Kurt-051

Rodrigo R. da Silva, 31 de março de 2018

Tenente Comandante Kurt Ambrose (UNSCMID: 045888947, número de identificação civil: 56522-026-LDR5685), nascido Kurt M. Trevelyan e anteriormente conhecido como SPARTAN-051, era um SPARTAN-II. Anteriormente líder do Green Team, ele estava perto de muitos outros spartans, antes de ter desaparecido durante uma missão em 2531. Embora os outros spartans tenham sido levados a acreditar que Kurt morreu, ele foi recrutado pelo coronel James Ackerson para liderar o programa SPARTAN-III.

O nome “Ambrose” lhe foi dado pelo coronel Ackerson após o seu sequestro, devido ao fato de Kurt realmente não conseguir lembrar seu nome completo como resultado de um extenso condicionamento mental envolvido no programa SPARTAN-II.

Biografia

Infância

Kurt Trevelyan nasceu em 19 de outubro de 2511, em Mira, eventualmente crescendo em Kuiper, em Circumstance. Quando ele foi marcado como físico e mentalmente superior pela Dra. Catherine Halsey em 2517, ela o sequestrou, e ele foi enviado a Reach para começar seu treinamento spartan sob o comando de Chief Petty Officer Franklin Mendez. Tal como acontece com os outros candidatos para se tornarem spartans, ele foi substituído por um flash clone que eventualmente morreria, aparentemente de causas naturais.

Durante seu treinamento, Kurt rapidamente provou ser um dos principais candidatos do programa. Tanto a Dra. Halsey quanto o Chief Mendez o identificaram como um dos quatro líderes emergentes do grupo Spartan-II, juntamente com Jerome-092, Fred-104 e John-117. O chief Mendez expressou sua opinião mais forte em Kurt como tendo as habilidades para liderar todo o grupo Spartan-II, embora Halsey discordasse, acreditando que John cumprisse esse papel.

As habilidades de liderança de Kurt foram observadas corretamente, já que ele se tornou um dos primeiros líderes conhecidos do Green Team dos Spartan-IIs, que muitas vezes batia de frente com o Blue Team de John, em exercícios de campo.

Início de Carreira

Kurt graduou-se com o resto dos spartans em 2525, após o sobreviver ao aumento. Após a morte de Sam-034 durante a Batalha de Chi Ceti, Kurt substituiu Sam no Blue Team sob a liderança e comando de John-117. Em primeiro lugar, seus colegas de equipe ficaram desconfortáveis com a transição, mas suas opiniões foram alteradas durante uma invasão no Camp New Hope para recuperar ogivas nucleares. Lá, o talento de Kurt para detectar o perigo salvou o Blue Team de ser capturado pelo general rebelde Howard Graves. Graves havia estabelecido uma armadilha engenhosa para os spartans, que usavam placas antigravidade para enganar os sistemas de sua armadura para reagir como se a gravidade tivesse aumentado, deixando-os inconscientes e permitindo que Graves os mantivesse imóveis com coleiras inibidoras neurais. John, Kelly, Fred e Linda estavam presos nas garras de Graves. Kurt salvou-os com quatro minas anti-pessoais Asteroidea, depois removeu os colares e os tirou em um patchwork Warthog APC. Qualquer sentimento misto de John já havia desaparecido. John disse a Kurt para nunca mais esconder seus “sentimentos”, e Kelly, melhor com palavras do que John, deu as boas-vindas ao spartan para a equipe.

Treinando o SPARTAN-IIIs

Pouco depois, Kurt e o Blue Team participaram de uma missão extraveicular para investigar atividades suspeitas relatadas na Plataforma de Construção 966A. Durante a missão, Kurt aproximou-se de um mecanismo Shaw-Fujikawa Translight derrubado quando seu T-PACK “funcionou mal”, enviando-o girando para o espaço profundo. Ele foi listado como desaparecido em ação e presumido como morto. No entanto, Kurt foi recuperado pela ONI, que havia fabricado toda a missão para permitir que o Coronel James Ackerson recrutasse o Spartan com novas ordens para treinar a próxima geração de SPARTANs. Enquanto sua antiga identidade como SPARTAN-051 permanecia como MIA, Kurt recebeu um novo sobrenome e uma comissão de oficial, como Tenente Junior Grade. Kurt Ambrose foi então enviado ao classificado planeta Onyx para treinar o SPARTAN-III com o CPO Mendez. Ao longo do tempo, ele foi promovido por seus esforços bem sucedidos em treinar os novos spartans, tendo alcançado o posto de Tenente em 2545.

