Haisal Wari era um contrabandista aleriano e cúmplice de Arris Le.
Como a maioria dos colonos alerianos, Haisal Wari viveu em extrema pobreza devido à seca que assolou a colônia. Ele cresceu no comércio de mineração que serviu como principal meio de subsistência para a maioria dos colonos. Quando o sindicato de mineração de Alerian, Mols’Desias, desabou em 2554, Haisal viu-se desempregado, o que acabou levando-o a juntar-se a várias “courier guilds” para auxiliar em operações irregulares de contrabando. Durante seu tempo como contrabandista, Haisal conheceu Arris Le, que o convenceu a se juntar a ele em uma série planejada de contrabando clandestino executado fora da colonia. Antes da missão, os dois compraram cavalos para transporte, um para cada um; Este foi um investimento significativo para Wari, mas Le disse-lhe que o pagamento recebido no final cobriria os custos. No mesmo dia em que não conseguiu, Arris também pediu a Haisal que devolvesse seu cargueiro classe Bactrian ao patrão para liquidar sua dívida substancial.
Uma de suas missões de contrabando levou Haisal e Arris Le para Alpha Shard, um fragmento sobrevivente da Instalação 04. Eles foram para minar um elemento nativo que acabaria nas mãos de terroristas que o usaram para criar uma arma biológica. Devido à presença de enxames agressivos de Lekgolo em Alpha Shard, os contrabandistas evitaram o uso de tecnologia avançada e confiaram em seus cavalos. Em resposta a um ataque terrorista a Sedra, uma unidade da ONI-Guarda Colonial Sedran viajou para o Alpha Shard para capturar os contrabandistas. Os soldados descobriram Haisal e Arris no processo de mineração do elemento em uma caverna e rapidamente os apreenderam e amarraram. No entanto, eles ficaram presos depois que seu dropship Condor foi derrubado por um Lekgolo. Os contrabandistas sobreviveram ao ataque inicial e foram libertados de suas amarras enquanto o grupo continuava sua jornada. Wari falou sobre com sua decepção de seus captores e abertamente desprezou sua confiança em sua tecnologia.
Depois que o grupo foi atacado pelo Lekgolo pela segunda vez, Haisal foi devorado pelos vermes quando Michael Horrigan o empurrou colina abaixo para permitir que o resto do grupo escapasse.
Haisal Wari é retratado em Halo: Nightfall pelo ator Eric Kofi-Abrefa.