O major Pawel Czernek (aposentado) é um comandante de infantaria aposentado do UNSC Marine Corps que serviu durante a Guerra Humano-Covenant. Ele serviu por trinta anos, de 2551 a 2581.
Durante sua aposentadoria, Czernek foi entrevistado sobre sua experiência durante a Batalha de Mombasa no Museu da Humanidade. As cenas mostradas durante a transmissão da entrevista são de Czernek visualizando um diorama comemorativo da batalha e do próprio diorama. No início da entrevista, Czernek é mostrado aproximando-se lentamente do diorama com uma prótese visível para uma perna direita amputada. Presume-se que sua perna tenha sido perdida durante a batalha.
De acordo com Czernek, durante a batalha por New Mombasa, ele e sua unidade começaram a ficar sem munição enquanto lutavam contra o Covenant. Tiveram que vasculhar o chão em busca de armas e munições disponíveis enquanto esperavam o apoio chegar. Czernek continuou lutando com um M41 LAAG na traseira de um Warthog tombado quando John-117 chegou com uma granada pronta na mão.
Note-se que seu testemunho não é totalmente confiável. Embora seja possível que Czernek tenha lutado em New Mombasa, os detalhes da intervenção de Spartan-117 na batalha são fabricados, possivelmente pela ONI, a fim de encobrir as verdadeiras circunstâncias que cercam o desaparecimento de John e o fim da guerra do público em geral também como a existência dos Forerunners e do Flood.