Kurt cuidou profundamente de cada uma das companias spartans que ele treinou e ficou profundamente perturbado pelas mortes de toda a compania SPARTAN-III Alpha na operação: PROMETHEUS. Atribuindo o seu desaparecimento à perda de coesão da unidade, ele prometeu não permitir que as futuras gerações spartans compartilhem seu destino e se concentrem em aprimorar as habilidades de trabalho em equipe dos Spartans ao treinar a Beta Company. No entanto, a Beta Company também foi completamente eliminada na Operação: TORPEDO, apesar dos esforços de Kurt.

Após a destruição da Beta Company, Kurt conseguiu ter os dois sobreviventes restantes, Tom-B292 e Lucy-B091, reatribuídos para acompanhá-lo, juntamente com Mendez, na formação da Gamma Company; ele teve que apelar para a vice-almirante Parangosky, que finalmente concordou – sobre as objeções de Ackerson. Os dois se tornariam os melhores ajudantes de Kurt ao longo dos anos. Além disso, enquanto os SPARTAN-III eram inicialmente destinados como uma bucha de canhão, Kurt e Mendez reconheceram que muitos dos trainees eram muito habilidosos para serem desperdiçados em missões suicidas, então eles os removeram de suas respectivas companhias antes de serem exterminados, deram-lhes MJOLNIR, e os atribuíram a outras unidades, como a equipe NOBLE.

Com a Gamma Company, a quem ele considerou os “melhores spartans de sempre”, Kurt adicionou secretamente uma série de drogas ilegais aos procedimentos de aumento, a fim de aumentar a resposta agressiva dos spartans, dando-lhes uma melhor chance de sobrevivência em batalha. Isso foi contra as recomendações da AI Deep Winter de Onyx, que estava preocupada com o bem-estar dos spartans.

Conflito em Onyx

No início das hostilidades na Zona 67, em 31 de outubro de 2552, Kurt se reagrupou com Tom-B292 e Lucy-B091 em Camp Currahee e usou intencionalmente a armadura SPI utilizada pelos SPARTAN-III em vez de sua armadura MJOLNIR superior, afirmando para Lucy- B091 que ele era uma deles agora, um SPARTAN III, mais uma vez mostrando sua maior preocupação com a moral de sua equipe.

Mais tarde, durante o conflito, ele se reuniu com a Dra. Halsey e Kelly-087. A Dra. Halsey, juntamente com a ajuda da AI ONI Endless Summer, conseguiu enviar uma mensagem através do slipspace, usando a transmissão original de Cortana da Instalação 05 como uma onda transportadora. Ela pediu ao Fleet Admiral Hood para enviar spartans para Onyx para adquirir a possível tecnologia Forerunner. Os SPARTAN-IIs na Terra, Fred-104, Will-043 e Linda-058 se infiltraram e capturaram uma nave Covenant, a Bloodied Spirit, que eles levaram a Onyx onde encontraram Kurt. Kurt então liderou os spartans em uma missão na recém descoberta cidade Forerunner em Onyx para localizar a tecnologia que a Dra. Halsey estava procurando.

A missão foi abruptamente complicada devido à frota Covenant liderada por Voro Nar ‘Mantakree localizando Onyx e descobrindo a missão dos humanos. Kurt e sua equipe conseguiram adquirir informações relativas a Onyx em uma sala de mapas, onde percebeu que o planeta era realmente uma estrutura artificial. A Dra. Halsey convenceu Kurt a seguir para uma sala no núcleo de Onyx, deduzindo que ela possuía uma importância significativa para os Forerunners. Depois de escapar das forças Covenant usando a rede de teletransporte de Onyx, foram redirecionados pela AI Endless Summer da Zona 67 para destruir uma instalação de fabricação de Sentinelas. Depois de destruir a fábrica, localizaram os spartans desaparecidos da equipe Katana, que haviam sido colocados em Forerunner slipspace field pods.

