Grattius foi um Jiralhanae servindo a bordo do Covenant cruiser Rapid Conversion. Ele fazia parte do clã de Maccabeus e era membro veterano da tripulação.
Grattius era parte da matilha de Maccabeus e serviu como oficial de engenharia no Covenant cruiser Rapid Conversion. Depois de recuperar o Unggoy Deacon Dadab e o Huragok Lighter Than Some, a tripulação da Rapid Conversion descobriu a colônia agrícola humana de Harvest no sistema Epsilon Indi. A avaliação de Maccabeus do planeta com ship’s Luminary mostrou milhares de relíquias, mas o devoto Chieftain logo ficou chocado ao saber que Dadab acreditava que o planeta era o lar de um “Oráculo”. Depois de um violento encontro com os Kig-Yar da privater Minor Transgression, os humanos em Harvest enviaram à tripulação da Rapid Conversion uma mensagem, apelando pela paz e explicando aos humanos que desejavam encontrar-se com os alienígenas para lhes oferecer uma oferta de paz.
Depois que a reunião de paz deu errado e as hostilidades entre os humanos e a tripulação da Rapid Conversion começaram, o cruizer foi atingido por disparos do mass driver de Harvest. Grattius informou Maccabeus do dano a nave. Furioso que seu tio permitiu que a nave fosse danificada, Tartarus desafiou Maccabeus pelo domínio da matilha. Grattius e Strab observaram Tartarus matar o Chieftain e se tornar o líder do bando. Grattius foi o que deu a Tartarus o helmo de Chieftain. Strab e Grattius então se curvaram para o novo Chieftain.