Os Yonhet são uma espécie Humanóide associada ao Covenant. Eles são parte do que é comumente conhecido como Covenant fringe, uma coleção de várias espécies exóticas que serviam aos interesses do Covenant em vários papéis periféricos. Com o nome da lua natal deles, Yonhe, eles são conhecidos como comerciantes e contrabandistas.
Os Yonhet foram uma das muitas espécies indexadas pela Librarian como parte da medida de conservação e preservadas na Instalação 00 do disparo do Halo Array. Eles foram posteriormente devolvidos ao seu mundo natal, onde começaram a reconstruir sua cultura.
Em um período de tempo desconhecido, o Yonhet entrou em contato com o Covenant. Eles eram vistos como militarmente insignificantes, e com uma população pequena, havia pouco valor em considerar o Yonhet como signatários completos do império Covenant. No entanto, seus talentos e utilidade deram-lhes flexibilidade e um alto grau de tolerância dentro do Covenant. O Covenant não duvidou da lealdade do Yonhet devido à sua devota aceitação da “Grande Jornada”, embora houvesse um elemento de cinismo para sua adesão à fé Covenant.
Muitos Yonhet permaneceram escondidos durante a Guerra Humano-Covenant, tanto porque sentiram que era uma luta que não era deles, e a escala crescente do conflito tornou a exploração e o comércio muito perigosos e difíceis para eles.
Nos primeiros anos do pós-guerra, o Yonhet começou a emergir na esperança de que a custo fosse claro o suficiente para lucrar com o tempo de paz fugaz e a incerteza política. Aproveitando-se do caos e da confusão do período Tratado, os senhores da guerra do Covenant novatos se voltaram para o Yonhet para tirar proveito de suas habilidades naturais, dando a alguns indivíduos Yonhet papéis de confiança. Outros não foram tão afortunados quanto alguns avarentos senhores da guerra que os oprimiram e escravizaram.
O Yonhet parece possuir um talento inato para a aquisição de vários itens difíceis de encontrar. Eles também são conhecidos por possuírem uma habilidade natural de “farejar” relíquias Forerunner, e apesar de sua predisposição para o comércio e contrabando serem de alguma maneira semelhantes aos Kig-Yar, muitos Sangheili consideram o Yonhet mais confiável. A língua nativa do Yonhet é conhecida como Yonhetian, e muitos membros da espécie também falam o pidgin comercial de Fringe. Como um traço distintivo, Yonhet aparentemente se refere a si mesmo na terceira pessoa na fala cotidiana.