Antes de prosseguir em direção ao “shield world” que, segundo a Dra. Halsey, mantinha tecnologias Forerunner que procuravam, Kurt confrontou a doutora, percebendo que não estava falando a verdade completa por trás da missão. Depois de perguntar pela primeira vez a Kurt sobre os detalhes dos aumentos de Spartan-IIIs, a Dra. Halsey revelou a Kurt suas verdadeiras razões por trás de sua missão para Onyx; Em vez de recuperar tecnologia Forerunner, ela pretendia proteger os spartans no shield world dentro do núcleo de Onyx, prevendo que a UNSC perderia a guerra. Apesar desta revelação, Kurt decidiu que eles continuariam dentro da sala principal, recuperariam todas as tecnologias úteis e então escapariam. No caso de falharem, eles poderiam usar o par de ogivas nucleares FENRIS que haviam trazido com eles para garantir que a tecnologia não caísse nas mãos do Covenant.

Ultima Posição e Morte

Dentro da vasta sala central da antecâmara de Onyx, Kurt e os spartans assumiram posições defensivas em torno do portal slipspace que levava ao shield world, a fim de impedir que o Covenant o acessasse. À medida que as forças Covenant começaram a se translocar no interior da câmara em números cada vez maiores, rapidamente ficou claro que os humanos logo seriam superados. Kurt ordenou que os outros entrassem na fenda slipspace antes de fechar, enquanto ele optou por ficar para trás e detonar as ogivas. Kurt comissionou Fred como Tenente Junior Grade, antes de enviá-los para o shield world para dar aos restantes Spartans um líder a seguir. Eventualmente, apenas Tom-B292 e Lucy-B091 permaneceram, hesitantes em deixar Kurt para trás. Sabendo que não podiam convence-los de outra forma, Kurt derrubou Tom com um soco e o colocou na fenda. Embora relutante, Lucy finalmente obedeceu às ordens de Kurt e também atravessou o portal.

Kurt, agora sozinho e mortalmente ferido de um tiroteio anterior, listou os spartans caídos na batalha como MIA – inclusive ele, ao lado de sua antiga identidade como SPARTAN-051. Ele atrasou com sucesso as forças Covenant até o portal slipspace ter fechado. Em sua agonia, Kurt teve uma alucinação de todos os SPARTAN-IIs caídos e SPARTAN-III ao seu lado, balançando a cabeça e dando-lhe o sinal de polegar, forjando sua determinação para completar sua última tarefa. Fleet Master Voro Nar ‘Mantakree aproximou-se dele, regozijando-se de que, uma vez que o “demônio” estivesse morto, o Covenant reabriria o portal do shield world. Rindo de determinação, Kurt respondeu: “Morrer? Você não sabia que spartans nunca morrem” e detonou as ogivas, eliminando o exército Covenant e impedindo o de seguir seus companheiros e ter acesso às tecnologias dentro do shield world.

Legado

Kurt morreu ao final como um brilhante comandante aos olhos daqueles que conhecia, e como um herói nobre que se importou profundamente por seus SPARTAN III e SPARTAN-IIs como camaradas e amigos, John-117 incluído. Após a conclusão da guerra Humano-Covenant em 2553, o transponder da armadura spartan ainda intacto foi detectado pela UNSC Glamorgan no campo de detritos que anteriormente era Onyx, levando ao resgate do pessoal restante da UNSC no shield world. Em homenagem a Kurt, a Dra. Halsey, com a aprovação da almirante Parangosky, denominou a Micro Dyson Sphere como “ONI Research Facility Trevelyan”. Em primeiro lugar, o chief Mendez sugeriu usar o nome “Ambrose”, mas Halsey optou por usar o nome real de Kurt.

