Bero ‘Kusovai era um subcomandante de operações especiais Sangheili, conhecido por sua grande habilidade com espada de energia.
Bero ‘Kusovai era um espadachim, ganhando o sufixo “-ai”. Finalmente, ele se juntou ao exército Covenant. ‘Kusovai era conhecido por lutar em prática de duelos com Rtas ‘Vadumee. Mais tarde, ele se juntou ao grupo que embarcou na Infinite Succor e percebeu que algo estava errado. Quando eles se dirigiram para uma reserva de caça, os animais infectados pelo Flood começaram a atacar o grupo. O grupo lutou até a ponte da nave, onde descobriram que os controles haviam sido desativados.
‘Kusovai foi finalmente infectado pelo Flood e lutou contra o não-infectado Rtas’ Vadumee. O Flood foi quase capaz de fazer um salto Slipspace saindo do sistema, mas não antes de Rtas’ Vadumee mudar o curso para que a nave se dirigisse para o sol do sistema. ‘Vadumee, enquanto lutava contra o infectado’ Kusovai, ficou ferido quando uma espada de energia cortou suas mandíbulas esquerdas. ‘Vadumee derrotou’ Kusovai e conseguiu escapar dois minutos antes do salto Slipspace ocorrer. Acredita-se que Rtas ‘Vadumee seja o único sobrevivente da missão à Infinite Succor, já que todos os membros da equipe de Rtas e a tripulação original da nave, bem como o Legate (Minister of Etiology) a bordo, foram presumivelmente mortos e absorvidos pelo Flood. Se não, foram mortos quando a nave saltou no sol do sistema.
O posto de Kusovai era Subcomandante, e sua cor de armadura era mostrada em azul-esverdeado, ao lado de Rtas ‘Vadumee. É mais provável que ele estivesse apenas subordinado a ‘Vadumee em sua unidade.
Ao contrário da maioria dos guerreiros Sangheili, o nome de Kusovai não possui o sufixo “-ee”. Em vez disso, seu nome tem o sufixo “-ai”, que denota esgrima. Seu caso é semelhante ao de Tulum ‘Juranai e Toha’ Sumai, que também são mestres espadachins.