Kit Pitlimp era um inquisitivo explorador Unggoy que servia ao Covenant reformado de Jul ‘Mdama que desejava descobrir os segredos Forerunners.
O inquisitivo Kit Pitlimp serviu o Covenant Reformado de Jul Mdama, desejando localizar os segredos Forerunners para ajudar o Covenant a combater as Espadas de Sanghelios de Vadam. Em 27 de outubro de 2558, com a morte de ‘Mdama, o Covenant transferiu suas forças remanescentes para a cidade de Sunaion em Sanghelios e lançou um ataque desesperado ao território de Nuusra, em um esforço para eliminar as forças de Vadam e as Espadas de Sanghelios na região. Sabendo que Sanghelios era o lar de muitas estruturas Forerunner, Pitlimp resolveu procurar por segredos Forerunner no planeta durante a noite, quando ele esperava que as forças das Espadas de Sanghelios não o notassem. No entanto, o Covenant não permitiu que ele entrasse no “antigo local” em Nuusra, que era a localização das relíquias dos Forerunners. Independentemente disso, Pitlimp entrou e encontrou o sigilo do Guardian, que ele viu pela primeira vez enquanto estava estacionado em Sunaion.
O Covenant foi finalmente empurrado de volta para Sunaion, onde fizeram uma última tentativa desesperada contra as Espadas de Sanghelios. Enquanto isso, Pitlimp concluiu que o Guardian era a nave do Covenant para a Grande Jornada e fez planos para embarcar no constructo, não conseguindo realizar o verdadeiro propósito do Guardian. Finalmente, durante a batalha, o Guardian de Sunaion foi ativado e deixou Sanghelios para o mundo Forerunner de Genesis com Pitlimp a bordo. Em 28 de outubro de 2558, Pitlimp chegou a Gênesis, onde acreditava que sua teoria se mostrava correta e ele havia passado pela Grande Jornada. O Unggoy assumiu que ele teria agora a oportunidade de falar com seus deuses e até mesmo se tornar um deles. No entanto, ele logo encontrou uma “criatura” não identificada – talvez um constructo Promethean ou Warden Eternal. Enquanto ponderava se deveria adorar a criatura ou se deveria adorá-lo, Pitlimp foi atacado e morto por ela.