Dimkee Hotay é um Unggoy que atualmente serve sob as Swords of Sanghelios.
Em algum momento, Dimkee Hotay se alistou no exército do Covenant, tendo que passar por várias semanas de treinamento. Durante seu serviço inicial, Hotay e seus colegas recrutas Unggoy estavam sob o comando de um irritante Kig-Yar. Enquanto utilizava camuflagem ativa em uma missão, Hotay ficou assustado e chorou escondido em um canto, revelando sua posição para o resto de seus companheiros. O Kig-Yar começou a gritar com ele por sua covardia e supostamente mordeu suas pernas.
Em um ponto, Hotay estava estacionado em um local muito perigoso com numerosos companheiros Unggoy. Aparentemente sob a ameaça de o local explodir antes da noite, Hotay levou seus companheiros Unggoy para uma nave que ele acreditava que só poderia manter um Unggoy. Quando os outros souberam do tamanho pequeno da nave, muitos deles lutaram e se mataram em uma tentativa de serem os únicos a ter acesso a nave, choraram ou morreram fazendo sacrifícios heróicos. Logo, Hotay foi o único sobrevivente entre a unidade de Unggoys. Quando ele finalmente chegou a nave, Hotay percebeu que a nave era realmente muito grande e poderia facilmente ter cabido todos os seus companheiros já falecidos. Como ele deixou o local a bordo da nave para alcançar a segurança, Hotay trouxe várias pilhas de pedras com ele para “companhia”.
Após a Guerra Humano-Covenant, Hotay serviu inicialmente a facção Covenant reformada sob o comando do Supremo Comandante Jul ‘Mdama, embora Hotay tenha considerado ‘Mdama um “idiota”. Ele aparentemente serviu com o Covenant durante a Batalha de Requiem em julho de 2557, em que as forças do Covenant encontraram Ur-Didact e constructos Promethean. Por volta dessa época, Hotay alegou ter encontrado e falado com Didact, embora suas alegações sejam improváveis. Durante o conflito em Requiem, Hotay encontrou o suboficial John-117 e, no tiroteio seguinte, acidentalmente atirou e matou seu colega Pelerp, além de também ter contado que ‘Mdama quase o matou.
Em outubro de 2558, Hotay havia se aliado com as Swords of Sanghelios do Arbiter Thel ‘Vadam. Durante a Batalha de Nuusra, Hotay estava estacionado em Sanghelios em um acampamento das Swords of Sanghelios no território de Nuusra. Quando o Arbiter abrigou o Fireteam Osiris no acampamento antes da Batalha de Sunaion, Dimkee descansou em uma borda com um companheiro Sangheili Storm e o engajou com discussões longas e desconexas.
Dimkee é notavelmente muito tagarela e frequentemente se envolve em conversas unilaterais com seus colegas soldados. Os tópicos que ele apresenta são muito variados, mas na maioria das vezes ele fala sobre suas experiências passadas como um soldado no Covenant. Dimkee também tem uma tendência a falar sobre assuntos muito triviais, como mudanças no design de veículos e como Sangheili parece não ter línguas.
Dimkee Hotay foi dublado por Joseph Staten, que dublou Grunts em todos os jogos Halo da Bungie. Seu nome é um jogo de palavras, especificamente sobre o nome do protagonista homônimo da obra literária do século 17 O engenhoso cavalheiro Don Quixote de La Mancha, uma história sobre um nobre delirante que busca reviver o cavalheirismo e servir à justiça. Os monólogos incomuns de Dimkee provavelmente inspiraram seu nome.