Ritul era um Jiralhanae servindo a bordo do cruzador Convenant Rapid Conversion, e um membro da matilha de Maccabeus. Era um adolescente, ainda não velho o suficiente para ganhar o sufixo “-us” da idade adulta no fim de seu nome.
Ritul fazia parte da matilha de Maccabeus e serviu no Rapid Conversion. Ritul pilotava um Spirit Type-25. Ele foi um dos Jiralhanae enviados para o “relicário” Harvest na tentativa de Maccabeus de recuperar o Oráculo que estava supostamente no planeta. Ele pilotou a Spirit que transportou Maccabeus, Voreno e Licinus durante a tentativa fracassada de fazer a paz com os humanos.
Mais tarde na batalha, ele pilotou um Spirit sobre Gladsheim, enquanto Tartarus manejava as armas das naves. Ele foi morto quando JOTUNs voaram em direção a seu dropship, forçando-o a derrubar a nave. Tartarus mal conseguiu sair vivo. Ritul foi preso na cabine e, posteriormente, queimado até a morte, embora Tartarus tenha feito uma tentativa de salvar sua vida. O chieftain Maccabeus mais tarde sentiu pesar pela morte do jovem Jiralhanae, sentindo que a morte de Ritul era sua culpa.