Personalidade e Traços

Kurt era invulgarmente sociável para um spartan e considerava o bem-estar de seus companheiros de equipe mais importante do que os caprichos de seus oficiais comandantes. Enquanto o resto de seus companheiros de equipe eram bem guardados e reservados, exceto com outros spartans, Kurt passou uma quantidade considerável de tempo fazendo amigos, como os instrutores de treinamento. Isso fez com que alguns de seus colegas spartans ficassem desconfortáveis, pois não estavam confortáveis com um líder que se distraia tão facilmente. Apesar dessas percepções, Kurt provou ser um líder extremamente proficiente. Após o seu adoutrinamento no programa SPARTAN-III, suas qualidades de liderança se tornaram ainda mais pronunciadas. Ao treinar o Spartan-IIIs, ele tomou grande orgulho neles e suas perdas o traumatizaram.

Kurt tinha uma habilidade estranha para “sentir” armadilhas e evitar entrar nelas. Quando algo estava errado, Kurt muitas vezes se sentia mal. Quando John-117 e Kurt estavam em equipes separadas durante o treinamento, John muitas vezes perdeu como resultado dos “sentimentos engraçados” de Kurt. Seus colegas de equipe passaram a ver isso como um bem, confiando nos instintos de Kurt e no senso comum.

Kurt estava entre os melhores dos Spartan-IIs, ao lado de John-117, com habilidade e superioridade. Kurt, Fred-104, Fhajad-084, Musa-096 e Serin-019 são os únicos Spartan-IIs a se tornarem oficiais. Kurt foi promovido a Tenente Comandante, “cortesia” do coronel Ackerson.

Ele finalmente vestiu sua armadura MJOLNIR durante a introdução do SPARTAN-III Alpha Company ao programa, mas optou por não usá-lo desde então, embora ele tenha mantido o traje em condição intocada em um cofre dentro de seus aposentos. Lucy-B091 foi completamente surpreendida quando viu a armadura, sugerindo que Kurt não tinha mostrado isso até para seus NCOs Seniores.

Curiosidades

  • “Ambrose”, o pseudónimo atribuído a Kurt por Ackerson, vem do nome latim tardio “Ambrosius”, que foi derivado do nome grego Αμβρόσιος (Αmbrosios) que significa “imortal”; Isso poderia referir o fato de que os spartans nunca são marcados como KIA na tentativa de defender a crença de que os spartans nunca morrem. Isso é apropriado, pois suas últimas palavras foram: “Morto? Você não sabia? Os spartans nunca morrem”. Do ponto de vista do mundo real, Kurt provavelmente foi nomeado em homenagem ao falecido Stephen Ambrose, o autor da biografia histórica Band of Brothers, que mais tarde foi adaptada a uma minissérie HBO. O nome do acampamento onde Kurt treinou o SPARTAN-III, Camp Currahee, é uma referência à Band of Brothers e ao campo de treinamento da divisão 101 de paraquedistas americanos na Segunda Guerra Mundial.
  • Kurt e Jorge-052 foram os únicos SPARTAN-II conhecidos por terem participado do programa SPARTAN-III. Coincidentemente, suas tags spartans são números inteiros consecutivos.
  • “Kurt” é uma das opções de nome para loadouts personalizados em Halo: Reach, juntamente com os membros do NOBLE Team e vários SPARTAN-IIs.

Aparições

  • Halo: Ghosts of Onyx (primeira aparição)
  • Halo: Reach (mencionado como Loadout)
  • Dr. Halsey’s personal journal
  • Halo: Glasslands (apenas mencionado)
  • Halo: The Thursday War (apenas mencionado)
  • Halo Mythos (apenas mencionado)
  • Halo Fractures
  • Lessons Learned (apenas mencionado)
  • Halo: Legacy of Onyx (apenas mencionado)

Ficha Técnica

  • Planeta de Origem: Mira, Circumstance
  • Data de Nascimento: 19 de outubro de 2511
  • Morte: 3 de novembro de 2552 (41 anos)
  • Espécie: Humano
  • Gênero: Masculino
  • Altura: “Quase dois metros e meio de altura” na armadura SPI aos 41 anos
  • Cor de Cabelo: Castanho
  • Cor dos Olhos: avelã esverdeados
  • Afiliação: UNSC Navy / Naval Special Warfare Command / Programa SPARTAN-II
  • Classificação: Tenente comandante
  • Número de Serviço:S-051

Fonte

Halopedia

 



Comentários