Akato ‘Dakaj é um Sangheili que vive no planeta Carrow, um mundo comumente habitado por colonos Humanos e Sangheili. É o Kaidon da cidade-estado de Rak.
Akato ‘Dakaj tinha sido um Kaidon menor relativamente novo em Carrow, uma colônia humana também habitada por refugiados Sangheili de Glyke. Na época, ele não era conhecido pelo Fleetmaster e Kaidon de Rak, Rojka ‘Kasaan. Mais tarde, no final de 2558, uma mudança radical no governo de Rak ocorreu quando Thars Sarov liderou uma oposição contra seu primo Rojka. Muitos Sangheili em Rak se voltaram contra Rojka por sua abertura em negociar com humanos e apoiaram a rebelião de Thars. Durante o conflito, Thars levou a frota restante de Rak para lutar contra Rojka e também alistou a ajuda de guerreiros Jiralhanae sob o comando do Chieftain Hekabe. No tempo da ausência de Rojka e Thars, Akato ‘Dakaj aproveitou a oportunidade para subir na liderança entre as lideranças de Rak.
Enquanto Thars e Rojka lutavam entre si sobre Carrow, Hekabe traía Thars e aproveitava para si um grande poder oculto, desencadeando o já visto mítico Sharquoi e ameaçando os humanos que viviam em Suraka e a população de Rak. Depois de ajudar a parar Hekabe e evitar uma crise planetária, Rojka retornou a Rak, onde foi imediatamente confrontado pelo Kaidon Akato ‘Dakaj e seus guerreiros, que assumiram o controle da cidade-estado após o conflito. Quando Dakaj perguntou sobre as intenções de Rojka, Rojka assegurou-lhe que ele não representava nenhuma ameaça para a nova liderança de Dakaj e apenas desejava voltar para sua casa em Kasaan. ‘Dakaj então expressou suas preocupações sobre a vulnerabilidade de Carrow após a perda de toda a sua frota por causa das ações de Thars. Rojka informou-o que ele se vingou e matou Thars por desperdiçar sua frota e ter trazido os Jiralhanae para Carrow. Percebendo que tanto Sangheili quanto os humanos agora enfrentavam um futuro incerto juntos, ‘Dakaj acreditava que Rojka poderia ajudar como um enviado para eles, já que ele já havia estabelecido uma aliança com os humanos locais. Rojka concordou que ambas as raças precisavam uma da outra quando começaram a reconstruir seu mundo e aceitaram a oferta de Dakaj. Akato ‘Dakaj então chamou seus guerreiros de volta e deu as boas vindas a Rojka de volta para casa.