante desconcertantes”, registrando suas preocupações sobre a capacidade de Penitent Tangent de desempenhar seus deveres, acreditando que ele não estava funcionando corretamente por algum tempo antes que suas mensagens cessassem.
Em maio de 97,227 aC, outro constructo inteligência artificial alertou 2401 Penitent Tangent de um surto pendendo em uma das instalações de contenção de Flood. O monitor continuou a ignorar esse aviso, e aqueles se seguiram, por milênios. Dentro de 99.779 anos, a instalação de contenção foi invadida pelo Flood, com protocolos de bloqueio vigentes na grade de teletransporte do Halo para evitar novas infestações. Finalmente, a zona de quarentena foi estabelecida e a força total das Sentinelas e Enforcers da instalação foi mobilizada.
Em 2 de novembro de 2552, 2401 Penitent Tangent tinha sido capturado pelo Flood e mantido em cativeiro pelo Gravemind que se manifestara na Instalação 05. Após a batalha no anel ter se prolongado por algum tempo, o Gravemind absorveu e reanimou o Prophet of Regret , um dos Hierarcas do Covenant. Mais tarde, o Spartan John-117 e Arbiter Thel ‘Vadamee também foram capturados pelo Gravemind. Ao ver John, um Reclaimer, o monitor instigou o Spartan a ativar o anel. Isso foi imediatamente contestado por Regret, que insistiu que nada poderia ser feito até que ele tivesse completado seu sermão em preparação para a Grande Jornada. O monitor respondeu que a instalação tinha um registro de disparo de 1,2 trilhões simulado, e um real, tornando o anel totalmente preparado para disparar sob demanda. O Hierarca retrucou então que os “Oracles” eram os artefatos mais inúteis que tinham sido deixados pelos Forerunners, levando o monitor a relembrar a sua falta de respeito pelo protocolo. Em meio ao argumento, o Gravemind insistiu que as quatro facções representadas na reunião compartilhavam um objetivo comum: evitar que o anel fosse ativado. Pouco tempo depois, o Gravemind usou o controle do monitor da grade de teletransporte da Instalação 05 para enviar o Spartan para High Charity e ‘Vadamee para a sala de controle de Halo, respectivamente, na tentativa de parar a ativação da matriz Halo. O status atual do 2401 Penitent Tangent é desconhecido.