Te

Felipe Benini, 14 de abril de 2018

Te é um planeta gigante de gás e o quinto planeta que orbita a estrela Svir, também é o planeta natal da espécie Lekgolo.

História

História Antiga

Os Forerunners já estiveram presentes em Te e construíram plataformas em órbita ao redor do planeta; nessa época, o Legkolo ainda não havia evoluído para a sapiência. As plataformas orbitais formavam um anel ao redor de Te e essas instalações mais tardes seriam conhecidas como “Anéis de Te”. Em algum momento, os Forerunners retiraram os Thanolekgolo de Te e os usaram em um plano fracassado para derrotar o Flood.

 

Após os disparos dos Halos, os Lekgolo foram capazes de desenvolver sua tecnologia Tier 3 por conta própria, embora o desenvolvimento de viagens espaciais tenham sido seriamente prejudicados pela alta gravidade de Te. Apesar deste impedimento, os Lekgolo conseguiram se aventurar na órbita de Te e colonizar várias instalações Forerunners durante alguns milênios antes de seu contato com o Covenant. Muitos destes Lekgolo alimentaram-se das ligas Forerunners e acabaram por demolir as construções quase completamente.

O Covenant

Em 789 BCE, uma Luminary conduziu o Covenant até Te, sendo o gigante de gás relativamente próximo do sistema Urs, onde fica Sanghelios, planeta natal dos Sangheili. Te se tornou o primeiro lar mundial de uma espécie sapiente descoberta pelo Covenant desde a formação de seu império. O Covenant chegou ao sistema Svir com a intenção de colher o tesouro de relíquias Forerunners orbitando Te, mas ficaram chocados ao descobrir que os Lekgolo haviam devorado completamente os anéis. Pelo contato não autorizado do Lekgolo com as relíquias dos Forerunners, os hierarcas do Covenant ordenaram o extermínio da espécie. Isso levou à uma domesticação dos Lekgolo e uma guerra onde os Sangheili confrontaram os Lekgolo nos anéis e colônias de Te. Os Sangheili tiveram dificuldade em lutar contra os Lekgolo, pois as últimas espécies se fortificaram nas próprias estruturas que o Covenant estava tentando preservar. A forma Mgalekgolo foi encontrada pela primeira vez pelo Covenant na lua de Te, Rentus, e a forma provou ser muito eficaz no combate aos Sangheili.

Eventualmente, um Arbiter, que havia estudado o Lekgolo e o Mgalekgolo na lua de Rantu, sugeriu que o Lekgolo poderia ser “domado” e colocado em usos melhores como parte da hierarquia do Covenant. Consequentemente, o San’Shyuum concordou e perdoou os “pecados” do Lekgolo. No final, Te foi incorporado ao Império Covenant e o Lekgolo se tornou a quarta espécie a se unir ao Covenant, com o interesse do Lekgolo nesse arranjo sendo amplamente baseado em seu acesso à avançada tecnologia espacial do Covenant. Por volta de 2552, os Lekgolo continuavam a viver em Te, e foram enviados metais pelos Hierarcas do Covenant, para que eles pudessem se alimentar.

Descrição

Características

Te é um gigante de gás azul massivo e de alta gravidade com uma atmosfera composta principalmente de nitrogênio, hélio e metano. O gigante de gás é o quinto planeta em órbita do sistema Svir. Te possui vinte e cinco satélites naturais, dos quais apenas três, Uhtua, Rantu e Rentus, são conhecidos por serem nomeados. Tem um intervalo de temperatura de -20ºC a 95ºC (-4ºF a 203ºF) e é um planeta bem grande, com uma atmosfera espessa e gasosa. Este planeta é conhecido por ter concentrações muito altas de metais raros em órbita, muitos dos quais servem como alimento para os vermes Lekgolo. Todos os artefatos Forerunners intactos foram removidos de Te pelo Covenant.

Anéis de Te

Os Anéis de Te são artificiais que orbitam o gigante gasoso. Em algum momento, os anéis foram construídos pelos Forerunners em toda a órbita do planeta como uma instalação de função desconhecida. Vários dos satélites naturais de Te, incluindo Rantu, estavam em órbita próxima com esses anéis. O Lekgolo, em certa momento, evoluiu nesses anéis planetários. A natureza extremofílica do Lekgolo permitiu que as espécies vivessem confortavelmente nos Anéis de Te durante vastos períodos de tempo. Algumas colônias de Lekgolo se banquetearam com o metal dos anéis e lentamente destruíram a maior parte da instalação depois de muitos anos vivendo no anéis.

Uma Luminary descoberta pelo Covenant os levou até os Anéis de Te. O Covenant ficou horrorizado ao saber dos danos causados pelos Lekgolo e logo declararam guerra. No entanto, o Covenant percebeu que não poderia ganhar uma guerra contra o Lekgolo que estava fortificado dentro das estruturas dos Forerunners que eles queriam preservar. Após a indução do Lekgolo no Covenant, o Covenant utilizou a experiência e os recursos dos Lekgolo para minerar metais e outros minérios raros dos anéis.

Ficha Técnica

  • Sistema: Sistema Svir
  • Órbita: Svir
  • Posição Orbital: Quinto planeta
  • Lua(s): 25; incluindo, Rantu, Uhtua e Rentus
  • Gravidade: 4 G
  • Atmosfera: 1,2 (N2, He, CH4)
  • Temperatura da superfície: -20ºC a 95ºC (-4ºF a a 203ºF)
  • Espécie Dominante: Lekgolo
  • População: 1,98 trilhões
  • Governo: Socialismo, Covenant (anteriormente)

Fonte

HaloPedia



Comentários