Tenente Comandante Fhajad-084 é um analista de dados da ONI e um ex-candidato do programa SPARTAN-II. Ele foi transferido para a ONI depois de ser aleijado pelos procedimentos de aumento do SPARTAN-II em 2525.
Fhajad foi sequestrado pela ONI aos seis anos de idade em setembro de 2517, depois que a Doutora Catherine Halsey o identificou como uma combinação genética impecável para o Programa SPARTAN-II. Tal como os demais foi substituído por um clone e foi levado para Reach, onde seu sobrenome foi substituído pela tag numérica “-084”. Ele foi então treinado com as outras crianças spartans pelo Chief Petty Officer Franklin Mendez e pela AI Déjà.
Juntamente com os outros candidatos spartans, Fhajad participou de várias missões de treinamento na Reserva Militar 01478-B, na Military Wilderness Training Preserve, e nas Highland Mountains. Ele muitas vezes atuou como um batedor devido à sua visão superior e audição. Durante todo o treinamento, desenvolveu uma estreita amizade com John-117 e Samuel-034.
Durante os procedimentos de aumento dos candidatos em 2525, Fhajad sofreu complicações com o quinto aumento: fabricação supercondutora de dendritos neurais. Isso fez com que ele desenvolvesse uma doença grave de Parkinson. Seu corpo tremia sem controle e era incapaz de andar, mas sua mente não estava danificada. Não mais fisicamente apto para servir como spartan, Fhajad foi dispensado do programa e foi relegado a um cargo de escritório no Office of Naval Intelligence.
Em maio de 2540 ele publicou um artigo sobre física slipspace que mais tarde apareceu no UNSC Astrophysics Journal 034-23-01. O Comandante Jacob Keyes, que havia ajudado a Dr. Halsey em seu estudo sobre os candidatos spartans, mais tarde usou este artigo para prever a aproximação das forças do Covenant para Sigma Octanus IV em julho de 2552; isso permitiu que a UNSC virasse a maré da batalha espacial que se seguiu.