Maladus foi um Jiralhanae servindo na nave Covenant, Valorous Salvation em 2552. Seu irmão Ceretus também servia lá, e eles juntos tomaram parte no massacre da população humana de Beta Gabriel.
A matilha que tripulava a Valorous Salvation era, de fato, o produto de duas matilhas separadas que haviam sido fundidas recentemente pela liderança do Covenant. Os dois clãs eram inimigos antigos que haviam lutado antes mesmo da maciça guerra civil que derrubou os Jiralhanae de volta a um estado pré-industrial. Naturalmente isso levou a tensões nas duas facções com o grupo. Um clã, liderado pelos irmãos Ceretus e Maladus, sentia-se a facção mais inteligente da matilha, e suas crenças religiosas devotas estavam mais de acordo com as dos Prophets. A outra facção, liderada pelo chieftain da matilha Parabum, acreditava apenas em músculo e tradição, e usava relíquias de maneiras mais oportunistas e desrespeitosas.
Durante a Queda de Reach, Parabum exibiu covardia quando ele ordenou que a nave se retirasse do ataque massivo e ao invés disso pousou em Beta Gabriel. Quando chegaram pela primeira vez no planeta, caçaram os humanos que encontraram lá e se banquetearam como nunca antes. Ceretus e Maladus nem se davam ao trabalho de usar seus Spikers, pois eles se divertiam matando-os com as próprias mãos. Quando o número de humanos diminuiu, eles comeram os Unggoy que estava a bordo da nave, e Parabum instituiu limites para caçar e comer os humanos.
Logo depois, Maladus entrou em conflito com Parabum sobre sua covardia e abandono de seus deveres para com o Covenant. No entanto, Parabum era mais forte e impiedosamente agrediu-o em submissão antes de rasgar a garganta com os dentes, um sinal de puro desrespeito. Isso serviu para enfurecer ainda mais Ceretus.