Eridanus II era uma colônia externa humana no sistema Eridanus. O planeta era principalmente rural, desprovido de poluição ou aglomeração, e tinha um clima controlado. O planeta era famoso por suas belas paisagens e centros de ensino superior. Era a localização das cidades de Luxor e Elysium City, onde John-117 cresceu até ser sequestrado e enviado para o programa SPARTAN-II em 2517. Emile-A239 era de Luxor, nascido em 2523.
Os rebeldes secessionistas do sistema organizaram uma rebelião localizada contra a UNSC em 2494. A UNSC revidou dois anos depois na Operação CHARLEMAGNE e forçou os rebeldes a parar ao custo de quatro Destroyers. Um grande número de rebeldes sobreviveu, e sob o comando do coronel Robert Watts, da UNSC, derrubou o governo civil do sistema em 2513. Watts foi supostamente morto no contra ataque da UNSC, Operação: TREBUCHET, mas na verdade ele escapou para Eridanus Secundus no cinturão de asteroides do sistema com o resto dos rebeldes.
Em 2517, a Dra. Catherine Halsey e o Tenente Jacob Keyes visitaram o planeta durante a primeira missão de observação dos candidatos do programa SPARTAN-II. Halsey conheceu John-117 em um playground na Elysium City’s Education Facility 119, onde determinou sua admissão no programa ao demonstrar reflexos aprimorados no lançamento de uma moeda antiga.
Como parte da Operação: TREBUCHET em 2524, os Marines da Administração Militar Colonial (CMA) tentaram invadir uma base Insurrecionista na Ilha Teribus. Simpatizantes da unidade derrubaram os insurgentes, e quando o dropship chegou, ele havia sido abandonado. Mais tarde, uma boate em Elysium City foi alvo de bombardeiros insurgentes, porque era uma área em que o pessoal do CMA utilizava em suas folgas, matando dezenas de civis e um piloto da CMA, Allison Stark e colocando um CMA Marine, Eric Santiago, em coma. Gage Yevgenny e Felicia Sanderson ficaram feridos, mas sobreviveram ao ataque.
O planeta continuou a ser um local de muita hostilidade contra a UNSC, e muitos piratas e rebeldes continuaram a operar em todo o sistema, com o cinturão de asteroides como principal base de operações. John-117 retornou ao sistema em 2525 com os outros Spartan-II a bordo do Destroier UNSC Pioneer para sua primeira missão para capturar o líder rebelde, o coronel Robert Watts. A equipe de Spartans embarcaram no cargueiro de carga Laden e viajaram para a base de asteroides rebeldes Eridanus Secundus, onde capturaram o coronel com sucesso e escaparam.
O planeta foi envidraçado pelo Covenant em 2530 e a UNSC abandonou o planeta. Em 2557, a UNSC havia recuperado e reassentado o planeta, já que a Estação Nova Austin no planeta Cascata oferecia vôos para Eridanus II naquele ano.