Dante-G188 era membro do SPARTAN-III Gamma Company. Ele era o especialista em demolições do Team Saber, uma das equipes líderes da Gamma Company. Dizia-se que ele tinha “habilidades quase mágicas” quando se tratava de explosivos. Ele sempre sabia quando eles iriam explodir e quando fracassariam.
Dante ficou órfão quando jovem, quando o Covenant engajou seu planeta natal. Possuindo o perfil genético necessário para o programa SPARTAN-III, desenvolvido pelo coronel James Ackerson, Dante chamou a atenção do Office of Naval Intelligence e, entre quatro e seis anos de idade, foi convencido por um recrutador da ONI a participar do programa para vingar sua família. Após a ativação da Gamma Company em julho de 2544, Dante e os outros candidatos SPARTAN-III foram treinados em Camp Currahee no planeta classificado Onyx pelo Senior Chief Petty Officer Franklin Mendez, tenente comandante Kurt-051 e pelo Beta Company Spartan III Lucy-B091 e Tom-B292.
Em 31 de outubro de 2552, Dante e Team Saber estavam competindo pelas principais honras com as outras equipes da Gamma Company perto da Zona 67, quando foram atacadas por Sentinels. Forçados a interromper seu exercício de treinamento devido ao ataque, Dante e Team Saber escaparam com sucesso dos drones até se reagruparem com outras forças da UNSC em Camp Currahee. Logo depois, eles se juntaram a Dra. Halsey, Kelly-087 e SPARTAN-II Blue Team.
Com a ajuda deles, o Team Saber destruiu um par de Sentinels antes de se retirar para a Zona 67, que revelou abrigar uma enorme cidade Forerunner. Entrando em uma grande estrutura abobadada na cidade, os Spartans descobriram a sala de mapas de Onyx e a localização da Equipe Katana, cujo sinal Olivia havia captado antes que as comunicações com eles fossem perdidas. No entanto, uma frota Covenant liderada pelo mestre da frota Voro Nar ‘Mantakree chegou a Onyx, despachando forças terrestres para perseguir os Spartans.
Com o Covenant se aproximando, Kurt ordenou que Dante colocasse cargas de C-12 em torno da estrutura abobadada. Quando o Covenant violou o interior da estrutura, ele e os outros foram ordenados a voltar à sala do mapa. Depois de cobrir a retaguarda do grupo, Dante e Lucy ajudaram a arrastar Frederic-104 ferido para a segurança. Dante foi mortalmente ferido quando seu lado esquerdo foi atingido por um raio de plasma e várias projéteis de Needler explodiram em seu peito, expondo suas costelas. Dante ficou para trás quando o grupo recuou e alcançou exatamente quando Kurt notou seu desaparecimento, mancando e segurando o seu lado. Depois de relatar que ele pensava que estava “ferido”, Dante entrou em colapso e morreu.
Depois que Kurt olhou para seu corpo e descobriu a extensão de seus ferimentos, os outros enrolaram o corpo de Dante em um cobertor térmico e finalmente o levaram ao Shield World, onde ele foi enterrado pelos sobreviventes da batalha que, em seguida, mantinham o corpo, serviço funerário para ele e os outros Spartans caídos.